Dizer que o bege voltou é um pouco de exagero – porque ele nunca foi embora: bege é atemporal!– mas considerando que o cinza esteve imperando em todas as paredes e fachadas, é um prazer ver tantas paletas de terrosos usando beges.
Um belo banheiro da CasaCor 2024 todo trabalhado em beges tendendo para o amarelo (paredes) e para o rosa (bancada e cubas)
As cores em geral podem se tornar mais quentes ou mais frias dependendo da mistura de cores que as produziram. Abaixo, veja esses azuis, amarelos e verdes:
Na esquerda, as cores que coloquei tem mais cores quentes na mistura e na direita, a mistura tem mais cores frias. A tendência é que a gente se sinta mais “acolhido” quando o ambiente tem mais cores quentes e que sinta mais “frieza” ou “refrescância” em ambientes com mais cores frias.
Com o bege acontece o mesmo: Um bege em geral tende para uma cor (ou como se diz tecnicamente, tem um subtom) e é muito importante observar que cor é essa para conseguir ter uma paleta harmoniosa. Uma coisa que facilita o encontro de harmonia em um ambiente onde existam diversos itens em bege é que todos eles tenham o mesmo subtom ou subtons de mesma temperatura Veja sobre os subtons aqui.
Outro detalhe de um ambiente da CasaCor 2024 usando na parede um lindo bege tendendo para o amarelo, saturando para quase dourado (paredes) e o bege tendendo para o rosa no tapete
Os beges que tendem para as cores quentes ficam bem com muitas cores quentes por harmonia e também com muitos verdes e azuis, por contraste. Beges são neutros, combinam com quase tudo!
Nessa sala todos os beges (paredes, tapete, sofá) parecem tender para o amarelo/laranja. Atenção que estou analisando fotos e estas podem ser bem diferentes da realidade.
Esses beges quentes, sejam mais claros ou escuros, aquecem os ambientes e trazem a sensação de aconchego.
Essa sensação é fortalecida e, ao mesmo tempo, delicada, quando compomos a paleta com terrosos atenuados marrons e dourados.
Com marrons ou alaranjados mais saturados o aconchego permanece, mas é acrescentada uma vivacidade um tanto sensual e mais alegre.
Já os beges que tendem para cores frias, como parece ser o caso do tapete acima que tende um pouco para o verde, “refrescam” os ambientes.
Uma interessante junção de um bege que parece tender para o verde (o mais escuro) com outro mais quente, nas paredes e sofá, combinando com os terrosos quentes e saturados das almofadas e mantas.
Neste lavabo, uma bela mistura do bege com o cinza. Esta paleta é naturalmente sofisticada. Mesmo assim, é sempre importante avaliar as cores e seus subtons no ambiente. Os neutros são muito sensíveis à iluminação e as demais cores do ambiente.
O escritório com as paredes em marrom também fica sofisticado com o bege do tapete e cortinas. Parece uma paleta quase monocromática, o que ocasiona uma sensação de unidade, coesão.
Repare como o metal rosado e a madeira do manequim combinam harmoniosamente. Os itens em preto criam um contraste bem-vindo.
Até o cimento queimado está sendo usado em tons de bege, você já viu? Realmente é um retorno. Afinal, com tanto uso de cores terrosas, é natural que o bege seja chamado para compor os ambientes.
Os beges frios equilibram a temperatura nesse lavabo todo revestido em tom de madeira quente. Esse equilíbro é importante para haver um “respiro em um ambiente pequeno.
O lavabo acima tem revestimento na cor conhecida como taupe, uma mistura de cinza com bege. É possível que comecemos a ver mais ambientes usando essa cor nos sites de decoração.
E você? Percebeu que o bege está voltando? Gostou ou não dessa notícia? Comente, compartilhe!
E não deixe de dar uma olhada nas redes sociais do SimplesDecoracao: Acesse nossos Facebook, Pinterest, Instagram e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes e interessantes.
Caso tenha interesse em realizar projeto ou consultoria de decoração para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected], descreva seus problemas, incômodos ou ideias para o(s) espaço(s) e, se possível, envie foto(s) do(s) ambiente(s) na luz do dia. |Realizamos, on-line, consultoria específica e projetos completos de decoração e jardinagem, sempre respeitando o seu gosto, orçamento e suas necessidades.
Ana,
Bege e cinza são os básicos essenciais, não é mesmo? E eu estava meio cansada de cinza, cinza, cinza! Então, estou adorando essa volta!
Beijos
Rosana
Os ambientes lindíssimos. Como vc disse o bege é um clássico e muito bom seu retorno!