Voltar para Clássicos do Design
1920
Designer: Eileen Gray (1878-1976)- Nascida na Irlanda, filha de um pintor amador. Deu aulas de arte e se mudou muito. Persuadida por Le Corbusier e Jean Badovici voltou seus interesses da pintura para a Arquitetura, na qual teve um moderado sucesso. Se mudou para Paris e começou a decorar apartamentos com móveis por ela desenhados. Teve contato com o movimento De Stijl. Abriu sua própria galeria e criou móveis famosos, começando pela Day Bad, de 1927 e Aixia Chair de 1928. Somente após sua morte o seu trabalho foi realmente apreciado. (A última foto – Bonaparte Chair – é de 1938)
Arquiteto / Designer : Le Corbusier – Nasceu Charles Edouard Jeanneret e se registrou em Paris em 1920 como Le Corbusier. Nesta mesma época criou o jornal L’Esprit Nouveau. Le Corbusier, arquiteto e designer minimalista, criava prédios e casas com a ideia de que o lar deveria ser “uma máquina de viver”. Escreveu os livros (entre outros) Towards A New Architecture, em 1926 e Five Points Of A New Architecture, onde ele expôs suas regras de arquitetura como a necessidade de terraços nos tetos, uso irrestrito do espaço interior, grandes janelas e colunas para suporte estrutural. Em 1928 começou a desenhar mobiliário (que ele chamava Equipment for living) com colaboração de Pierre Jeanneret e Charlotte Perriand.
Arquiteto / Designer : Marcel Breuer (Hungaro – 1902 / 1981) – Estudou na Bauhaus em Weimar, Alemanha com Walter Gropius de 1920 a 24. Conhecido por haver produzido a 1a. cadeira com metal tubular, nos anos 20. Quando a Bauhaus se mudou para Dassau em 1925, liderou o workshop de mobiliário até 1928.
Arquiteto / Designer : Mies Van der Rohe (1886 /1969) -Nasceu em Aachen, Alemanha. Foi designer e arquiteto, influenciado pela arquitetura neoclássica. É considerado um dos arquitetos mais famosos do século XX.Trabalhou com o pais e frequentou o estúdio de Peter Behrens. Iniciou carreira profissional independente projetando casas para a alta classe. Após a 1a. Guerra, incluenciado pelo neoplasticismo e construtivismo russo, foi convidado a lecionar na Bauhaus (Dessau) , que dirigiu de 1930 a 1933. Em 37 deixou a Alemanha e foi para Chicago, onde dirigiu o departamento de arquitetura Illinois Institute of Technology de 1938 a 1959.