O Quarto do Bebê:
O silêncio, a tranquilidade e a limpeza são os itens principais. As cores devem ser relaxantes, pastéis preferencialmente. Azuis, lilases, verdes são bem vindos. O piso deve ser fácil de limpar e antiderrapante. Boa Ventilação e Temperatura agradável.
Deve-se pensar em áreas para cada atividade: amamentar, dormir, trocar roupa, dar banho em banheira (se não houver ambiente específico para isso), guardar produtos, roupas e acessórios, talvez uma cama extra…
O ponto principal é o berço, que deve estar perpendicular à parede, de forma que possa ser acessado pelos 2 lados. Ele deve ser arejado e sem vãos grandes que possam prender as mãos, pés ou cabeça do bebê. Estrado regulável e almofadas amarradas nas grades do berço são boas idéias E não esqueça o mosquiteiro do berço.
Prefira nos tecidos produtos naturais, como algodão. Esteja atento a correntes de ar (por ex.: o berço na direção da porta e da janela – Coloque-o longe da janela e perto do armário. Uma cômoda ao lado do berço pode guardar as fraldas e roupas. Uma comodidade são as cômodas com acolchoado na parte superior (trocador).
Os produtos usados na limpeza do bebê devem ficar tbém nesta cômoda em algum recipiente especial para isso (uma cesta, caixa, etc).
A poltrona para amamentação deve ficar oposta ao armário, no mesmo lado da cômoda. Escolha um modelo confortável, com encosto alto e laterais de apoio.
Se houver uma cama para acompanhante, esta poderá ficar perto da janela. Perto dela uma mesa de apoio para as mamadeiras e outros acessórios.
Os móveis não devem possuir quinas e arestas. Tapetes e carpetes não são recomendados. Use pinturas atóxicas.
No piso, material vinílico acolchoado, formipiso branco ou piso flutuante claro.
Evite revestimentos que acumulem (ou escondam) a poeira e sejam difíceis de limpar. Tecidos grossos e pesados para cortinas, por exemplo, não são uma boa idéia. Assim como muitos elementos, bichos de pelúcia, etc.
É importante pensar em uma decoração que possa acompanhar a evolução da criança por uns 3 ou 4 anos, quando o berço se tornará uma cama, a cômoda e a poltrona, uma mesa para brincadeiras e estudo, devendo ainda existir um lugar para guarda de brinquedos, além de algum espaço livre para que a criança possa brincar.
Medidas:
Berço: largura 70cm profundidade 1,40 cm; Com rodízios (e travas de segurança) quando o quarto é pequeno. Estrados e grades reguláveis (minimo de 60cm de altura) Cômoda: largura 1,20 profundidade 60 cm, altura ideal: rente ao cotovelo da mãe quando é usada tbém para troca de fraldas.
Poltrona: largura 70cm e profundidade 70cm ; Cama : largura 90 cm profundidade : 1,90; Armário : Largura 70 cm profundidade 90 cm ;Mesinha: diâmetro: 60 cm; Espaço mínimo de 60cm entre as peças.