Em geral, nossa cozinha é pequena demais para guardarmos tudo que precisamos. Por isso, dei uma olhada pela internet e selecionei 20 ideias de como organizar os armários da cozinha, guardando o máximo no menor espaço e acrescentei algumas dicas para você evitar ciladas e problemas.
Como organizar os armários da cozinha
De início, sempre observe o mais importante ao escolher como organizar os armários da cozinha e pense em guardar as coisas da forma mais funcional e saudável:
- O mais importante: É imprescindível considerar tudo que deve ser guardado antes de começar e se desfazer do que não é realmente necessário ou usado. Para que criar espaço para o que não é usado?
- Setorize as áreas da cozinha de acordo com o fluxo de trabalho. Você vai economizar muita energia!
- Mantenha à mão o que você usa todo dia: Copos, pratos e talheres de uso diário, panelas, eletrodomésticos e acessórios mais usados (panos de prato, lixeira, liquidificador, microondas, airfryer, torradeira, processador etc.: escolha de acordo com a frequência de uso o que vai ficar mais à mão.)
- Se tiver crianças, evite deixar produtos, eletros ou acessórios que possam causar acidentes em locais que eles possam acessar: Facas, vidros, equipamentos que possam cair sobre eles ou ser usados de forma perigosa por eles, além de produtos tóxicos.
- Produtos de limpeza ao alcance de crianças devem ser guardados em locais com algum meio que impeça que elas os acessem. Atenção também com móveis soltos, altos e fáceis de escalar.
- Lixeiras e seus recipientes devem ser mantidos limpos e higienizados com frequência. Evite lixeiras sobre a bancada, mesmo embutidas. Não misture nunca produtos de limpeza com produtos usados na alimentação.
- Separe bem o que está limpo do que está sujo ou pode contaminar: Tábuas de carne, panos de prato e pia etc.
- Prateleiras embaixo da cuba são boas para organizar os armários da cozinha, mas devem ser pensadas e usadas com cuidado. Essas, a venda na Amazon, e alguns tem, como estes, a facilidade de se adequar ao encanamento.
- A área embaixo da cuba pode guardar panelas, que devem ser lavadas antes do uso. Alimentos nessa área devem ser evitados, mas se não houver jeito, mantenha-os em recipientes hermeticamente fechados e observe com mais atenção a limpeza e possibilidade de vazamento de água.
- Evite deixar alimentos dentro de suas embalagens depois de abertos. Para arroz, feijão, café, açúcar, farinha etc. utilize sacos fechados tipo zip ou recipientes que possam ser bem fechados.
- Copos de uso diário, devem ficar próximos da geladeira, acessórios e condimentos de preparo de alimentos próximos de onde você prepara a comida (veja aqui os cuidados com condimentos).
- Uma solução para o abaixa-levanta nos armários inferiores: ao invés de prateleiras use gavetas, que ajudam a organizar a área e permitem ótima visualização do interior. Mas o custo também aumenta.
- Respeite ao máximo o triangulo de trabalho formado por geladeira-bancada-cuba-bancada-fogão). Isso vai diminuir seu desgaste quando estiver trabalhando na cozinha.
- Pense em usar as paredes, prateleiras retráteis, gavetas deslizantes e escadinhas para, se necessário, alcançar o alto com segurança e evitar se abaixar inúmeras vezes na cozinha ou ter dificuldade em acessar.
- É normal, nos projetos, “sobrarem” pequenos espaços que dão boas ideias de como organizar os armários da cozinha: Coloque cabideiro para panos de prato, potes de condimentos e tábuas de carnes e legumes – neste caso, guarde-as sempre limpas e higienizadas.
- Na reforma ou construção, escolha puxadores que facilitem o acesso ao interior dos armários. Evite puxadores expostos em cozinhas estreitas.
- Caixas e aramados são uma boa ideia para organizar gavetas, mas use os de material de boa qualidade (principalmente para evitar ferrugem) e fáceis de limpar.
- Os pequenos espaços livres e verticalmente altos, dão ideias de como organizar os armários da cozinha: Coloque neles tábuas de passar, escadas, vassouras etc. Só tenha cuidado para manter a área livre necessária para o bom funcionamento de máquinas de lavar e geladeiras.
- O local para a despensa pode ser mais distante da área de trabalho. Havendo lava-louças ela dele estar próxima à cuba.
- Ser destro ou canhoto faz diferença nas soluções para melhorar o acesso das coisas dentro da cozinha. Não se esqueça dessa característica.
Uma cozinha típica – pensada para destros – que dificulta um pouco a vida dos canhotos.
- Se a pessoa que mais trabalha na cozinha é canhota, ouça-a para tentar ajudar na adequação da cozinha e seus utensílios (existem facas, tesouras e abridores de lata para canhotos, assim como torneiras para ambidestros). Na verdade, a própria organização do layout da cozinha, assim como o posicionamento de talheres e copos em uma mesa são feitos para destros e torna a vida dos canhotos um pouco mais complicada.
- Prateleiras e móveis retráteis facilitam o manuseio de equipamentos, como a air fryer embutida e “expandem” o espaço útil.
- Outra das ideias de como organizar os armários da cozinha é usar áreas bem estreitas nas paredes ou laterais de armários que parecem não caber nada, mas cabem muita coisa, viu?
Essa foto é complicada de entender, mas trata-se do uso de uma pequena parte da largura da cozinha para colocar produtos de limpeza e vassouras em uma prateleira que é presa na parede, ocupando um mínimo de espaço quando fechada. A parte superior ainda pode (ou não) ser usada como uma prateira de apoio para pequenos objetos.
- Uma ideia a ser pensada com cuidado é o uso das portas dos armários para pendurar objetos diversos: A estrutura da porta deve ser forte e há que se pensar se vale a pena o espaço perdido no armário, além da facilidade no acesso.
- Cozinha para cadeirantes tem diversas necessidades diferentes. Se esse for o seu caso, leia este post com muita coisa sobre acessibilidade. Como organizar os armários da cozinha do cadeirante vai depender das condições de acesso que o cadeirante possua.
Obs:Esta postagem contém links afiliados para sua conveniência. Isso ajuda a manter meu trabalho sem nenhum custo extra para você caso compre ou não. Obrigado por seu apoio!


















