Seja qual for a resposta a esta questão – O que você prefere? Salas em cores quentes ou cores frias? – dificilmente alguém exige só cores quentes ou só cores frias em um ambiente. E isso é bom, porque a mistura de contrastes é uma das coisas que mais enriquece uma decoração.

É natural preferir uma coisa ou outra, mas o resultado na decoração de nossas casas é, praticamente sempre, uma mistura das duas temperaturas de cor. Mas seu gosto vai decidir qual delas  terá em maior quantidade.

Salas em cores quentes ou cores frias?

Sala em cores frias

sala-de-estar-em-tons-frios Salas em cores quentes ou cores frias

Para quem gosta muito de cores frias e neutralidade, essa área de estar na sala, com paredes em cinza um pouco azulado, além do branco e preto, vai agradar.

O interessante nessa sala é que a área de jantar é predominante quente devido à madeira dos móveis e piso. A impressão é de uma divisória invisível entre o estar e o jantar.

Obs.: O branco e o preto puros são cores neutras em termos de temperatura de cor e quem gosta de ambientes usando só estas 2 cores, na verdade, gosta de tons realmente neutros – nem quentes, nem frios. Eu diria que essa pessoa não gosta de cores na decoração e só acredito que existem pessoas assim porque já encontrei algumas. rs!

sala-em-tons-frios-e-madeira

A disposição das cores dessa sala predominantemente em cores frias é mais equilibrada. Isso porque os tons quentes estão espalhados pelo ambiente, diferentemente do ambiente anterior.

sala-em-tons-frios-branco-e-azul

Arrisco-me a dizer que essa sala agrada a maioria das pessoas, quer gostem mais de cores quentes ou frias: Branco e azul é uma dupla quase invencível na decoração. O azul, cor fria, é o destaque.

Mas os toques quentes nos objetos em madeira, quadro, tijolinho (mesmo branco) e no off white das outras paredes ajudam a dar a sensação de aconchego que a sala propicia. As estampas também ajudam a “aquecer” a sala, percebe?

/sala-em-tons-frios-aconchegante

A sensação de aconchego, que é mais fácil de conseguir com tons quentes, também é possível com os tons frios. A sala acima também demonstra isso: O revestimento da parede da TV, a madeira, o cobre, a cestaria, os beges, as estampas e texturas, o piso e as plantas mudam tudo!

Sala em cores quentes

sala-em-tons-quentes-monocromatica

E essa sala toda neutra em tons quentes? Ela é praticamente monocromática, uma escolha de cores ótima para quem quer neutros, pouca cor e aconchego também. Para mais é só caprichar nas texturas.

sala-em-tons-quentes-terrosos-amarelados

Outra coisa que você pode fazer para dar mais vida e aconchego é aumentar o contraste, expandindo a variação de claros e escuros e/ou aplicando tons mais vivos.

sala-em-cores-quentes-sofa-rosa

Tons quentes e delicados no cantinho da sala. Um charme romântico. O verde das plantas é essencial para contrastar com harmonia.

sala-em-tons-quentes-terrosos

As vezes, quem gosta de tons quentes quer uma caverna “masculina” mas acolhedora. A sala acima traz essa sensação com as paredes em tons terrosos quentes e mais escuros. O equilíbrio é conseguido com a parede e o sofá em cinza.

Salas equilibradas em temperaturas

Sala-equilibrada-na-temperatura-de-cor

E você pode pensar: Nossa, mas essa sala exagerada é equilibrada? Em termos de temperatura de cor, eu diria que esse cantinho que vemos sim é equilibrado: Tem quantidades de cores quentes e frias praticamente iguais. E a sala abaixo também.

sala-equilibrada-em-tons-quentes-e-frios

Enfim, veja que as salas que selecionei são compostas em grande parte, por cores chamadas neutras e elas podem ser quentes ou frias, dependendo se tem em sua composição cores quentes ou frias.

Além disso, equilibrar tons quentes e frios é uma boa forma de criar harmonia. E, seja com tons quentes ou tons frios, é sempre possível criar “climas” de todos os tipos: Aconchegantes, refrescantes, melancólicos, alegres, etc. Sua opção de cores permite que você expresse qualquer coisa que pertença a sua personalidade.

E não se esqueça de dar uma olhada nas nossas redes sociais: Acesse nossos FacebookPinterestInstagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes e interessantes.

E se tem interesse em realizar um projeto ou consultoria de decoração para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected], descreva seus problemas, incômodos  ou ideias para o(s) espaço(s) e, se possível, envie foto(s) do(s) ambiente(s) na luz do dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui