Em geral, não se dá muita importância para os puxadores para cozinha: As pessoas escolhem de última hora e decidem pela estética somente. Esses são 2 erros que podem causar problemas!

A importância dos puxadores para cozinha

Escolher os puxadores para cozinha de última hora pode fazer com que haja retrabalho e gasto: Muitos tipos de puxador exigem que a marcenaria das portas seja modificada. Veja só:

tipos-de-puxadores-cava-mudancas-no-movel

Nesse desenho temos algumas variações do puxador tipo cava. A área chanfrada (com riscos diagonais) é o móvel, a marcenaria, e a área em branco é o tampo (que pode ser granito, quartzo etc.).  Veja como tudo muda na marcenaria da porta se você resolver mudar para outra variação depois que o marceneiro já iniciou a confecção da sua porta com a inicialmente escolhida!

escolher somente pela “beleza” os puxadores para cozinha, pode acarretar:

Hematomas

Quando, em uma cozinha estreita você resolve colocar um puxador que fica “para fora do móvel”:

puxador de alça - puxadores para cozinha

Puxadores de cozinha externos do tipo haste ou alça, como o acima, funcionam mal em cozinhas estreitas: Você pode machucar suas pernas ou rasgar suas roupas quando a cozinha é estreita.

PUXADOR PERFIL externo

Mesmo puxadores de cozinha mais discretos como esse, do tipo perfil de alumínio, podem causar acidentes em cozinhas estreitas.

Desconforto e desgaste (e gasto) rápidos das ferragens:

puxador ponto

 Imagine que você resolve colocar um puxador do tipo ponto, como o acima, em uma porta grande ou, pior, em uma grande e pesada gaveta? Ou até se escolhe colocar esse tipo de puxador no centro de uma porta e não no lado contrário à dobradiça, por que achou mais bonito?

Será preciso um grande esforço para movimentar a porta ou gaveta e, se você conseguir, vai danificar a dobradiça e, talvez, o puxador. Isso é desconforto e gasto desnecessários devido a uma escolha errada.

Gasto desnecessário ou que pode ser diminuído

A escolha do dos puxadores para cozinha pode aumentar, desnecessariamente, o valor total do seu projeto de marcenaria.

puxadores-cava-com-formatos-diferentes

Você sabia que escolher entre esses 2 tipos de puxadores do tipo cava pode fazer diferença no valor final dos seus móveis de cozinha? Observando bem, é fácil imaginar que o trabalho executado no puxador da primeira foto é maior que o da segunda, que é somente um corte em 45 graus.

Além disso, é bastante provável que seja necessária uma maior espessura da porta para realizar a primeira opção. Isso é custo e vai impactar o orçamento do seu móvel.

A segunda opção é o puxador cava 45 graus, que, pode ser feita na parte superior ou inferior das gavetas e portas, dependendo da sua posição. Além de pesar menos no bolso, é mais fácil de limpar.

Aumento da necessidade de limpeza

Qualquer ponto, na sua cozinha, que pode acumular gordura e poeira vai acumular. Todos sabemos disso. E sabemos também que quanto mais “apertado” o espaço onde a sujeira se acumula, mais difícil é manter limpo. Então, pensa comigo: Onde é mais fácil acumular sujeira e mais difícil de limpar, considerando as escolhas abaixo:

limpeza-de-puxadores

Sim, os 2 puxadores precisam de limpeza mais ou menos constante, mas concorda que o primeiro é bem mais difícil de manter limpo? Além disso, com ele, seu móvel vai ficar bem mais caro…

É claro que a beleza importa e se seu objetivo é uma cozinha minimalista, por exemplo, a segunda opção não é o que você deseja. Mas, como você já viu nesse post, há opções de puxadores tipo cava que permitem maior facilidade na limpeza. Escolha bem!

Encontre o puxador ideal para sua cozinha

Podemos dividir os puxadores entre embutidos e externos, sendo os embutidos aqueles que não se projetam para fora.

A quantidade de modelos de puxadores para cozinha é enorme e com atenção e cuidado, pensando no dia a dia de uma cozinha, que é uma área de trabalho que exige muito movimento, com certeza você encontrará o puxador ideal para sua cozinha e seu bolso.

Puxadores para cozinha são encontrados também em inúmeros materiais (como madeira, metal, plástico, cerâmica,  etc. e os elaborados no próprio MDF) além de combinações deles, como o cava com perfil, por exemplo:

perfil-cava-com-perfil-de-aluminio

Ele é mais discreto (e mais caro) que os mais antigos puxadores somente com perfis em alumínio (ou moldura), que tem, em geral, preço mais acessível:

puxadores-de-perfil-de-aluminio

Acima, tipos mais populares e os mais novos de puxadores com perfil de alumínio (acima, embutidos, abaixo, externos). Eles não exigem cortes diferentes no MDF, por isso são mais fáceis de executar e instalar, tornando-os mais acessíveis, em geral.

Os das fotos debaixo são mais discretos, mas, por serem externos, tendo essa alça que avança para a frente do móvel, é melhor evitar em cozinhas estreitas.  

Entre os embutidos usando o próprio MDF, uma ótima opção para armários superiores em estilos mais discretos e minimalistas é o chamado porta passante ou passante:

puxador-PORTA-PASSANTe

Ele é praticamente invisível visto de frente, tem execução mais simples e o custo é menor que os com cavas elaboradas.

puxador passante em armário de cozinha

Temos também os embutidos conseguidos com recorte ou rebaixo no MDF, tendo ou não materiais diferentes: Na última foto abaixo o MDF foi rebaixado e no rebaixo foi colocado um acessório de outro material.

puxadores embutidos

 Há ainda os puxadores externos mais conhecidos como os tipo: alça, ponto ou botão e concha.

E quase esqueci do embutido tipo clic (ou fecho toque), que usa um mecanismo de pressão para fechar ou abrir a porta ou gaveta com um pequeno empurrão. Em cozinhas estreitas pode-se encostar na porta/gaveta sem querer, gerando desconforto. Caso o escolha, prefira os de alta qualidade para garantir que seu tempo de vida seja grande.

/puxadores-externos-e-clic

Não esqueça que é preciso analisar se o estilo de decoração da sua cozinha combina com o estilo do puxador: Puxadores tipo concha, por exemplo, devido ao seu estilo colonial ou industrial, provavelmente não cairão bem em uma cozinha no estilo minimalista.

E veja que você pode usar puxadores para cozinha diferentes na mesma cozinha: Eles precisam combinar esteticamente e serem funcionais: Na cozinha verde acima, o puxador do tipo alça é bem melhor para abrir uma gaveta que o tipo ponto que abre bem a porta do armário superior.

Enfim, a escolha de puxadores para cozinha necessita além da questão estética, da observação da funcionalidade, ergonomia, qualidade, durabilidade e orçamento. Não menospreze a importância desses acessórios!

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui