Há diversas maneiras de usar melhor o espaço das salas pequenas, aquelas salas-corredor que parecem não caber nada. Vem ver algumas dessas ideias comigo?

Salas pequenas – Como usar melhor o espaço?

Sala pequena com espaços bem usados - Salas pequenas

Como sempre falo por aqui, usar a área abaixo da janela é uma ideia que pode render muito em termos de espaço útil.

Nesta sala, se conseguiu um banco e uma mini estante para colocar livros e outros objetos. Veja que a “moldura” em volta da janela criou uma prateleira e é a lateral de uma pequena estante.

E não ficou só nisso: Acima da tv armários fechados podem guardar muita coisa e ainda foi criado um espaço para um pequeno home-office. Podemos criar muito espaço de armazenamento mesmo em salas pequenas.

sala pequena com canto alemão

O canto alemão é uma grande solução para salas pequenas: Aumenta a quantidade de assentos e ainda pode guardar coisas na parte inferior.

Nesta sala, a mesa escolhida é perfeita pois permite uma ótima movimentação das pernas dos usuários. E as cadeiras são pequenas e podem ser colocadas sob a mesa, o que diminui o espaço usado quando elas não estão sendo usadas.

Outro ponto interessante é o sofá sem braços que, se por um lado, diminui um pouco o conforto, por outro também permite mais assentos ocupando menos espaço.

sala pequena com móvel multifuncional rack e mesa de jantar

Móveis sob medida permitem que o espaço seja muito melhor usado nas salas pequenas. E foi o que aconteceu nesta sala, onde um só móvel é rack e mesa de jantar, que separa a cozinha da sala.

É até possível encontrar móveis prontos que possam ser unidos para o mesmo efeito. O importante é que o rack tenha a altura de uma mesa de jantar (em geral, por volta de 74 cm). 

O Tapete com listras perpendiculares à largura da sala, faz com que essa pareça mais larga visualmente. E fazer salas pequenas parecerem maiores aumenta o conforto visual.

Salas pequenas - Como usar melhor o espaço? 1

A sala acima é pequena, mas cheia de ideias que economizam espaço: A TV na parede permite que o rack seja bem estreito ou até que você não o use. Um rack ou prateleira abaixo da tv pode ser usada como banco e guardar puffs ou mesinhas embaixo.

O sofá estreito aumenta o espaço de circulação, que pode prescindir de mesa de centro. Cortinas volumosas ocupam espaço, portanto, em salas pequenas, é preferível as mais leves e menos encorpadas.

As cortinas coloridas ocupam o espaço visual, fazendo o ambiente parecer “mais cheio”. Quando elas vão até o teto o ambiente parece mais alto, o que dá a percepção de que ele é maior e cortinas da mesma cor da parede ou bem claras parecem que nem estão ali.

Como já disse, na área de jantar, em salas pequenas, é ótimo que as cadeiras se encaixem sob a mesa para não ocuparem espaço quando não estão sendo usadas.

Salas pequenas - Como usar melhor o espaço? 2

Esta sala repete algumas ideias anteriores e mostra que: Racks sem pés (aéreos) dão a impressão de mais espaço e, sendo estreitos, realmente dão mais espaço livre. E se você não quer um sofá sem braço, escolha algum que tenha braços estreitos para ter mais espaço útil.

Mesinhas pequenas e leves são fáceis de mover para onde forem necessárias. Por fim, utilizar cores claras na sala pequena também ajuda a dar a sensação de espaço mais amplo.

Salas pequenas - Como usar melhor o espaço? 3

Outra sala que usa algumas das mesmas ideias mostradas acima para usar o espaço da melhor forma possível. Observe fotos de salas pequenas e veja quantas repetem algumas dessas maneiras de usar melhor o espaço!

Isso acontece porque essa ideias realmente funcionam! Então, não esqueça de usar na sua casa e tenha uma sala pequena funcional e eficiente ao máximo!

Gostou das ideias? Quais você usa na sua casa? Tem mais alguma? Comente!

E aproveita, vai lá no PinterestFacebook e no Instagram porque vou colocar mais fotos de ideias para aproveitar bastante a sua sala, ok?

2 COMENTÁRIOS

  1. Camila,
    Nos detalhes é que mora o perigo… rs! Considere sempre a segurança, funcionalidade e facilidade de limpeza. É preciso muito atenção também para a distribuição, priorizando uma boa área livre para circulação e uso (abrir gavetas, puxar cadeira para sentar, etc).
    Sucesso pra vc
    ROsana

  2. Ótimas dicas, amei as imagens com sugestões! Estou planejando a decoração de meu apartamento pequeno, por isso tenho que aprender as melhores estratégias para aproveitar espaço.A sala está sendo o cómodo mais difícil de decorar. Com a ajuda de um aplicativo (Planner 5D) escanei a sala e me deu algumas ideias de decoração, mas agora estou tentando aprender um pouco mais sobre detalhes para completar o planejamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui