Eu gosto de observar os detalhes da boa decoração nas fotos que seleciono para exemplificar os conceitos e dicas que dou por aqui. Esta observação é importante para que eu (e qualquer designer, decorador ou arquiteto) consiga melhorar cada vez mais na arte da decoração.

Quanto mais você observa mais percebe que, na boa decoração, nada está ali por acaso e tudo se conecta de uma forma que pode passar despercebida em um olhar menos atencioso.

E é essa conexão que faz você perceber que o ambiente é bem decorado, mesmo sem saber direito o porquê.

Os detalhes da boa decoração

É claro que você pode encontrar ambientes onde “o que liga tudo” é bem explícito, mas observando mais, podemos ver outros pontos de conexão. Por exemplo:

mesa de jantar azul na cozinha azul e branca - detalhes da boa decoração
Foto: idealhomemagazine

A paleta de cores em tons de azul e branco é bastante forte e contrastante, mas há também a grande repetição das formas arredondadas em diversos elementos, de listras e flores em estampas, a madeira na parede, mesa e armário e os acessórios que reforçam o estilo provençal romântico deste ambiente.

detalhes de quarto azul e branco com penteadeira
Foto: igdelas

Neste quarto simples e bonito também com paleta em azuis e branco, acrescentando o toque quente alaranjado da madeira, o uso das estampas é simples mas bem elaborado: São diversos tons de azul e estampas geométricas e florais que combinam lindamente.

Repare o abajur e o puff repetindo a mesma estampa simples, os pombinhos na mesa de cabeceira e na penteadeira com detalhes em azul e os puxadores nos mesmos móveis. Até os livros inseridos na produção do ambiente seguem a paleta.

Outras vezes a conexão dos elementos é mais sutil:

quarto de hospedes em marrom azul e prata
Foto: homedecoratingtrends

No quarto, o marrom do móvel se repete na roupa de cama, contrastando em luminosidade com azul quase lilás na parede, quadros e tapete. O prata completa, com suavidade, a paleta nas molduras e nos abajures.

As formas retangulares aparecem no formato repetido dos quadros, cadeira e mesa, desenhos no abajur e no tapete e as formas orgânicas estão nas estampas, abajures e assuntos dos quadrinhos, fazendo com que o ambiente seja leve e perfeito para um quarto de hóspedes, por exemplo.

sala com painel de ripado poltrona mole prateleiras iluminadas
Foto: casaabril

Neste cantinho quero chamar a atenção para os acessórios nas prateleiras: Veja como as cores repetem o verde do vaso grande à esquerda, o marrom da bela poltrona, a madeira e até o azul do tapete.

Os espaços vazios estão na medida certa, as formas são variadas e os conjuntos dispostos harmoniosamente. Elas merecem ser iluminadas!

Para você ter uma ideia do impacto de uma escolha de cores e acessórios que parece aleatória e é infeliz esteticamente falando, veja essa foto:

sala com paredes em verde e muitos objetos
Foto: bhg

O excesso de objetos e a cor das paredes, de um verde vivo em um ambiente com móveis e elementos com cores atenuadas e que não se repete em qualquer outro lugar, provoca uma grande desarmonia visual.

O uso de muitas cores pode dificultar a decoração mas não é um problema se houver harmonia e equilíbrio. Veja esta foto:

cantinho com aparador branco quadro e puff coloridos
Foto: decorfacil

O quadro, cheio de cores, teve um complemento perfeito com o puff, que tem diversas cores iguais as expostas no quadro. Além disso, há bastante espaço em branco, equilibrando o conjunto para quem não quer ousar demais.

Na verdade, qualquer cor das já existentes ficaria bem na parede e exaltaria os brancos (“pintei” de azul abaixo), mas é preciso pensar em todo o ambiente para evitar um desequilíbrio.

cantinho com aparador branco quadro e puff coloridos na parede azul
Foto: decorfacil

Cores e texturas se complementam, de certa forma: Quando há muitas cores é mais fácil trabalhar com menos texturas diferentes. Já quando há só cores neutras ou uma só cor, as texturas são essenciais:

sala monocromatica rosa sofa rosa e prateleiras
Foto: Casatreschic

Esta sala é praticamente toda em tons de rosa variados, Isso é importante quando se trata de ambiente monocromático para trazer contraste. Os tecidos e estampas delicadas enchem de interesse uma sala que poderia ser monótona.

Quando usamos muitas texturas e muitas cores, em geral o ambiente fica “pesado”. Ainda mais quando temos muitos detalhes e objetos:

sala com painel de madeira de demolicao sofá cinza tecidos estampados
Foto: arquiteturadoimovel

Pode ser aconchegante para alguns, mas muitos vão se sentir um tanto atordoados com tanta coisa chamando a atenção, especialmente em espaços pequenos.

sala com sofa azul estante rosa e paredes cinza
Foto: vmdesignblogg

O prazer de ver ambientes bem decorados, onde tudo se conecta de uma forma tão natural que quase não percebemos é uma delícia e um aprendizado. Como na sala acima. Veja quantas conexões você percebe nos seus elementos.

Espero que este post lhe faça olhar ambientes com mais atenção, porque sempre aprendemos muito. Clique para ler mais sobre ambientes bem decorados. e os diferenciais de uma boa decoração.

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui