Continuando a falar sobre Plantas para dentro de casa – A Avenca (Adiantum raddianum) é natural de climas tropicais e subtropicais “prima” das samambaias, logo, adora calor, sombra e umidade.

Plantas para dentro de casa – A Avenca

Plantas para dentro de casa – A Avenca

Uma planta delicada e com aparência sofisticada, tem folhas finas e pequenas que formam um belo leque de um verde vibrante que não passa desapercebido. E ela é também daquele grupo que purifica o ar, sendo ótima para interiores.

A Avenca tem pequeno porte (40 a 50 cm de altura) mas há algumas espécies como o Avencão (Adiantum peruvianum) que tem as folhas e altura maiores.

avenca - planta para dentro de casa

Mesmo gostando de sombra, é preciso que ela fique em ambientes iluminados: Perto de janelas onde não incida luz solar direta ou protegidas por cortinas bem leves. Evite também correntes de vento e mantenha distância do ar-condicionado, que diminui a umidade dos ambientes.

Plante a sua muda em vasos definitivos (ela não gosta de mudanças) bem drenados, com uma camada de argila expandida e substrato rico em matéria orgânica. Uma boa mistura é terra, humos de minhoca e um pouco de areia para drenar o excesso de água. Você pode acrescentar fibra de coco na mistura para aumentar o tempo de umidade do solo.

planta avenca na varanda

A Avenca pode ser plantada em vasos de fibra de coco ou xaxim de palmeira, como as samambaias. Na verdade, como elas, a Avenca não precisa necessariamente de terra para ser manter. Ela pode viver perfeitamente em vasos somente com fibra de coco.

As regas devem ter uma frequência que mantenha o solo um pouco úmido, mas nunca encharcado. Se o ar estiver muito seco, pulverize as folhas com água para evitar seu ressecamento e aumentar a umidade do entorno. É disso que ela precisa para crescer bem e sem doenças.

Avenca - planta de interior

Adube de 15 em 15 dias com adubo orgânico ou bokashi, mas não exagere, seguindo o informado nas embalagens. Quando necessário retire ganhos e folhas secas.

Ela se reproduz através dos esporos (são os pequenos pontos marrons/pretos que você vê na parte debaixo das folhas): Eles amadurecem e caem, na terra e daí a algum tempo, em ambiente propício, novas plantas surgem. Você pode raspá-los e tentar plantá-los também.

esporos da avenca

Você pode fazer novas mudas dividindo as touceiras que começarem a crescer com o tempo. Isso é bom para manter a planta no tamanho ideal para o vaso.

Se as folhas começarem a amarelar nas bordas e estiverem secas e caindo, pode ser falta de água ou umidade. Se aparecerem folhas totalmente amarelas, aumente a quantidade de adubo ou a frequência.

avenca planta de interior

A Avenca é uma planta delicada e que se ressente de mudanças bruscas de lugar, temperatura e umidade. Precisa de cuidados e atenção. Não a recomendo para quem gosta mesmo de plantas fáceis de cuidar, que podem ser eventualmente esquecidas. Acesse as Plantas fáceis de cuidar se você preferi-las.

Gostou dessa linda? Tenho certeza que alguém aí lembrou das plantas de sua mãe ou avó! Tal como as samambaias, essas plantas fazem parte da história de infância de muita gente! Aproveita e leia também sobre a Maranta, outra planta de interior muito linda!

avenca no seu habitat

E não se esqueça de dar uma olhada nas nossas redes sociais: Acesse nossos Facebook, Pinterest, Instagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes e interessantes.

E se tem interesse em realizar um projeto ou consultoria de decoração para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected], descreva seus problemas, incômodos  ou ideias para o(s) espaço(s) e, se possível, envie foto(s) do(s) ambiente(s) na luz do dia.

Nós realizamos, on-line, consultoria específica e projetos completos de decoração e também jardinagem, sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui