Seja na casa ou apartamento, quintal ou varanda, pequeno ou grande, é o seu jardim! Então, vamos ver as ideias fáceis de fazer que selecionei e faça você mesmo no jardim!

É claro que a ajuda das crianças é sempre bem vinda e auxilia na construção do amor e valorização da terra e dos maravilhosos produtos que ela nos dá, o que é tão importante nesse mundo que exagera nos ultraprocessados que nos fazem tão mal e nos desvincula dos prazeres mais simples e mais valorosos.

faça você mesmo no jardim

mini jardim vertical - faça você mesmo no jardim

20 vasinhos pintados na cor cobre, 4 madeiras pintadas de branco, com furos um pouco menores que a “boca” dos vasinhos e cordões de aço ou plástico com ganchos para prender o conjunto em 3 mãos francesas. E pronto! Você tem um lindo arranjo no seu espaço, mesmo pequeno.

Você pode colocar flores ou temperos (se bater Sol) ou plantas pequenas com belas folhas (se for ambiente de sombra). É sempre importante analisar o ambiente para escolher as plantas que vão bem nele e não vão lhe dar trabalho.

Na outra foto, uma ideia para ambientes com 2 janelas lado a lado: ripas de madeira presas a 2 cordões ou arames que se prendem ao varão de cada uma das cortinas. A planta usada é a air plant ou Tillandsia que não precisa de terra ou adubo. Só ar e algum Sol. Não é fantástico isso?

canteiros

Duas ideias para canteiros: A primeira, bordadura de aço corten, que tem alta durabilidade e na foto abaixo, tijolinho. Para quem está construindo ou reformando usando tijolinho, comprar uma quantidade a mais ou usar sobras é uma solução econômica. E completa muito bem a decoração de um jardim rústico.

arranjos de plantas jardim vertical.

Manilhas cortadas na parte superior (faça buracos no fundo para drenagem), presas a suportes que podem ser de fitas de plástico reforçado. E uma escadinha com furos nos degraus, um pouco menores que os vasos com suculentas ou o que você quiser e se adaptar ao ambiente.

Faça você mesmo no jardim 1

Achei esse bar feito de madeira e concreto uma ótima e fácil solução para acrescentar um espaço de lazer, descanso e conversas descontraídas ao quintal ou jardim. Não é difícil de construir e você pode usar outros materiais, de acordo com a sua criatividade.

Bancos altos e confortáveis completam o ambiente. O ideal é que haja alguma sombra, de pergolado, árvores ou um toldo. Assim, mesmo nos dias de muito calor, o espaço pode ser usado com conforto.

jardim vertical com garrafas pet e canteiro com pneus

Com garrafas pet, ripas de madeira e pneus mais pezinhos de madeira o jardim ou a parede da varanda podem ganhar funcionalidade e interesse. Você pode plantar temperos ou pequenas plantas, inclusive nos pneus. Não esqueça de abrir buracos para a drenagem para a água. e escolher plantas compatíveis com a condição do local.

canteiro com dormentes e mini jardim vertical com canos de pvc

Um bonito canteiro feito com dormentes rústicos de madeira e canos, que podem ser de pvc pintado de cobre. Na ideia dos canos você pode colocar air plants, que vão durar muito mais.

floreira pendurada e paineis com plantas

Floreiras penduradas ou presas a painéis feitos com uma bela madeira completam os ambientes externos com louvor. Flores onde houver Sol e plantas com bonitas folhagens, que em geral são de sombra, onde não houver.

jardim vertical com tela de galinheiro

Um jardim vertical onde os vasos estão presos a uma tela de galinheiro. Solução barata e de grande impacto. A sustentação em madeira deve ser bem firmada ao solo.

horta em canteiro alto

Para facilitar o trato com as plantas da horta nada melhor que canteiros altos. Suas pernas vão agradecer! E se você está usando plantas como o tomateiro, é ótimo pensar em formas de manter os frutos longe da terra, conduzindo-os com armações como essas, que ainda tem um belo efeito decorativo.

canteiros com pedras e tijolso de concreto

Duas ideias bem legais para canteiros: Um aramado preenchido com pedras e um “murinho” com tijolos de concreto. Essas ideias podem ser usadas de diversas formas e ficam muito interessantes no jardim.

Gostou das ideias do faça você mesmo no jardim ? Comente! Tem mais ideias? Diz pra gente!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui