Com a força das redes sociais, ter criatividade na decoração de bares e restaurantes se tornou mais importante do que sempre foi: Poucos deixam de tirar uma foto de um bar ou restaurante que tem um ambiente instagramável com decoração original. E isso é propaganda gratuita!

decoração de bares e restaurantes - espaços instagramáveis

Criatividade na decoração de bares e restaurantes

Os bares e restaurantes temáticos são estabelecimentos que apostam forte na decoração, toda pensada para dar aos clientes uma experiência inusitada. E com criatividade é possível criar um ambiente temático sem gastar rios de dinheiro.

decoração de bares e restaurantes

Um ambiente de uma das filiais do restaurante temático A Vassoura Quebrada, em São Paulo. Uma decoração similar a essa pode ser usada em um restaurante que nem seja temático, concorda?

A maior preocupação com bares e restaurantes temáticos deve ser com a escolha do tema: É mais certeiro (e convencional) escolher um tema mais genérico (como um país, por exemplo) do que um filme que faz muito sucesso nesse momento e que tem a possibilidade de deixar de ser sucesso futuramente.

É preciso também pensar em direitos autorais e na sua conexão pessoal com o tema. Isso é o que fará você permanecer “ligado” no assunto, se motivando e  trazendo novidades para a ambientação e atendimento.

decoração de bares e restaurantes

Restaurante The House, em Minas Gerais (eleito em 2020 com um dos 10 restaurantes temáticos para se visitar pela Forbes), que deve muito do seu sucesso à importância dada à decoração dos ambientes, mas é claro que a comida, a “vibe”, e o atendimento são o que fazem o cliente voltar.

Já os temas “genéricos” têm menos risco. A “vida útil” pode ser muito maior: Restaurantes italianos existem desde sempre! E usando de criatividade a decoração pode ser simples e mesmo assim, passar o recado.

decoração de bares e restaurantes - economia e criatividade

É claro que, no caso de bares e restaurantes temáticos, além da decoração, todo o atendimento, menu e até roupas dos atendentes deve seguir a mesma linha.

decoração de banheiro em bares e restaurantes criativos - the house mg

Já notou que se a criatividade tem humor funciona muito mais? E um bom lugar para fazer humor é o banheiro (com cuidado, é claro, para não constranger nenhum tipo de público).

decoração em banheiros de bares e restaurantes - letreiros

Para você ter uma ideia, a foto da esquerda, acima, é uma das mais visitadas e comentadas (em todas as línguas que você imaginar) no perfil do Simplesdecoracao no Pinterest!

decoração criativa em bares e restaurantes

A pintura mostra, simbolicamente, o nome ou produto. No banheiro, um vaso sanitário no teto é a “luminária”.

Mesmo que seu restaurante ou bar não seja temático é importante atualmente, ter ao menos um espaço que seja instagramável. Melhor ainda se tiver mais que um.

E isso pode ser feito com elementos originais de decoração, seja usando revestimentos, plantas, iluminação, pinturas, painéis, palavras em neon, papéis de parede, desenhos, cores, objetos ou peças inusitadas. As possibilidades são muitas. Os exemplos abaixo mostram isso:

decoração criativa em bares e restaurantes

Barris de chopp no teto (uma área muito usada hoje para chamar a atenção) e bowls decorando as paredes (pode-se usar cestos, panelas, talheres – evite facas –, saleiros, formas de bolo, etc.).

decoração criativa e econômica em bares e restaurantes

O formato da mesa chama a atenção e ainda cria uma boa área de circulação. A luminária é feita com xícaras no café (pode-se usar copos, garrafas, cestos, canos de pvc, escorredores, etc.).

decoração criativa em bares e restaurantes

No teto, muitos cestos grandes (pode-se usar guarda-chuvas, luminárias de formatos diferentes, lanternas japonesas, etc.). Canos de pvc terminados com lâmpadas e plantas nas paredes. Um efeito maravilhoso com economia.

Decoração criativa em bares e restaurantes

Um painel amadeirado na entrada cria um visual bem diferente! E na foto abaixo, as paredes foram revestidas com canos de pvc em laranja (a cor que dá fome em um monte de gente!)

decoração criativa em bares e restaurantes

O colorido do restaurante com temática oriental é ousada e atual e o diferencia bastante do usual. E abaixo, uma bicicleta dá o recado saudável do estabelecimento.

decoração de bares e restaurantes - plantas

Hoje, plantas são praticamente uma obrigação na decoração de bares e restaurantes. O importante é conseguir o máximo de efeito com o mínimo de trabalho:

Se seu estabelecimento tem alguma luz natural, use plantas de sombra ou meia sombra (neste caso, se a luminosidade for muito boa).

Plantas de Sol só devem ser usadas em áreas que recebam ao menos 5 horas de Sol direto por dia. Ou se você tiver tempo para levar, ao menos semanalmente, as plantas para “pegar um solzinho direto”. Mesmo assim, é provável que elas não fiquem bonitas.

Evite colocar as plantas em locais onde será complicado cuidar delas (regas e adubagem). Se o ambiente não possui luminosidade alguma, compre as melhores plantas artificiais que você puder. Ou não tenha plantas.

Enfim, a decoração de bares e restaurantes é um diferencial que não deve ser subestimado, principalmente nesses tempos de grande interesse no que “fica bem na foto”, mas o que faz um cliente fidelizar é sempre o bom atendimento, boa comida e também o conforto, que tem tudo a ver com um bom planejamento do espaço.

Tem dúvidas para decorar seu bar ou restaurante? Conversa com a gente!   Comente abaixo que entraremos em contato com você! Ou escreva para [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui