Os acessórios decorativos podem ser a cereja do bolo ou o sal que você coloca demais na receita, dependendo de como os usa. Por isso vou dar algumas dicas para decorar mesas de centro e apoio, aparadores e estantes com acessórios, sem faltas ou exageros, usando bem os acessórios decorativos.

Usando bem os acessórios decorativos

Escolher e agrupar bem os acessórios, além de sempre deixar uma “área de respiro”, quer dizer, não “entulhar” o móvel com acessórios – isso só vai desvalorizar as peças – é o essencial

prateleira com acessórios 1
casatreschic e vintageRevivals

Veja a diferença entre um agrupamento com espaços vazios e outro, lotado de peças.

Em geral, bons arranjos são aqueles que tem variações em altura e/ou formato e até material, o que torna o grupo mais interessante.

Mas os melhores são os em que as peças conversam bem com a decoração do ambiente.

Usando bem os acessórios decorativos
casatreschic

Para ambientes descontraídos, leves, delicados, o conjunto da esquerda combina bem. Em ambientes rústicos, que prezam os materiais naturais, o conjunto da direita será uma boa escolha.

Os conjuntos acima tem peças, cada um, do mesmo material, mas as cores e formatos mudam. O que também não é obrigatório:

acessórios na estante e na prateleira
casatreschic e newengrandhome

Os conjuntos com peças em número ímpar chamam mais atenção, mas nada proíbe que um conjunto em número par possa ser muito bonito.

Na foto acima, à esquerda, quadros iguais, em número par e acessórios decorativos iguais, em número ímpar, tornam o conjunto mais interessante. Ainda mais porque as caixas não estão centralizados como os quadros, o que diminui a sensação de “tudo igualzinho”.

Já na estante veja que há 5 conjuntos com peças iguais entre si, que diferem no formato e material mas seguem as cores do entorno. Enfim, na verdade, como disse antes, o mais importante mesmo é escolher peças que tenham algo a ver com a decoração ao redor.

acessórios na estante
Elledecor

Nessa estante, o site Elledecor chama a atenção para os acessórios escolhidos: Livros, que não podem faltar em uma estante; Peças altas, já que as prateleiras são bem espaçadas – a altura dos acessórios deve variar, o que traz mais interesse.

Na segunda prateleira de cima para baixo as peças são menores para deixar um “respiro” já que a mais acima ocupa mais o seu espaço. Além disso, elas são mais discretas, dando protagonismo para a prateleira acima.

Os outros componentes que o site chama a atenção são os retratos, que trazem um pouco da história da família, o que é sempre bom.

Analise os objetos, suas cores e formatos, o jeito como são arranjados, sempre deixando um espaço entre grupos. A observação é o jeito mais fácil de aprender.

acessórios na estante
elledecor

Mais uma estante do site da ElleDecor mostrando: As Plantas, que devem ser sempre escolhidas de acordo com suas necessidades para sobreviver e as caixinhas que, além de belas, tem a função de guardar pequenos objetos e dar altura para acessórios pequenos.

Veja que, como a cor de fundo é escura, os objetos são de cores mais claras para que sejam visívei.

Quadros e vasos azuis
foto: Andre Luiz e Pablo caribe

Neste arranjo características que alguns belos arranjos de acessórios decorativos tem:

a) A repetição de tonalidades e materiais que existem no ambiente. No caso, o azul do tapete, o branco e a madeira.

b) O formato do agrupamento – Veja que a altura e posicionamento deles formam quase um triângulo.

c) A profundidade – Os vasos e os quadros, uns a frente dos outros, dá uma certa profundidade ao conjunto, o que aumenta o interesse.

acessórios na mesa
casatreschic

Outro exemplo de um arranjo que usa diferenças de altura e a profundidade e a cor para estabelecer conexão entre peças que nada tem em comum.

acessórios na mesa de centro
casatreschic

Os acessórios são decorativos, mas as mesas também são funcionais. Por isso, evite colocar tantos acessórios que impeçam o uso das mesas para apoio de copos ou xícaras, por exemplo.

Outro ponto importante nos arranjos de mesas de centro é que eles devem ser organizados de forma que vistos por qualquer lado fiquem bonitos, o que é diferente de uma mesa de canto ou prateleira.

Sala de jantar formal
Cristiane Schiavoni Foto Rafael Renzo

Atualmente arranjos simétricos e ainda mais usando candelabros e velas como os acima são mais comuns em ambientes clássicos/formais. Nada proíbe de usá-los em um ambiente contemporâneo, mas o melhor é que não sejam tão simétricos e tenham mais variedade.

mesa de jantar madeira e preto
jeitodecasa

Também é importante considerar as proporções para evitar acidentes e falta de um ponto focal claro: Arranjos muito altos em mesas pequenas, centro de mesa muito grande quando a mesa é pequena (e vice-versa) ou quando há uma luminária grande acima da mesa, etc.

estante com coleção de toy art
Pati cillo

Exposição de coleções devem ter tratamento diferenciado de arranjos de acessórios decorativos, mas é sempre bom manter espaço livre entre os itens.

Este post lhe respondeu alguma dúvida? Tem outras? Comente!!! Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui