5a. Década

Voltar para Clássicos do Design

Ir para 1950

1940

Designers :Charles (1907-1978) e Ray Eames (1912-1988) – Designers americanos que ficaram famosos após seu casamento, em 1941. Juntos fizeram grandes contribuições nos campos da arquitetura, design industrial, de móveis e gráfico. Influenciaram tanto o período que este passou a ser chamado a Era Eames. Charles nasceu no Missouri e aprendeu arquitetura, design e engenharia trabalhando desde os 14 anos na Laclede Steel Company. Estudou arquitetura na Washington University em St. Louis, que abandonou, não sem antes conhecer sua primeira mulher Catherine Woermann. Apos deixar a faculdade, se uniu a Charles Gray e depois a Walter Pauley. Em 1938 se mudou para o Michigan e estudou arquitetura na Cranbrook Academy of Art, se tornando chefe do departamento de design industrial. Ele e Eero Saarinen, como estudantes ainda ganharam uma competição no New York’s Museum of Modern Art. Se divorciou em 1941 e casou logo depois com a colega Ray Kaiser, nascida na Califórnia. Se mudaram para lá, onde trabalharam e viveram o resto de suas vidas. Desenharam sua casa como parte de um estudo de caso para a Arts & Architecture magazine (Eames House).

CharlesAndRay Eames

    Designers :Charles Eames & Eero Saarinen

organic e Lachaise

Designer:Eero Saarinen – (1910-1961) – Chegou aos EUA em  1923 com 13 anos. Estudou escultura e design de móveis na Cranbrook Academy of Art,onde se tornou amigo de Charles e Ray Eames e Florence Knoll. Ele estudou mais tarde arquitetura, serviu ao exército e depois abriu sua própria firma de arquitetura. Se tornou famoso por muitos móveis, como a lounge chair com ottomano Grasshopper, de 1948 e  a Wonb Chair com ottomano (1948)

saarinen

Designer:Hans Wegner (1914-2007) – Foi um designer de móveis dinamarquês com renome mundial . Sua alta qualidade e trabalho pensativo, junto com um esforço concentrado de vários de seus fabricantes, contribuíram para a popularidade internacional de meados do século. Seu estilo é freqüentemente descrito como funcionalidade orgânica, uma escola  modernista com ênfase na funcionalidade. Esta escola de pensamento surgiu principalmente nos países escandinavos, com contribuições de Poul Henningsen, Alvar Aalto e Arne Jacobsen. Em sua vida ele projetou mais de 500 cadeiras , mais de 100 dos quais foram colocadas em produção em massa e muitas dos quais se tornaram ícones do design.  (http://www.casashopdecor.com.br/designers/hans-wegner.html) . Foi treinado como um marceneiro antes de participar da Escola de Copenhague de Artes e Ofícios, onde mais tarde lecionou (1946-1953). De 1938 a 1942, trabalhou como designer de móveis com Arne Jacobsen e Erik Moller. Em 1943, ele montou seu próprio escritório em Gentofte e colaborou com Borge Mogensen na concepção de um apartamento mostrado na Exposição de 1946 “Marceneiros em Copenhague“. Ao longo da sua longa carreira, ele projetou móveis para Johannes Hansen e Hansen Fritz.  (http://www.essenciamoveis.com.br/hansjwegner)

Veja também: http://casa.abril.com.br/materia/hans-wegner-desenha-centenas-de-moveis-resistentes-a-passagem-do-tempo

HansWegner1

Designer: Isamu Noguchi (19041988) – Nascido em Los Angeles, em 1904, de mãe escritora americana e pai poeta japonês. Foi um artista (pintor, escultor)  e arquiteto paisagista japonês americano por 60 anos, a partir da década de 1920.Conhecido por suas esculturas e obras públicas, Noguchi também projetou cenários,várias lâmpadas e peças de mobília produzidas em massa, algumas das quais ainda são fabricadas e vendidas.Em 1947,  iniciou uma colaboração com a Herman Miller , quando se juntou a George Nelson , Paul László Charles Eames para produzir um catálogo contendo o que é considerado o mais influente conjunto de móveis modernos já produzidos, incluindo a  Mesa Noguchi,  em produção até hoje.

noguchi5

Designer:Jens Risom  Foi um dos primeiros a introduzir o design escandinavo nos EUA. Em 1941, uniu-se com  Hans Knoll e criou esta cadeira que entraria para galeria antológica do design mundial: a cadeira Risom, feita de carvalho ou nogueira, ela possui o assento de tiras de algodão ou nylon. Ela também possui uma versão poltrona com ou sem braços. O designer criou 3 mesas e uma banqueta para usar em conjunto com a cadeira. As mesas em formas distintas porém com o mesmo pés palitos, são encontradas na versões com tampo quadrado, redondo ou no formato de ameba. A banqueta utilizada como descanso para pernas usa mesma trama de tiras. Todas esses itens são produzidos ainda hoje pela Knoll.  (http://designinnova.blogspot.com.br/2011/10/os-70-anos-da-cadeira-risom.html)

jens-risom3

Voltar para Clássicos do Design

Ir para 1950