Há algum tempo atrás era incomum usar a varanda a não ser para colocar uma mesa com cadeiras e algumas plantas. Mas isso mudou muito! Tenho 12 ideias para aproveitar sua varanda mudando o uso convencional, criando novos ambientes ou acrescentando espaços a ambientes já existentes. Vem ver!

É importante saber, antes de qualquer coisa, quais são as regras do seu condomínio – se for o caso – para mudanças na varanda, incluindo pintura, integração a outros ambientes e fechamento.

Além disso, no caso de instalação de banheiras, ofurôs, muitas plantas em vasos grandes, consulte um engenheiro para confirmar se a estrutura suporta o peso extra. E não deixe de planejar com cuidado novas instalações de hidráulica e elétrica.

12 ideias para aproveitar sua varanda

Varanda como cantinho zen ou de relaxamento

12 ideias para aproveitar sua varanda - cantinho zen

Um cantinho zen simples pode ser montado em varandas fechadas ou abertas, com futons, almofadas, plantas, tapetes, lanternas e esculturas no estilo oriental, bancos e/ou mesinhas de madeira rústica, fontes, mandalas, pedras, cristais, etc.

Dependendo do seu gosto, orçamento e tamanho do espaço, ele pode ser sofisticado e elaborado. O importante é que esbanje conforto e uma atmosfera tranquila.

12 ideias para aproveitar sua varanda - cantinho de relaxamento

Um cantinho para relaxar pode ser uma varanda aberta com espreguiçadeiras e uma mesinha até um verdadeira spa, com banheira.

Varanda como Churrasqueira

12 ideias para aproveitar sua varanda - churrasqueira

Alguns apartamentos já vem com todas as instalações necessárias para que você possa curtir um churrasco com os amigos. Mas quando isso não acontece, converse com o síndico e procure um profissional para executar o trabalho.

Varanda gourmet

12 ideias para aproveitar sua varanda - varanda gourmet

A varanda gourmet diferencia da churrasqueira por ser um ambiente mais sofisticado e possuir mais equipamentos além de pia e bancada, como frigobar, adega, áreas para armazenamento de utensílios de cozinha, mesa, cadeiras, bancos, etc.

Varanda como Home office

12 ideias para aproveitar sua varanda - varanda home office

Uma pequena área de trabalho com luminosidade e ventilação aumenta até a produtividade! Ela pode ter prateleiras, móveis de escritório ou feitos sob medida, mesa, gavetas, uma boa iluminação para trabalhar à noite e, de preferência, cadeiras ergométricas e confortáveis. Caso o Sol bata diretamente nos móveis é importante ter anteparos para protegê-los.

12 ideias para aproveitar sua varanda - varanda home office

Acrescentar algumas plantas, mesmo pequenas, em vasinhos, sempre melhora o visual e o aconchego.

Varanda com jardim vertical

12 ideias para aproveitar sua varanda - varanda jardim vertical

Ótimo para trazer a Natureza, melhorar o ar, aumentar a privacidade e ser um cantinho para boas conversas e relaxamento, o jardim vertical de plantas naturais pode precisar (se sua constituição assim pedir) de uma boa forma de levar a água da rega para um ralo.

Varanda como cozinha

12 ideias para aproveitar sua varanda - varanda cozinha

Uma boa solução (se possível) para os micro apartamentos que possuam grandes varandas. Nesse caso, será necessário um bom investimento para integrar aos demais ambientes, permitir o fechamento da área, acrescentar gás e hidráulica.

Varanda como sala de jantar

12 ideias para aproveitar sua varanda - varanda sala de jantar

Outra solução para apartamentos pequenos. Transformar a varanda grande em sala de jantar permite que a sala de estar tenha mais espaço.

Essas 3 últimas ideias têm a tendência, quando bem-feitas, de valorizar bem os imóveis pequenos.

Varanda com cantinho de café/vinho

12 ideias para aproveitar sua varanda - varanda cantinho de café ou vinho

Para quem gosta mesmo é de um bom cafezinho ou se deliciar com vinhos no happy hour, esses cantinhos podem compor uma varanda com pouco gasto. Acrescente bancos, mesas e cadeiras, uma iluminação aconchegante e não deixe de investir em plantas para tornar mais aconchegante o ambiente.

Varanda com bar

12 ideias para aproveitar sua varanda - varanda bar

Vale desde um carrinho até uma área com bancada e cadeiras altas para beliscar os canapés. O frigobar é que não pode faltar para manter as bebidas geladas.

Varanda como jardim

12 ideias para aproveitar sua varanda - varanda jardim

Com grama artificial essa varanda não está um jardinzinho perfeito? Eu gostei da ideia.

Varanda como horta

12 ideias para aproveitar sua varanda - varanda horta

Seja em uma parte ou em toda a varanda, se tiver Sol direto, é o ambiente perfeito para plantar e manter uma horta com seus temperos, hortaliças e até legumes, sabia? Novamente é necessário ter vasos com boa drenagem e ralo funcionando bem para que a água da rega não acumule.

Gostou dessas 12 ideias para aproveitar sua varanda? Vai usar alguma? Já tem uma varanda exatamente de um dos 12 jeitos? Qual ideia você mais gostou? Conta pra gente!! E aproveita, vai lá no Pinterest,  Facebook e no Instagram porque coloquei mais fotos de ideias para aproveitar a varanda lá, ok?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui