Há inúmeras formas de organizar quadros e muitos posts falando sobre isso. O que pouco se fala é “Quais quadros escolher?” Por isso vou lhe dar 8 dicas para escolher quadros para sua casa!

Estou usando a palavra “quadros”, mas pense também em fotografias, posters, flâmulas, enfim, toda arte que você possa colocar nas paredes da casa.

Use essas dicas não como regras, mas  facilitadoras de melhores escolhas e, vou lhe dizer a dica MAIS IMPORTANTE: Se você adorar um quadro, leve-o para casa e mexa na decoração do ambiente para que ele fique harmonioso. Isso é mais fácil que encontrar um quadro que você realmente ame.

8 dicas para escolher quadros para sua casa

1a Dica: Comece por onde está faltando algo

Em geral, os quadros são escolhidos e/ou colocados após a distribuição dos grandes móveis: Sofá, TV, estantes, cama, armários, cômodas, aparadores, poltronas, etc.

Isso porque é fácil perceber onde está faltando algo:

sala estilo escandinavo cores neutras sofá cinza
Foto: 4bildcasa (modificada por mim)

Acima desse sofá o desequilíbrio entre o vazio da parede e a quantidade de acessórios na parte inferior da sala não agrada nem os minimalistas.

sala estilo escandinavo sofá cinza, cores neutras
Foto: 4 bildcasa – Original

Esta é a foto original. Vamos analisá-la:

Os quadros, com suas cores neutras e desenhos simples com muito branco, criaram um equilíbrio delicado com a decoração da sala.

Tanto os quadros como a decoração da sala tem características do estilo escandinavo. Eles não chamam a atenção demais, mantendo a leveza da sala.

São quadros de diversos tamanhos que, devido à proximidade entre eles, funcionam como um grande quadro que ocupa uma boa parte da parede, mas menor que a largura do sofá.

Os temas dos quadros são simples e não trazem uma “mensagem” objetiva ou pesada. São decorativos, seguindo, novamente, a leveza da sala.

Você pode não gostar deles, mas ficam bem nessa sala. E isso acontece devido à atenção a estes pontos.

Mas só conjuntos de quadros ou só estas cores ficariam bem nesse espaço?

Depende! Veja você mesma(o):

como escolher o tamanho do quadro
Foto: 4bildcasa (modificado)

2a Dica: O tamanho do quadro ou conjunto de quadros deve ser compatível com o espaço

Esse quadro combina com a sala, mas em tamanho coerente com o espaço livre. O mesmo quadro, na foto da direita, é muito pequeno, por isso mantêm o desequilíbrio.

Abaixo o formato e tamanho estão ok, mas…:

8 dicas para escolher quadros para sua casa - escolha do tema  estilo do quadro -
Fotos: 4 bildcasa (modificados por mim)

3a. Dica: Analise se o tema da arte passa a sensação que você deseja passar na decoração da sala e se a arte e moldura tem um estilo que combina com ela

O quadro da esquerda tem cores neutras que combinam com a decoração da sala, mas veja como a imagem de uma criança que parece triste mudou o “clima” da sala! Ela perdeu a leveza e ganhou um tom melancólico. Alguns podem querer esse impacto – mas o importante é saber que o tema do quadro pode mudar todo o “clima” do ambiente.

Já no quadro da direita o estilo clássico do quadro e moldura destoam do estilo escandinavo da sala. Como não há nada em estilo clássico na sala para “combinar” com o quadro, ele não é harmônico, não cria a sensação de unidade que uma boa decoração precisa ter.

Como escolher quadros - escolha das cores dos quadros
Fotos: 4bildecasa (modificadas por mim)

4a. Dica: Se o quadro não tem as cores do ambiente, coloque alguma das cores do quadro no ambiente

Isso facilita demais para conseguir harmonia. Compare as fotos acima.

Mas tenha cuidado:

escolha de quadros para sua casa - cores
Foto: 4bildcasa (modificadas por mim)

5a. Dica: Evite quadros com muitas cores vivas em ambientes em cores neutras.

Na esquerda, muitas cores vivas juntas fazem com que o quadro chame exageradamente a atenção, provocando um grande desequilíbrio tonal.

Já na direita, o amarelo é vivo, mas é a única cor viva e o quadro tem cinza e branco que existem na sala. O vaso em amarelo na mesa é o bastante para harmonizar o quadro com a decoração.

escolha de quadros na sala
Foto: 4bildcasa (modificada por mim)

6a. Dica: Considere o peso dos quadros no ambiente

Acima, fiz uma seleção de quadros que tem o mesmo tema (natureza) com cores um pouco atenuadas, mas existentes no ambiente. A sala ficou mais “séria”, os quadros chamam mais atenção (há menos branco e mais detalhes), tem tons mais fortes  e  maior peso, mas  se harmonizam com o entorno, devido às cores usadas e ao tema. Não foi uma mudança super drástica, mas o “clima” se tornou mais quente, menos escandinavo e mais para romântico. Você percebe?

escolha de quadros na sala
Foto: 4bildcasa (modificado por mim)

Já aqui mudei os quadros, mas com praticamente os mesmos tons do original e mantive o estilo compatível com o estilo escandinavo e leve da foto original. Veja a diferença de peso dos quadros nas 2 salas!

7a Dica – Não se esqueça que moldura e paspator (ou Passe-partout) tem peso e podem modificar todo o conjunto

escolha de quadros - molddura e pastpatour
Fotos: 4bildcasa (modificados por mim)

 Use com moderação e buscando equilíbrio. Na foto da esquerda só mexi nas molduras. Veja a diferença. Se você quer enfatizar mais os quadros use molduras repetindo as cores do ambiente ou dos outros quadros. Mas nunca exagere.

8a. Dica – Seja criativo(a)

Mesmo que seja uma tentação, evite usar juntos conjuntos de quadros que você vai encontrar exatamente iguais em outras casas! Afinal, se trata de mostrar a sua personalidade!

escolha de quadros - crie algo original e seu
Foto: 4bildcasa (modificada por mim)

Caso compre conjuntos assim, crie outras formas de expô-los, preferencialmente separados ou acrescentando outros que combinem, enfim, modificando algo que os transforme em conjuntos originais, mesmo que as peças não sejam.

Gostou das 8 dicas para escolher quadros para sua casa? Tem dúvidas? Comente que eu lhe respondo!

Estas dicas servem para qualquer ambiente ou espaço da sua casa: Primeiro “sinta” onde está faltando um ou mais quadros. Depois, considerando essas dicas, escolha os quadros.

Mas como disse no início, se encontrar um que ame, leve-o. Se quiser, me chame que eu ajudo você a harmonizar sua decoração com ele, se for necessário.

Para dicas sobre como distribuir quadros, veja estes posts.

Vou continuar esse assunto em um novo post onde vou selecionar fotos de ambientes onde os quadros foram bem escolhidos e explicar porque. Aguardem!

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui