Decorar o quarto de adolescentes é desafiador. Nesta fase seus quartos são de grande importância, pois são seus refúgios, seus espaços especiais e neles os adolescentes querem imprimir sua marca, sua personalidade que, é claro, está em transformação.

Então, é preciso paciência para entender indecisões e mudanças nos seus desejos e equilibrá-los com a busca de funcionalidade do espaço, facilidade de organização e limpeza.

Quarto-de-adolescente-azul-e-cinza - decorar o quarto de adolescentes
Projeto: Rogerio Shinagawa

Dicas para decorar o quarto de adolescentes

Para decorar o quarto do adolescente devemos considerar – dentro das possibilidades do espaço existente – todas as atividades que devem acontecer: Dormir, relaxar, estudar, acessar a internet e estar com os amigos e amigas.

quarto-de-adolescente-rosa-e-branco-om-penteadeira-iluminada
Foto: Colchaocostarica

Veja inspirações e dicas para que seu ou sua adolescente tenha um quarto perfeito, funcional, acolhedor e confortável:

As cores

De forma alguma defina você as cores do quarto! Não importa se toda a sua casa tem um paleta definida nem o seu gosto. O espaço da sua filha ou filho é dele e as cores são primordiais para eles, pode ter certeza!

quarto-de-adolescente-verde-e-branco-com-cabeceira-acolchoada
Projeto: fattoriadesign

Por isso, as cores para decorar o quarto de adolescentes devem ser escolha deles. Como elas vão ser distribuídas é caso para negociação se, por exemplo, seu filho quiser todo o quarto em vermelho, inclusive o teto!

quarto simples de adolescente rosa e bege
Foto: Amaisd

Nesse caso, é possível dar opções como o uso de pinturas, papéis de parede, pôsteres, fotos, murais, painéis, detalhes, que incluam a cor desejada sem prejudicar a necessidade de variação e aconchego que um quarto necessita.

quarto-de-adolescente-em-rosa-e-branco
Foto: homedit

Temas e estilos

Considere a inclusão, caso o adolescente deseje, de temas ou estilos específicos escolhidos por ele ou ela, como música, natureza, boho, escandinavo, industrial, um cantinho instagramável, uma galeria de fotos e pôsteres temática, etc. O Instagram e o Pinterest são fontes interessantes de inspiração para eles.

quarto de adolescente estilo industrial em cinza.
Foto: Arqpad

Objetos decorativos são fáceis de trocar quando o gosto ou interesse do seu filho mudar. Por isso, escolha peças que permitam fácil troca.

Conforto e aconchego

Praticamente todo adolescente adora ter muitas almofadas soltas pelo ambiente, espaço para se jogar daquele jeito que nenhum ortopedista recomendaria, mas muitos deles gostam e conseguem. Dentro das possibilidades, permita essa descontração, mas escolha sempre uma ótima cadeira para estudos.

quarto de adolescente em azul e vermelho
Foto: Dicas decor

Faz parte do aconchego possibilidades de iluminação, como uma luz geral (que pode ser indireta para maior aconchego), abajures, arandelas, luminária de mesa e iluminação decorativa como cordões de luz, rasgos no forro ou paredes, fitas led, neon, etc.

Quarto de adolescente em rosa  azul e branco com neon
Foto: Living Gazette

Outro item importante é a iluminação natural e as cortinas e persianas Quartos em geral devem ser bem ventilados, mas persianas e cortinas permitem um bom controle da luz e facilitam um sono reparador.

Quarto de adolescente tema skate em verde azul e bege
Foto: ideiasdecor

A organização

Adolescentes, em geral, não são sinônimo de organização. Por isso, escolha móveis funcionais e um sistema de organização de roupas, sapatos e materiais de estudo e lazer que seja fácil de manter. Móveis com gavetas embutidas e estantes com nichos fechados, lugares específicos e bem separados para tudo facilitam muito a vida deles e a sua.

Quarto de adolescente verde laranja e cinza com listras no teto
Foto: quartosetc

Espaço para os amigos

Eventualmente, seu ou sua adolescente vai ter amigos e amigas que preferiram ficar lá dentro do quarto conversando, jogando, enfim, fazendo as coisas deles. Ter espaço para isso, inclusive para uma cama extra é sempre bom. Se a metragem permitir, poltronas e uma mesa de centro são bem vindas.

Quarto de adolescente em rosa e cinza
Foto: Dicasdecor

Área de estudos

É querer demais que exista uma “área de estudos” definida e, principalmente, respeitada. É claro que, mesmo que ela exista, será usada para jogos, conversas, etc. Então, considere isso. Ter uma boa mesa com espaço, boa iluminação (uma luminária de mesa ajustável é interessante) e uma ou até 2 cadeiras ergonômicas, além de prateleiras e gavetas à mão é imprescindível.

quarto de adolescente amarelo e preto
Foto: Arqpad

Enfim, não vou lhe dizer que é fácil decorar o quarto de adolescentes. Mas é possível e pode ser uma ótima forma de você se aproximar mais e conhecer características da personalidade de seus filhos que você nunca tenha imaginado. Então, vale a pela ouvi-lo(a), sonhar e projetar com eles.

Alguma das ideias para decorar o quarto de adolescentes lhe inspirou? As dicas foram úteis? Conta prá gente nos comentários!

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui