10a.Década

Voltar para Clássicos do Design

1990

Designer :Aida Boal – (1929 –  ) – Arquiteta, formada na Faculdade Nacional de Arquitetura do RJ, responsável pela restauração do prédio da Faculdade Cândido Mendes, no RJ, desenha também móveis e luminárias compativeis com a sua arquitetura moderna. A partir de 1990 estes móveis foram vendidos na loja HUM, do Arquiteto Sérgio Sezefredo. Nesta loja fez uma mostra individual em 1992. Projetou 16 modelos de cadeiras, todas com nomes de amigos (Augusto, Angela, Cecília, etc) e feitas de madeira maciça ( jacarandá e imbúia). Em 2010, na Morar Mais por Menos de SP relançou suas cadeiras JOÃO CARLOS, ANGELA e AUGUSTA. Aida é também  escultora.

aida_boal

CadeiraJoaoCarlosAidaboal1990

Designer : Antonio Citterio (1950 – ) – Graduado pela Politécnica de Milan, abriu seu estudio em 1972 e começou a trabalhar com arquitetura e design de interiores. Entre 1987 e 1996 trabalhou com Terry Dwan e juntos, projetaram edifícios na Europa e Japão.Em 1999 fundou a  “Antonio Citterio and Partners” com Patricia Viel; Junto a isso desenhou diversos móveis para empresas famosas como B&B Italia, Flexform, Flos, etc.

citterio

abcchairAntonioCitteriobattistaAntonioCitterio

Designer :Eero Aarnio – (1932-     ) – Estudou no Instituto Helsinki de Arte Industrial. Depois disso, abriu sua própria empresa e começou a criar seus móveis de design único, como a Ball Chair (1963) que parece uma bola com uma abertura para alguém se sentar dentro e a Bubble Chair (1968) , similar à Ball Chair , mas suspensa e feita de plástico claro, a Pastil Chair (1969) , etc. Suas mais famosas peças são feitas de plástico e fibra de vidro.

FormulaChairEero_Aarnio1998

Screw_Tables_by_Eero_Aarnio_xha

Designer :Frank  Gehry

gehryCrossCheckChairGehryPowerprayLounge1992

Designer :Mario Bellini – Nascido em Milão, em 1935, Mario Bellini se formou em arquitetura na Politécnica de Milão, em 1959. S eu trabalho vai de design urbano e arquitetura até móveis e produtos industriais. Ele venceu o concurso Compasso d’Oro e outros concursos internacionais diversas vezes. Alguns de seus trabalhos estão na coleção do MoMA.  Seus trabalhos mais conhecidos são a Cab Chair e a mesa La Rotonda.

MarioBeliinibellinichairMarioBellini1998LaRotondaMarioBellini


Voltar para Clássicos do Design