Decorar apartamentos pequenos com ambientes integrados pode ser um desafio, mas com planejamento, cuidado, atenção e criatividade, é possível criar espaços funcionais, aconchegantes e visualmente atraentes.
Ao combinar diferentes áreas, como sala de estar, cozinha, quarto e sala de jantar em um único espaço, é essencial considerar soluções inteligentes para otimizar cada centímetro disponível.
Selecionei algumas fotos e dicas para ajudar e inspirar a decoração de apartamentos pequenos com ambientes integrados.

Apartamentos pequenos com ambientes integrados

Delimite as áreas

Apartamentos pequenos com ambientes integrados
Foto: perfeitaordem

Como não há paredes, é preciso usar outras formas para separar visualmente cada espaço. Use móveis, tapetes, pinturas, revestimentos diferentes, estantes, cortinas e/ou divisórias para criar zonas separadas de estar, jantar, cozinha e quarto.

apartamento pequeno integrado 2 -ensidecor
Foto: ensidecor

Mas, cuidado! Mantenha ao máximo a circulação de ar e luminosidade. Planeje bem a disposição dos móveis, dando prioridade à boa circulação das pessoas dentro do ambiente, para usar gavetas, cadeiras e se movimentar com conforto e segurança.

apartamento pequeno integrado 3
Foto: ensidecor

Escolha móveis compatíveis

Móveis multifuncionais, sofás-cama ou modulares com braços estreitos, mesas e cadeiras dobráveis ou empilháveis, camas com gavetas embutidas, puffs ou baús que sirvam como assento e marcenaria planejada são perfeitos para apartamentos pequenos com ambientes integrados. Eles fazem o espaço ser melhor utilizado.

apartamento pequeno integrado 4
Projeto: Glaucio Gonçalves Arquitetura e Design

Prefira cores claras

Não é necessário que todas as cores sejam neutras, mas sim, claras, que reflitam a luz, principalmente nas paredes, piso e móveis grandes e altos. Quanto mais áreas que refletem a luz, mais sensação de espaço você terá.

apartamento pequeno integrado 5
Foto: altoastral

Ilumine bem

Quase sempre apartamentos pequenos com ambientes integrados têm áreas com pouca luz natural. Por isso, invista em boa e farta iluminação artificial, com luminárias de piso, mesa e arandelas e use cortinas leves e transparentes onde for possível. A luz quente é o ideal para um clima acolhedor. Espelhos bem colocados multiplicam a iluminação e ampliar os espaços visualmente, além de terem sua funcionalidade. Não deixe de usá-los.

apartamento pequeno integrado 6
Foto: llopes

Aproveite as paredes e os cantinhos

Nichos, estantes, ganchos e prateleiras ajudam na organização e decoração de apartamentos pequenos com ambientes integrados. Quanto mais piso à mostra mais seu apartamento pequeno vai parecer maior.
Instale quadros, plantas, utensílios de cozinha e até a bicicleta nas paredes. Uma prateleira para colocar livros, plantas e caixas pequenas pode ser colocada acima de portas, na área mais alta da parede de forma a não pesar no ambiente. Se o pé direito for bem alto, que tal um mezanino? Ou armários?

apartamento pequeno integrado 7
Foto: achadosdedecoracao

Evite acúmulo para manter a organização

Pequenos apartamentos necessitam de organização constante que deve ser facilitada evitando o acúmulo de objetos desnecessários. A decoração minimalista, que tem linhas retas e poucos elementos decorativos é uma boa opção.
Evite muitos elementos expostos, usando caixas organizadoras, móveis com compartimentos ocultos, cestas, etc. Colocar coisas pequenas em caixas ajuda na sensação de organização.

apartamento pequeno integrado 8
Foto: achadosdedecoracao

Decorar um pequeno apartamento integrado requer planejamento, atenção aos detalhes e criatividade, mas com as estratégias certas, é possível transformar esses espaços em ambientes funcionais e esteticamente agradáveis. Lembre-se de que a organização é fundamental em espaços compactos, então mantenha o essencial e evite o acúmulo de objetos desnecessários.

apartamento pequeno integrado 9
Foto: minha casa

Com essas dicas, você poderá desfrutar de um apartamento que atenda às suas necessidades e reflita seu estilo pessoal, mesmo em um espaço compacto.

Gostou desse post? Comente, envie para os(as) amigas(os) que estão também às voltas com seus apartamentos pequenos com ambientes integrados.

Você quer ver mais dicas de decoração? Veja também nossas redes sociais: Facebook, Pinterest, Instagram e YouTube

Pensando que precisa mudar algo na decoração de sua casa e não sabe por onde começar? Nos procure! Realizamos Consultorias e Projetos de decoração on line com qualidade e valores justos e acessíveis. Escreva para [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui