Organização

Dica:Organização de Quadros

Muita gente tem me perguntado como organizar os quadros em um ambiente. Esta é uma questão que não tem uma só resposta, depende do ambiente, do estilo, enfim… Mas há uma coisinhas básicas sim:

- O quadro ou conjunto de quadros são melhor vistos em ambiente de passagem se  ficarem na linha dos olhos de uma pessoa de altura mediana. Se houver um conjunto de quadros, o meio deste conjunto deve estar nesta altura. Já quando o quadro vai ser mais observado por pessoas sentadas, (em uma parede de frente para uma mesa de jantar, por exemplo)  ele deve ficar mais baixo, na linha dos olhos de uma pessoa sentada.

- Se há um conjunto de quadros a colocar imagine o espaço onde eles vão ficar como o espaço de um só grande quadro e coloque estes quadros neste espaço.

- Um quadro pequeno em geral, não ficar bem sozinho na parede… Mesmo que seja uma coluna, fica mais interessante 3 quadros pequenos alinhados, por exemplo.

- Se quiser alinhar quadros de medidas diferente, use um referencial: Alinha todos por cima ou por baixo. Em paredes estreitas, crie colunas de quadros.

- Quadro acima do sofá? Coloque de 25 a 30 cm acima do término do encosto do sofá.

- É claro que existem organizações mais complexas que fogem a estas regras e ficam super bem, como a última abaixo, onde o “alinhamento” é diagonal.

Nas fotos, alguns exemplos de organização de quadros. Alguns achei no Portal da Abril e no DesignHoleOnline e outros não guardei o site de onde os tirei (se souberem, por favor, me informem p/que eu dê os devidos créditos)

  • Imprimir

Posts relacionados

Comentários:

[...] This post was mentioned on Twitter by Ana Carla Araujo, Blog da Ro – SDeco . Blog da Ro – SDeco said: #decoração Dica:Organização de Quadros http://goo.gl/fb/Nd2pE [...]

Gabi ObraVipBlogs · 07 de junho de 2010 às 14:05

ótima dica, lindas decorações!!!
beijos

Responder

cesarina · 07 de junho de 2010 às 17:57

ótimas dicas, vou usar com certeza quando minha casa estiver na fase de decoração, afinal adoro fotos e gravuras.

Responder

rosanafe · 07 de junho de 2010 às 18:28

Ótimo! Cesarina
Manda fotos que a gente mostra…
bjo
RO

Renata Giordano · 07 de junho de 2010 às 23:27

Qual sua dica para escolher a cor da moldura?

Responder

rosanafe · 07 de junho de 2010 às 23:47

Oi, Renata,
Em geral, eu uso uma da cores do quadro, preferencialmente a cor que exista em menor quantidade. E uso past patour em cor neutra, um off white ou branco.
bjo
Ro

ANA PAULA · 07 de junho de 2010 às 21:18

BOA NOITE,
É POSSIVEL FAZER EM UMA PAREDE DE PASSAGEM ( QUE NA VERDADE PASSA PELA SALA DE JANTAR E DE ESTAR ) COLOCAR UM QUADRO DE UM LADO E VÁRIOS QUADROS COM FOTOS DE OUTRO??
OBRIGADA
ANA PAULA

Responder

rosanafe · 07 de junho de 2010 às 20:05

Oi, ANA PAULA!
Eu não entendi se vc deseja fazer a parede (com alvenaria ou gesso acartonado ou não ?) e quer saber se ela vai suportar ou se fica bem fazer isso, mas de qualquer forma: Se a parede divide os ambientes, não há qquer problema e se usar drywall vc deve informar, na hora da compra que deseja colocar quadros, pois talvez seja necessário material para sustentação, que vc acrescentar a compra.
bjos
Rosana

Leomar · 07 de junho de 2010 às 10:43

Léo, achei interessante essa página de como organizar quadros!
Estou compartilhando com vc já que estamos pondo em prática a decoração da sala.
bjo.

Responder

Marinete · 07 de junho de 2010 às 11:23

Tenho 2 filhas. Hoje 1 já está casada, e a outra mora fora.
Estou mudando a decoração do quarto de hospede, coloquei uma cama de casal estilo box,gostaria de saber se posso colocar como cabeceira 2 quadros de foto grande, uma de cada uma (são iguais, estilo de foto e molduras).
Gostaria de sua opinião, para não ficar uma coisa feia.

Marinete

Responder

rosanafe · 07 de junho de 2010 às 18:40

Oi, Marinete!
Os quadros como cabeceira não vão ser danificados com o uso??? E a imagem não vai ficar tampada com os travesseiros e roupas de cama ? Sei não.. Pense nisso.
bjos
Ro

Adriana · 07 de junho de 2010 às 18:30

Gostaria de saber se posso colocar quadros de temas diferentes em paredes diferentes da sala. Por exemplo: em uma parede tres quadros pequenos (verdes claro) com riscos indefinidos (parede da cor areia), um nu artistico (parede verde escura com grafiato) e na outra parede (cor areia) um quadro médio azul com figuras geométricas? Eles brigam entre si ou não tem problema?? O nu artistico é obrigatório em quartos??? Grata

Responder

rosanafe · 07 de junho de 2010 às 18:43

Oi, Adriana,
O nu artístico em geral não é muito usado em salas, mas sim em corredores e quartos. Mas se vc quiser e achar que não vai causar espanto ou constrangimento em suas visitas, tudo bem! o importante em relação aos quadros é que as cores combinem entre si e com as cores do ambiente. Me parece que os verdes e os azuis combinariam bem na sala. Minha dúvida é só em relação ao nu – cores e tema.
bjo
Rosana

carla · 07 de junho de 2010 às 11:00

oi, eu gostaria de saber se quadros de fotos na sala, estão fora de moda, e também quadro de rosas pois comprei um com a moldura envelhecida que achei lindo e meu marido disse estar fora de moda e ainda não coloquei no lugar, comprei p/ por à cima do rack numa parede que fiz textura, obgada.

Responder

rosanafe · 07 de junho de 2010 às 17:51

Carla,
Não tem nada disso de fora de moda não, viu ? Observe os ambientes que mostro no site e veja que sempre há quadros, inclusive com rosas, moldura envelhecida e tal. O importante é que o tema e a moldura combinem entre si e combinem com a sala. Um quadro com rosas e moldura envelhecida é bem feminino e tem um toque de antigo, mas quando bem colocado pode ficar bacana. Mas se quiser dar um toque moderno, troque a moldura, por exemplo, por uma mais reta e simples, em um cor mais forte, por exemplo.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!