Já falei sobre pontos focais na decoração, mas faz muito tempo e esse é um assunto da maior importância. São os pontos focais uma das técnicas que mais valorizam a decoração. E por que é assim? Vem ver!

Como criar pontos focais na decoração?

Pontos focais são os locais ou objetos para onde nosso olhar é atraído assim que entramos em um ambiente ou, em um grande ambiente, quando nos voltamos para alguma nova direção ao caminharmos por ele, como em um jardim, por exemplo.

Mesmo uma sala pequena pode ter, com algum cuidado, mais que um ponto focal, mas o principal ponto focal será o lugar que está de frente para a porta de entrada.

Este ponto focal principal não pode faltar porque é ele quem dá a primeira impressão da casa e, além disso, direciona para onde vai o olhar – como o ambiente será visto.

Sem um ponto focal nosso olhar fica sem direção e a sensação é de bagunça, desarmonia. Observe:

sala-sem-ponto-focal

Esta sala não tem um ponto focal: Nosso olhar fica perdido em meio a tantos quadros nas paredes e a estante na lateral não funciona como ponto focal porque a “bagunça” dos quadros divide muito a atenção com ela, concorda? E como se resolve isso, meu Deus?

Há muitas opções, mas como a sala tem uma distribuição simétrica dos móveis, enfatizar o centro da parede à frente é o mais fácil e isso pode ser feito modificando a galeria de quadros:

pontos-focais-na-decoração

É preciso diminuir a quantidade de quadros para criamos um “respiro”, isso é, um espaço vazio, onde podemos centralizar um quadro, ou conjunto deles ou uma escultura, mas que se harmonize com a sala.

Quando há uma “briga” com muitos pontos de interesse fortes em um ambiente, principalmente sendo pequeno, a sensação que temos é de bagunça.

sala-de-estar-com-tons-terrosos

Nesta sala a entrada se encontra onde a foto foi tirada. O lugar mais fácil para o ponto focal é a parede em frente.

O quadro centralizado nela se harmoniza com a sala: Repare como as cores dele estão em todo o ambiente e como o fundo branco o enfatiza e diminui o peso da cor da parede.

Observe, abaixo, o que acontece quando trocamos esse quadro por um que não se harmoniza com o ambiente:

pontos focais na decoração da sala

Na esquerda, o quadro continua sendo o ponto focal, mas causa um estranhamento, principalmente porque os azuis e cinzas não existem na sala.

Não é necessário que todas as cores do quadro estejam no ambiente – apenas algumas são o bastante: Na direita, o quadro tem o bege dos móveis e o verde das plantas e a pequena área em azul não prejudica a harmonia e é interessante a profundidade que ele oferece.

Esses exemplos mostram o quando é importante escolher bem os itens que comporão o seu ponto focal.

sala-de-estar-com-linda-vista

O mais belo ponto focal na sala acima é a paisagem, concorda? Portanto, o ideal é deixá-lo brilhar evitando qualquer coisa que prejudique a vista: Móveis baixos e discretos são a escolha perfeita.

Mas repare que temos uma porta à esquerda. Por isso, os quadros acima do sofá funcionam como um ponto focal secundário para quem entra no ambiente por essa porta e preenchem a grande parede.

E quando o espaço é grande?

ala-de-estar-e-jantar-com-serralheria

A entrada principal dessa sala espaçosa é onde a foto foi tirada e veja que há 2 pontos focais (talvez 3 porque provavelmente na frente do sofá deve haver um painel com a tv): A estante e a área da mesa de jantar.

Os 2 pontos focais funcionam bem porque estão distantes o bastante, usam os mesmos materiais e cores e estão em um ambiente monocromático neutro em tons de cinza. Em uma área pequena ou muito colorida não funcionariam tão bem.

Com que podemos criar pontos focais, além de quadros?

Quadros, únicos ou em galeria, com ou sem outros objetos, são ótimos e fáceis de usar como pontos focais na decoração. Mas não só com eles é possível. A foto anterior é um exemplo. Mas vamos ver mais:

pontos-focais-na-decoração-iluminação

Belos pendentes. Veja que os pendentes chamam a atenção por seu formato e cor que contrasta com as cores claras da sala.

Com a iluminação é fácil criar pontos focais na decoração. Mesmo quando não acesos, esses pontos podem ser enfatizados, seja pela posição ou pelo design das luminárias usadas.

pontos-focais-na-decoração-sala-e-quarto

Um painel ou papel de parede impactante ou a parede e/ou cabeceira no quarto podem ser pontos focais na decoração.

pontos-focais-na-decoração-jardim

Uma árvore no jardim. Um canteiro central. Jardins sem pontos focais também podem ser uma bagunça visual. É preciso atenção no planejamento.

quarto-de-crianca-colorido

Em quartos infantis é natural querer enfatizar cada pedacinho do ambiente, mas, sem cuidado, pode haver uma sobrecarga de pontos de interesse:

No quarto acima, o que salva é a neutralidade do branco que permite que a cama seja o ponto focal, apesar do espelho e do balanço que têm potencial para serem pontos focais na decoração.

pontos-focais-na-decoração-iluminação-do-jardim

Algumas árvores iluminadas no jardim se tornam pontos focais. Mas de forma alguma em excesso: Escolha as mais bonitas ou as que estão em um local privilegiado.

Um exemplo pessoal de pontos focais na decoração

Na minha casa criei 3 pontos focais na área social: Ao entrar você vê isso:

ponto-focal-na-minha-sala

A parede da TV é o ponto focal principal. Mas se você vai para o corredor que leva aos quartos (na direita):

/ponto-focal-no-corredor

Dá de cara com a parede do fundo do corredor, com a mesma cor “discreta” (rs!) e esses espelhos como decoração. E quando você volta para a sala:

ponto-focal-na-minha-sala

Encontra mais esse ponto focal que separa visualmente a área de jantar da área de estar

Estas fotos mostram que, mesmo em uma casa pequena como a minha, é possível criar pontos focais que geram interesse e sem exagerar (a não ser na cor, para muitos, mas eu adoro cor!!).

Já pintei minha casa de inúmeras cores, mas como essa é uma cor quente e viva escolhi esses pontos para usá-la e deixei as demais paredes em branco e algumas em bege, para compensar.).

Espero que este post deixe claro para você a importância dos pontos focais e que tenha dado muita inspiração para criá-los na sua casa!

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui