Fiz uma seleção com 26 áreas de serviço – Aquele espaço pequeninho e importantíssimo na casa, onde quase nunca dá tudo que precisamos ter nele.

Espero que sirva como inspiração para você, que luta para ter uma área de serviço organizada e funcional.

26 áreas de serviço pequenas

As simples e bem pequenas

26 áreas de serviço pequenas - cores neutras com cerâmica em pequeno formato

A preferência é, em geral, por máquinas com abertura frontal, de forma que possa ser colocada uma bancada em toda a área.

Colocar prateleiras em vez de armários superiores diminui o gasto na reforma.

áreas de serviço pequenas Toda branca e com tijolinho

O varal pode ser de diversos tipos: De parede, de teto, retrátil (mágico), dobrável de chão, dobrável de parede (articulado), sanfonado, etc. Os mais usados em apartamentos ainda são os de teto.

É preciso muito cuidado na hora de colocar prateleiras ou armários nessa área pois há canalizações hidráulicas e de gás muitas vezes.

áreas de serviço pequenas - de frente para a cozinha

Quando a largura da “cozinha corredor” permite a colocação do tanquinho e lavadora abaixo da janela a área pode ficar mais aberta e bancadas podem ser estendidas até o final da cozinha.

O problema, nesse caso é que o varal pode dificultar o uso e este espaço pode ficar mais visível, de acordo com a divisão dos ambientes.

Além disso, a roupa fica mais exposta aos cheiros e gordura da cozinha.

áreas de serviço pequenas -madeira e branco

É mais comum que haja uma divisória entre a cozinha e a área, como na foto da direita, preferencialmente em material que permita passar a luminosidade e ao menos um pouco da ventilação que, em geral, vem da janela que fica na área.

áreas de serviço pequenas -branco e verde

Há projetos que buscam esconder o aquecedor, como na foto da esquerda.

É importante que o acesso a ele seja fácil e que haja ótima ventilação, com aberturas também nas partes superior e inferior do aparelho.

áreas de serviço pequenas - madeira branco, preto e verde

Evite divisórias entre a cozinha e a área que sejam facilmente danificados pelo fogo ou altas temperaturas e que sejam difíceis de limpar e principalmente retirar gordura.

Áreas de serviço um pouco maiores

áreas de serviço pequenas - madeira branco, com casinha de cachorro

As máquinas de lavar exigem um espaço livre em sua volta e atrás. Siga as instruções do fabricante para evitar danificá-las.

áreas de serviço pequenas - branco e marrom

Quando o espaço é um pouco maior é possível colocar bancada e armários maiores, o que ajuda muito. Qualquer centímetro é precioso!

Cabides para roupa passada ou que não precisa ser passada também podem ser colocados abaixo do armário superior.

áreas de serviço pequenas -toda branca e com piso em cerâmica hidráulica e madeira

Não esqueça que as lavadoras e secadoras também precisam de uma tomada separada e acessível.

Caixas e/ou cestos para colocar pregadores, roupa suja e limpa e material de limpeza ajudam a organização e também embelezam a área.

áreas de serviço pequenas -toda branca e  madeira e branco

Quando o ambiente tem boa luminosidade umas plantinhas são bem vindas. Escolha plantas com suculentas e plantas de meia sombra fáceis de cuidar.

Crie um ambiente que seja fácil de manter limpo e organizado e funcione para suas necessidades na medida do possível.

áreas de serviço pequenas - madeira e branco com revestimento geométrico

A iluminação também é importante: Tenha uma luz geral e difusa (para evitar sombras) e se necessário, acrescente luz abaixo dos armários superiores.

A funcionalidade, organização e beleza do espaço ajudam a tornar mais fácil o trabalho do dia a dia.

Escolha revestimentos com carinho e atenção à segurança – essa área costuma ficar molhada, portanto, nada de pisos muito brilhantes e escorregadios.

áreas de serviço pequenas - cinza e branco com revestimento 3D

Pense em utilizar as paredes ao máximo sem prejudicar a circulação. Coloque nos lugares mais difíceis de acessar, as coisas que não se usam todo dia.

áreas de serviço pequenas -branco e azul esverdeado

Como, normalmente, a área de serviço e a cozinha estão no mesmo espaço ou muito próximas, é necessário que haja harmonia na escolha dos revestimentos e estilo de decoração.

áreas de serviço pequenas -branco e azul escuro

A área de serviço é, normalmente, um ambiente tão pequeno e com tantas funções e, às vezes, restrições, que não nos permite muitas variações.

Mas usando de criatividade e da variedade enorme de revestimentos, sempre podemos torná-la única.

Qual das 26 áreas de serviço pequenas você mais gostou? E quais se parecem mais com a sua ? Qual lhe inspirou? Diz aí nos comentários!

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente artigo, e excelente site! Estou lendo muita coisa, e me ajudando muito. Gosto da sua abordagem honesta, que aponta o que não gosta e não considera ideal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui