A primavera se aproxima e, com ela, festas e eventos que celebram a chegada da florida Estação.

Um desses eventos é a Expoflora 2023, que acontece em Holambra – SP, o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina.

Expoflora 2023

A Expoflora é a maior exposição de flores da América Latina. Essa 40ª edição que acontece de 24/08 a 25/09, atrai milhares de pessoas. Conseguimos várias fotos para te inspirar. Algumas ideias podem facilmente ser aplicadas na sua casa, apartamento, sacada ou varanda.

Expoflora 2023 - Ambiente Eco Farm Garden - Paula Brito
Eco Farm Garden – Paula Brito

Ambiente Eco Farm Garden – Paula Brito – Fotos: Marcia nassrallah

Estivemos na Coletiva de Imprensa e temos certeza que o evento encantará os visitantes com sua exuberante exibição de cores e experiências.

A Expoflora 2023 surpreende com jardins temáticos deslumbrantes e variedades florais que vão desde as tradicionais até as mais exóticas. Os visitantes vão explorar cenários encantados, onde flores de todas as formas e tamanhos se combinam para criar paisagens inspiradoras.

Expoflora 2023 - Ambiente Festa na Casa Grega - Cléia Thomazini
Festa na Casa Grega – Cléia Thomazini

Ambiente Festa na Casa Grega – Cléia Thomazini

Além de apreciar a beleza das flores, os participantes aprenderão técnicas de cultivo, jardinagem sustentável e arranjos florais. Os expositores e especialistas estarão presentes para compartilhar seus conhecimentos sobre como cuidar das plantas e flores em casa.

A gastronomia também é destaque na Expoflora 2023, com opções de comidas e bebidas que incorporam elementos florais e ingredientes frescos. Os visitantes irão desfrutar de uma experiência sensorial única, explorando os sabores das flores de maneiras inusitadas e deliciosas. Não deixe de experimentar os gelatos de lavanda e rosas, deliciosos! A gastronomia típica holandesa é imperdível.

expoflora 2023 - Ambiente Educação Infantil & Natureza: Uma Combinação Repleta de Encantos - Renata Pizzardo e Stella de Wit
Educação Infantil & Natureza: Uma Combinação Repleta de Encantos – Renata Pizzardo e Stella de Wit

Ambiente Educação Infantil & Natureza: Uma Combinação Repleta de Encantos – Renata Pizzardo e Stella de Wit

A Expoflora 2023 também contará com atividades para toda a família: áreas de lazer para crianças, apresentações artísticas como danças típicas e feiras de artesanato.

O evento é uma oportunidade perfeita para passar um dia agradável em meio à natureza, aprendendo e se maravilhando com as infinitas possibilidades que as flores oferecem. Visite também o Museu Histórico que fica dentro do recinto.

Uma ideia que aparece em vários ambientes é a horta caseira com sugestões de cultivo de uma variedade de plantas comestíveis, ervas e vegetais.

expoflora 2023 - Jardim dos Sentidos - Carolina Kratz
Jardim dos Sentidos – Carolina Kratz

Ambiente Jardim dos Sentidos – Carolina Kratz

Os jardins verticais também estão presentes em vários formatos, com plantas naturais e as preservadas para quem não tem jeito com plantas ou tempo para cuidar. Esta é uma forma criativa e inovadora de trazer a natureza para espaços compactos, como paredes internas ou externas.

expoflora 2023 - Ambiente Espaço Garden Spa - Lucilene Sartori
Espaço Garden Spa – Lucilene Sartori

Ambiente Espaço Garden Spa – Lucilene Sartori

As plantas preservadas são plantas naturais que passaram por processo de conservação para manter sua aparência e beleza por um longo período, sem a necessidade de água ou luz solar.

A mobília certa para o seu jardim é importante para criar um espaço confortável e acolhedor e pudemos notar a presença do formato orgânico em vários ambientes. Eles enfatizam a simplicidade, linhas suaves e materiais naturais, criando harmonia com o ambiente.

Expoflora 2023 - ambiente Recanto dos Pássaros - Mauro Contesini
Recanto dos Pássaros – Mauro Contesini

Recanto dos Pássaros – Mauro Contesini

A água é presença constante em vários espaços através de espelhos d´agua, bacias, vasos e pequenos lagos, inclusive com peixes.

Expoflora 2023 - Ambiente Vida em Cor e Amor – Cris Antonelli e Ambiente Recanto dos Pássaros - Mauro Contesini
Vida em Cor e Amor – Cris Antonelli e Recanto dos Pássaros – Mauro Contesini

Ambiente Vida em Cor e Amor – Cris Antonelli e Ambiente Recanto dos Pássaros – Mauro Contesini Fotos: Marcia nassrallah

O evento prestigia e estimula o convívio do homem com a natureza de uma forma harmoniosa e cuidadosa.

Veja mais alguns ambientes:

Expoflora 2023 – Alguns Ambientes:

Ateliê em Flor – Ana Carolina Perin, Fátima C. Scarpari e Fernando Codo

Um ateliê de orquídeas em um jardim tropical com área de descanso e lazer, parede verde, espaço para piquenique e estar.

expoflora 2023 - ambiente Ateliê em Flor – Ana Carolina Perin, Fátima C. Scarpari e Fernando Codo
Ateliê em Flor – Ana Carolina Perin, Fátima C. Scarpari e Fernando Codo

Os 4 Elementos -Viviana Cattaneo e Iloá Santos

O espaço simula a área de lazer de uma casa à beira da praia.

expoflora 2023 - Ambiente Os 4 Elementos -Viviana Cattaneo e Iloá Santos
Os 4 Elementos -Viviana Cattaneo e Iloá Santos

Banho de Floresta – Carla Dadazio

Inspirado na prática japonesa Shinrin-yoku (banho de floresta), que consiste em caminhar contemplando a natureza e exercitando a atenção plena, o que relaxa e diminui a ansiedade, melhorando o sistema imunológico.

Foi criada uma “mini floresta” com caminho sinuoso por onde podemos usar os 5 sentidos.

expoflora 2023 - Ambiente Banho de Floresta - Carla Dadazio
Banho de Floresta – Carla Dadazio

Loft do Paisagista – Allan Oliveira

Um loft que usa a arquitetura e design efêmeros, onde as construções são passageiras e transitórias.

Na entrada há uma horta em canos de PVC e uma fonte em vasos naturais. A cozinha/sala tem móveis e elementos que promovem interação e acolhimento. As divisórias entre os ambientes são telas aramadas, uma separação leve e transparente.

Expoflora 2023 - Ambiente Loft do Paisagista - Allan Oliveira
Loft do Paisagista – Allan Oliveira

No quarto, a cabeceira de tijolos, com um jardim suspenso de folhas variegadas, vasos naturais e luminárias de papel.

Por fim, o banheiro integrado à natureza, com elementos que remetem a um ambiente externo. Plantas e materiais orgânicos proporcionam uma atmosfera relaxante e harmoniosa.

expoflora 2023 - Ambiente Loft do Paisagista - Allan Oliveira
Loft do Paisagista – Allan Oliveira

Jardim dos Sentidos – Carolina Kratz

Um jardim sensorial que para proporciona momentos de união, aprendizagem e diversão para a família, estimulando os 5 sentidos com diversos tipos de madeiras, cascas, folhas, pedras areia e plantas para pisar e tocar.

Além disso, uma fonte, um mensageiro dos ventos, uma horta doméstica em pallets, um jardim suspenso com ervas aromáticas e uma paleta de cores em diferentes tons de verde e roxo completam o incentivo ao uso dos sentidos.

expoflora 2023 - Ambiente Jardim dos Sentidos – Carolina Kratz
Jardim dos Sentidos – Carolina Kratz

Foram usadas plantas com formas e texturas peculiares, ervas com aromas diversos, plantas e flores em tamanhos variados e canteiros com plantas coloridas. No muro musical, utensílios domésticos reutilizados se transformam em instrumentos para emissão de diferentes sons.

Eco Farm Garden – Paula Brito

O espaço foi criado sem que uma peça sequer fosse nova ou comprada para a sua construção. Foram reaproveitados materiais que seriam descartados da Mostra de 2022.

expoflora 2023 - Ambiente Eco Farm Garden - Paula Brito
Eco Farm Garden – Paula Brito

O mobiliário foi fabricado com madeiras de reaproveitamento de antigas construções demolidas no interior do Paraná, além de pallets descartados. Foi construída uma horta hidropônica na parede com canos de PVC reutilizados.

Água, forma e função – Stella Jimenez

O espaço possuía plantas, um lago e arte em pintura na parede e a profissional o usou para explorar o conceito de recriar com novos significados e elementos, inspirada em um jardim holandês, com 2 jardins verticais e pintura na parede.

Expoflora 2023 - Ambiente Água, forma e função – Stella Jimenez
Água, forma e função – Stella Jimenez

Vida em Cor e Amor – Cris Antonelli

A intenção do espaço é falar sobre a diversidade e inclusão, compromisso por equidade e respeito às identidades.

Expoflora 2023 - Ambiente Vida em Cor e Amor – Cris Antonelli
Vida em Cor e Amor – Cris Antonelli

Praia Grega – Orpheu Thomazini

O destaque é o bar em alvenaria com tampo de pedra e revestimento com detalhe em ladrilho hidráulico. A parede atrás dele é revestida com madeira de demolição e o pergolado de eucalipto tem cobertura de barba de bode.

expoflora 2023 - ambiente Praia Grega - Orpheu Thomazini
Praia Grega – Orpheu Thomazini

A Harmonia das plantas Naturais com Preservados para Interiores – Fabiana Encinas

O ambiente harmoniza plantas naturais com outras preservadas, com o intuito de mostrar que o paisagismo pode ser levado para qualquer ambiente. Os móveis, de madeira maciça, sofisticam as áreas gourmet criadas.

Expoflora 2023 - Ambiente A Harmonia das plantas Naturais com Preservados para Interiores – Fabiana Encinas
A Harmonia das plantas Naturais com Preservados para Interiores – Fabiana Encinas

E outros ambientes, tão bonitos e interessantes como esses, estão lá, lhe esperando!

Na Expoflora 2023 você encontrará mais de 4.000 variedades de 300 espécies de flores e plantas ornamentais, a mostra de paisagismo e decoração, um grande shopping das flores e mais:

Exposição de arranjos florais, com 10 ambientes onde os artistas florais utilizaram 150 mil hastes de flores, entre 4 mil variedades, inclusive lançamentos da Expoflora 2023.

250 apresentações de dança e música, gastronomia holandesa e variada, parque de diversões, fazendinha, museu cultural, o desfile da parada das flores, chuva de pétalas de rosas todo dia às 16h30 e o passeio turístico Magic Garden Holambra.

Até 24 de setembro – sexta-feira a domingo, inclusive 07 de setembro, das 9h às 19h

Endereço: Rodovia SP-107, km 32,5, sem número (137 k de Sp, em Campinas)
Clique aqui para
Ingressos –  e aqui para Informações gerais

Texto introdutório e visita ao encontro: Marcia nassrallah (Obrigada!!!) e Release Expoflora 2023




DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui