A cozinha é um lugar de trabalho e como tal, deve ser organizada para agilizar, diminuir o esforço e dar segurança. Por isso, ao construir ou reformar é importante pensar em qual o melhor lugar para colocar pia geladeira e fogão, que são os principais “equipamentos” para a produção das refeições.

o melhor lugar para colocar pia geladeira e fogão - cozinha pequena e estreita
Studio Tan-gram foto: studio sao paulo

Além disso, fogão e geladeira podem diminuir sua eficiência dependendo do lugar onde estiverem: Geladeira trabalha com o frio e fogão e fornos com o calor. Logo, juntos eles se prejudicam, principalmente se não houver separação ou proteção que evite ou diminua a interferência de um sobre o outro.

Dito isso, vamos analisar separadamente cada um desses itens e depois eles em conjunto:

Qual o melhor lugar para colocar pia geladeira e fogão na cozinha?

1) A cuba e bancada

O que uma bancada de cozinha precisa para ser legal para trabalhar e fácil de manter?

a) Que sua altura permita que a maioria das pessoas ou a que mais trabalha nela não precisem “se dobrar” para lavar a louça.

É importante observar a altura da bancada e a profundidade da cuba que será usada. Falo por experiência própria: Minha bancada era ótima! Até eu comprar uma cuba bem mais profunda que a anterior; Agora minha coluna sofre ao lavar a louça…

Mulher lavando pia
Foto: DepositPhotos

As cubas têm profundidades diferentes e isso deve ser considerado (depositphotos)

Se você está construindo ou reformando sua cozinha, não aceite a “medida padrão” de 85/90 cm de altura de bancada. Exija aquela que é melhor para sua altura.

b) Que a bancada seja de um material fácil de limpar e manter e que suporte recipientes quentes, derrame de suco de laranja, etc.: Bancada de madeira é linda, mas precisa de manutenção frequente, o mármore mancha muito fácil, etc.

Em matéria de custo-benefício o granito ainda é uma ótima opção: É barato, bastante resistente e fácil de manter.

c) Que haja desnível para separar a “área molhada” da “área seca”.

Parece bobagem, mas dá trabalho quando a água se espalha por toda a bancada e não somente no entorno da cuba.

área seca e molhada na bancada da cozinha
Foto: Habitíssimo

d) Se possível, tenha área livre nos 2 lados da cuba.

É ruim não ter espaço de bancada para preparar os alimentos. Ou trazer o alimento da geladeira ou a panela do fogão e não ter uma bancada perto para colocar. Se não conseguir, pense em uma mínima bancada em algum lugar entre estes itens.

e) Se possível, coloque a pia em frente da janela: É muito melhor lavar a louça vendo a paisagem que olhando para uma parede.

2) O fogão/fornos

a) Seja fogão, cooktop, forno, elétricos ou não, o importante é que estejam seguramente instalados.

Todo equipamento possui um manual que informa a instalação correta. Não deixe de estudá-lo e exigir que os profissionais que trabalham na sua obra o respeitem. Não deixe de seguir as instruções dos fabricantes e companhias de gás.

As conexões de elétrica e gás devem ser sempre facilmente acessíveis

b) Evite colocar fogão ou fornos ao lado de geladeira: Um atrapalha o outro. Se não tiver jeito, planeje divisórias que diminuam propagação do calor para a geladeira (um granito, por exemplo, ajuda).

cozinha - geladeira e torre de fornos
Foto: Folha vitória

Atualmente, com as torres, vemos esta solução, mas é importante diminuir a transferência de calor entre os equipamentos e que haja uma bancada próxima à geladeira.

c) Evite colocar o fogão na passagem de correntes de ar: O vento apaga ou diminui a força do fogo. Isso pode ser perigoso e é improdutivo.

d) Lembre-se que é necessário um espaço livre à frente do fogão, para usá-lo e abrir portas de forno com segurança e conforto. O mínimo é 60 centímetros (ideal é 80 cm) se o fogão não estiver em área de circulação – se ninguém precisar passar ou ficar atrás de você, em uma ilha, por exemplo -. Se estiver, o mínimo deve ser 1,20 m.

e) Se você tem crianças e/ou cozinha pequena, evite que o fogão fique na entrada da cozinha – Qualquer pessoa que entrar para beber água vai atrapalhar quem estiver trabalhando.

3) A geladeira

a) Siga as instruções de instalação, principalmente em relação à área livre necessária no entorno do equipamento, instalação elétrica, limpeza e uso diário. Tudo isso fará sua geladeira durar muito mais.

b) Novamente, não coloque a geladeira próxima demais ao fogão e fornos (veja acima).

c) Geladeira deve estar em local onde não receba a luz do Sol diretamente. Ela provoca calor e vai prejudicar o funcionamento do eletrodoméstico. O Sol pode exigir mais energia da geladeira para manter o resfriamento.

cozinha - geladeira no Sol
Foto: DepositPhotos

d) Assim como o fogão, é necessária uma área livre à frente da geladeira para ela ser aberta confortavelmente O mínimo é a largura da porta se a geladeira não estiver em área de circulação.

4) Como melhorar o funcionamento da cozinha com a boa distribuição da geladeira, fogão e geladeira no ambiente:

Segundo estudos de ergonomia e circulação em áreas de trabalho, a melhor distribuição desses itens deve obedecer ao seguinte esquema:

Triangulo de trabalho na cozinha
Desenho: SimplesDecoracao

É claro que, por razões arquitetônicas, nem sempre é possível a distribuição ideal. A posição das portas e janelas, o tamanho da cozinha, as instalações elétricas, de gás e água, e até o gosto do cliente podem não permitir. Neste caso, faça o melhor possível, considerando os itens anteriores e privilegiando a segurança, circulação e funcionalidade.

Vamos ver algumas distribuições que seguem esse esquema:

a) Distribuição em U:

Cozinha - Distribuição em U
Foto: Arquitetando

É aquela em que os 3 itens estão cada um em um lado. É perfeita para cozinhas pequenas e retangulares, como essa.

Cozinha- distribuição em U
Foto: Casa Abril

Estou classificando considerando somente a posição dos equipamentos, sem considerar se a cozinha é americana ou possui ilha ou península.

Cozinha - Distribuição em U
Foto: Casa Abril

Por isso, mesmo que o U não seja formado com as bancadas na foto acima, prefiro classificar assim. Acho mais didático e correto.

Nessa cozinha, o melhor local para a geladeira seria na entrada da cozinha mas, me parece, foi preferida essa disposição para permitir que a luminosidade da janela fosse melhor aproveitada.

Cozinha - Distribuição em U
Projeto de PB Arquitetura e foto de Henrique Ribeiro

Nessa pequena cozinha a torre foi inserida entre a geladeira e a pia.

b) Distribuição em Linha:

Cozinha - Distribuição em linha
Foto: Projetos Criativos

É a única possível de ser usada nas nossas estreitas cozinhas corredor. A funcionalidade fica ainda melhor quando:

A geladeira fica na entrada da cozinha – Para evitar que quem vai à cozinha pegar uma água atrapalhe quem está trabalhando. Isso vale para qualquer distribuição de cozinha, ainda mais se ela for pequena ou estreita.

Cozinha - Distribuição em linha

Exista área de bancada nos 2 lados da cuba – Para apoio tanto dos alimentos que saem da geladeira quanto para os que estão indo ou voltando do fogão.

Cozinha- Distribuição em linha
Foto: Projetos Criativos

Nessa cozinha, para que a lavadora de louça ficasse no melhor lugar, foi necessário aproximar a cuba da geladeira. Mas a área livre é bem razoável para o comprimento da cozinha.

Cozinha - distribuição em U
Foto: TuaCasa

c) Distribuição em L:

Cozinha - Distribuição em L
Foto: Históriasdecasa

É aquela em que os equipamentos ocupam 2 paredes (ou lados) da cozinha, com a bancada formando um ângulo de 90 graus.

Cozinha - Distribuição em L
Foto: habitissimo

Uma boa distribuição, com uma grande bancada, do jeito que quem cozinha gosta.

Cozinha - Distribuição em L
Foto: The new

Nessa distribuição o ponto fraco é a geladeira, que pode atrapalhar a entrada de uma pessoa na cozinha quando outra estiver com a geladeira aberta. Isso foi atenuado colocando a geladeira praticamente fora da cozinha.

Cozinha - Distribuição em L
Foto: Tuacasa

Uma boa distribuição dos equipamentos, mas o micro-ondas ficou muito alto, diminuindo a segurança para uma pessoa mais baixa. Cozinha muito pequena tem dessas dificuldades…

d) Distribuição paralela

Cozinha- Distribuição paralela
Projeto: Studio Roca

É aquela em que os equipamentos são colocados em 2 lados paralelos. É ótima para as cozinhas corredor que sejam mais largas.

Cozinha - Distribuição paralela
Foto: As Arquitetas Projeto: Nayara Macedo

Na foto acima, a área “quente” da cozinha (fogão e fornos) ficou longe da entrada. A geladeira é este móvel branco “monstro” após as prateleiras.

Cozinha - Distribuição paralela
Foto: As arquitetas Projeto: Paula Muller

É melhor quando a geladeira não fica na frente do fogão em cozinhas mais estreitas, porque os 2 podem ser abertos sem atrapalhar ninguém.

Cozinha- Distribuição paralela
Projeto: Nicole Finkel

Espero que agora você tenha mais conhecimento para definir o melhor lugar para colocar pia geladeira e fogão na cozinha! Dúvidas? Comente ou escreva para [email protected].

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

4 COMENTÁRIOS

  1. Seria legal um artigo falando sobre a Airfryer também, já que hoje em dia muita gente usa este eletrodoméstico.

  2. Oi, Vera!
    Se você se preocupar em instalá-los dentro do que que informam os manuais dos equipamentos, inclusive em relação à instalação elétrica e afastamento devido à possíveis trepidações da máquina, não vejo maior problema além da necessidade de maior frequência na limpeza devido à gordura espalhada pelo fogão.
    Bjo
    RO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui