Mesmo sendo carioca, eu gosto do inverno. Não gosto de chuva nem de sentir frio demais. Mas adoro o aconchego que uma manta no friozinho dá. Então, seguem 10 dicas para aquecer sua casa no inverno. Aproveita!

10 dicas para aquecer sua casa no inverno

Observe esquadrias, telhados, paredes, guarda-roupas, closets, armários, porão, sótão, lareiras, etc – Procure por frestas, telhas quebradas, sujeira nas calhas, entupimentos e umidade. Encontrando algum problema o resolva assim que possível.

Sala de estar - inverno - 10 dicas para aquecer sua casa no inverno
Foto: jurnaldedesigninterior

As frestas nas esquadrias de portas e janelas e telhas quebradas permitem que o ar frio entre, criam correntes de ar e diminuem o efeito do aquecedor ou ar-condicionado.

A umidade piora com o frio e pode destruir roupas e documentos, além da possibilidade de causar doenças. Veja como tratar umidade nas suas paredes.

Se você tem lareira é importante que ela esteja em perfeito funcionamento na época mais fria do ano.

sala de estar com lareira
Foto:
Depositphoto

Invista em aquecedores, chuveiros a gás ou elétricos, torneiras com água aquecida, toalheiros aquecidos e, se necessário e possível, pisos aquecidos – É claro que tudo depende do clima da sua cidade, das condições elétricas e hidráulicas da sua casa e da disponibilidade financeira.

banheiro com toalheiro aquecido
Foto: CasaeJardim

Pisos aquecidos são bem caros, mas é possível melhorar a temperatura do piso instalando piso laminado ou vinílico sobre pisos cerâmicos. Em cidades mais quentes tapetes felpudos resolvem nos períodos mais frios e você pode manter os cerâmicos para o verão.

Banheiro com banheira e tapete para o inverno
Foto: homedesigning

Tecidos quentinhos em todo o lugar! – Abuse da roupa de cama de inverno, das mantas, xales e almofadas em tecidos como veludo, algodão, camurça, lã e sintéticos como a microfibra. Não esqueça das toalhas e tapetes dos banheiros.

cama no inverno cores quentes
Foto: Lider

Dica extra: Cores quentes, principalmente as terrosas, fazem tudo parecer mais quentinho

Abra as portas e janelas de manhã e as fecha à tarde – É importante renovar o ar durante o dia, abrindo as janelas – principalmente as que ficarem ao Norte – mas quando começar a esfriar feche portas internas e janelas para manter o calor e evitar as correntes de ar. Em dias ensolarados, coloque edredons, tapetes e cobertores sob o Sol.

quarto no inverno - cores terrosas
Foto: Mrsboho

Troque as cortinas finas e leves por outras mais encorpadas – As cortinas são como barreiras para evitar o vento e manter o ar quentinho. Pense em sarja ou linho.

sala em tons neutros com cortina grossa
Foto: Pufikhomes

Frio nas paredes? Tente uma dessas soluções: a) Papel ou tecido de Parede – Ele ajuda a conter o frio das paredes b) Painel de madeira – Outra solução que vai brindar a parede fria. – mas tenha certeza que não há infiltração ou umidade demais antes de colocar qualquer material na parede. c) Afaste os móveis da parede – Para que o frio não passe para eles. d) Coloque uma cabeceira estofada e madeira na parede da cama encostada na parede – Com certeza vai fazer a cama ficar mais quentinha.

quarto com beliche e area de estudo
Foto: Casatreschic

Organize os guarda-roupas – Esta dica não vai aquecer a sua casa, mas vai facilitar sua vida no inverno: Dê uma geral nos guarda-roupas, colocando as roupas de frio mais acessíveis, se desfazendo das roupas que não tiverem sido usadas no ano e observando a limpeza dos sapatos.

Closet em cores neutras
Projeto: Dantas & Passos Arquitetura Foto: Herman Charles Christ – Buzina de Imagem

Inspecione a iluminação da casa – Seja no interior ou no quintal, as lâmpedas serão mais usadas no inverno. Então, é importante que elas estejam funcionando e iluminando bem os ambientes. Lâmpadas quentes (2700 K) são mais aconchegantes.

sala de estar em cores neutras sofa cinza
Foto: Cepaynasi

Revise a disposição das plantas – Com o inverno, além de haver menos tempo de Sol, ele está posicionado de forma diferente no céu: Alguns locais deixam de receber Sol e outros passam a recebê-lo. Então, observe se as plantas de sombra continuam recebendo, no mínimo, 4 horas de Sol e se as de Sol estão recebendo bastante Sol (de 6 a 8 horas).

Jardim com móveis estilo romântico
Foto: Dailydreamdecor

Cuidado com as regas das plantas – No inverno elas precisam de maior espaçamento entre as regas, principalmente as de Sol. Só regue após testar com o dedo se a terra ainda está molhada.

E já que você está se preparando para o inverno, aproveita e veja como cuidar da casa de veraneio no inverno.

Gostou das 10 dicas para aquecer sua casa ? Tem mais alguma? Escreva nos comentários!

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui