Simples Decoração - Porque o bom é simples

Conceitos

Combinando cores – Contrastantes

Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, vou falar agora das combinações contrastantes. Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores contrastantes é aquele que usa uma cor e a sua complementar e que faz com que, nesta combinação, as 2 cores fiquem mais enfatizadas e vívidas. Alguns exemplos são: Vermelho + Verde , Azul + Laranja, Amarelo + Violeta.

Por serem tão contrastantes, são muito usados em quartos de crianças (não bebês!) e adolescentes, mas devem ser usadas com cuidado, principalmente em ambientes pequenos.Podemos usar muito branco ou cores neutras  para compensar a força do contraste ou colocar somente um item pequeno contrastante, como as luminárias da 1a e 3a foto a seguir.

Além disso, outro cuidado que tomamos é usar uma das 2 cores atenuada, mais fraca. Outra possibilidade, para diminuir a força do contraste entre estas cores é, trocar uma das cores por uma cor que esteja ao lado dela no círculo cromático: Ao invés de usar Vermelho e Verde, usar Laranja e Verde ou Vermelho e Verde Azulado.

nurserynotationscriança10

Ao invés de usar Azul e Laranja , usar Azul e Amarelo ou Laranja e Lilás.

Ao invés de usar Amarelo e Violeta  , usar Amarelo e Lilás ou Violeta e Verde Claro.

Perceba que às vezes um detalhe, (como a cadeira amarela , os limões e as flores nas fotos acima), devido à característica das cores contrastantes, se tornam elementos muito importantes.

VEJA SOBRE COMBINAÇÃO DE CORES HARMÔNICAS

Dos blogs e sites: TheDecorista, thelennnoxx, Arhdeco, bliss, casaabril, nurserynotations, achados de decoração e room remix

Posts relacionados

Comentários:

[…] This post was mentioned on Twitter by Blog da Ro – SDeco , Triumphe Imóveis. Triumphe Imóveis said: Uma decoração com vermelho e verde ou azul e laranja te parece estranho? Cores contrastantes podem combinar! http://bit.ly/fsWWfN […]

Christiane Silva · 23 de janeiro de 2011 às 09:52

Menina, você não pára, né?
Se passo poucos dias sem aparecer por aqui tenho que reservar horas pra conseguir ver todas as novidades!
Beijos.

p.s.: Ameeeeeeeeeei aqueles quadrinhos azuis!!!

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 00:37

OI< CHRIS!
Adorei sua visita, viu ? Apareça mais!!!
beijos
RO

Nara Molina · 23 de janeiro de 2011 às 09:37

Opa, dicas valiosíssimas, principalmente para quem está começando como eu, gostei muito, parabéns. =)

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 00:41

OI, NARA!
Muito obrigada!!
bjos
RO

André Sá · 23 de janeiro de 2011 às 00:31

Olá, sou novo por aqui e estou curtindo mto seus post e site, bem legal, Parabéns. Gostaria de tirar uma dúvida contigo, pode me ajudar? Estou decorando meu novo apê e estou indeciso quanto a cor da parede da sala de jantar ou melhor cantinho de jantar … rs … a mesa é na cor tabaco (o q. esta dificultando a minha escolha) pensei em algum tom de verde ou azul para a parede, já q. esta parte do apê acho pouco iluminada (oposto dos demais cômodos), será q. estas cores combinam com moveis na cor tabaco? acha q. uma luminária de sizal fica legal com as cores e moveis?

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 01:15

Oi, ANDRE,
O Tabaco é um cor neutra, tanto o verde como o azul ficariam bem sim. Eu prefiro o verde, mas um verde oliva bem claro, para não escurecer sua sala. Coloque alguns elementos de decoração (pequenos) em vermelho mais fechado e verá como o verde vai se iluminar! O sisal tem em geral um tom meio pro areia que tbém é neutro, logo, sem problemas, mas acho que eu colocaria uma luminária em um branco tendendo para o creme bem clarinho.
Obrigada e volte sempre!
bjos
RO

claudemar · 23 de janeiro de 2011 às 07:56

BOM DIA,GOSTEI MUIO DAS DICAS ,MAS PRECISO DE UMA DICA COMO E ONDE INSTALAR O CHUVEIRO,PIA E VASO EM UMA AREA DE 1.65 POR 1.18.AGRADEÇO SE PODER AJUDAR.

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 20:10

Oi, Claudemar,
Lhe respondi por e-mail, ok ?
abs
RO

André · 23 de janeiro de 2011 às 02:01

Rosana, obrigado pela a dica, amanhã mesmo compro a tinta e começo a decoração, seu site está sendo de grande ajuda. Abraço!

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 20:07

Que bom, ANDRÉ!
Obrigada!
bjo
RO

Adriana Paula · 23 de janeiro de 2011 às 12:06

Oi Rosana!

Poderia me ajudar em uma dúvida? Estou tentando colocar um pouco de cor na minha sala de estar e jantar, que são integradas, será que estou fazendo corretamente? rsrs
As paredes são brancas e uma delas tem um texturado amarelo. A mesa de jantar é de madeira cor mel, assim como a rack. O sófá é em tecido chenile na cor palha e o tapete da sala de estar é palha também. Coloquei um pouco de cor em almofadas nas cores verde e mostarda. Em uma parede tenho uma gravura do Romero Britto ( The Hug) que é bem colorida e em outra um adesivo mediano floral na cor laranja. As cortinas são brancas. Fiz muitas misturas, ou está ok…pode me ajudar? Obrigada!

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 14:15

OI, ADRIANA PAULA!
Pelas cores que vc informou, me parece que escolheu corretamente, mas se acha que está “demais” (e isso só vc olhando.), diminua a qtd de cores diferentes. Comece pelas almofadas, o que é mais fácil, mas as cores mel, laranja, amarelo, palha são todas da mesma família e o verde e mostarda combinam bem.
bjos
RO

PATRICIA · 23 de janeiro de 2011 às 12:48

SOCORRO, PRECISAMOS DE AJUDA…. GRAÇAS A DEUS CONSEGUIMOS COMPRAR NOSSA CASA , POREM AGORA NÃO SABEMOS Q COR PINTAR O MURO… NOSSA CASA É DE ESQUINA E VAMOS PINTA-LA DE VERDE CAPIM LIMÃO MAS O MURO ESTA SE TORNANDO UM PROBLEMA….. POR FAVOR ME PASSE ALGUMAS DICAS DE CORES QUE FICARIAM BEM ….. DESDE JA TE AGRADECEMOS MUITO…. BJÃO!!!

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 14:19

OI< PATRICIA!
O verde fica muito bem com tons de terracota, que é uma cor que resiste bem ao ambiente externo. Veja a R118 da Suvinil ou uma cor mais clara que esta no mesmo tom. Ou então, uma cor tendendo ao ouro velho tbém ficaria boa.
bjos
RO

Adriana Paula · 23 de janeiro de 2011 às 11:35

Oi Rosana!

Muito obrigada pelo comentário e vou deixar como está…olhei melhor como vc disse e está legal, seguindo as cores que são da mesma família (mel, amarelo, laranja). Um abraço!!

Responder

Marco · 23 de janeiro de 2011 às 18:04

Olá Rosana! Parabens pelo site e pelo post. Só hoje o descobri. Então, minha dúvida é sobre a decoração do Home Theater. Tenho, na verdade, paredes em 3 cores. A parede da TV (plasma) é madeira escura, uma parede lateral verde abacate (grafiato) e as demais paredes palha (verde bem claro na verdade), a dúvida é sobre a cor do rack, sofá, cortina e tapete. Desde já agradeço.

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 12:03

OI, MARCO!
Boa opção a cor escura para a parede onde está a TV pq facilita a visão. Se a parede verde abacate não está pesada demais para o espaço, ok !!. Quanto à cor do sofá, pense em um vinho, para contrastar com o verde. Já nas cortinas use cores neutras, que podem tender para o palha, mais escuras ou mais claras que as paredes em palha. Quanto ao tapete, depende do seu piso. Escolha uma cor que combine tanto com o sofá como com o piso. Se couber um marrom, fica bem com o sofá em vinho. O rack pode seguir os demais móveis que vc tiver na sala. Não use mais que 2 madeiras diferentes em um mesmo ambiente.
abs
Rosana

Alba Bela · 23 de janeiro de 2011 às 17:23

Olá,

Porv favor, me ajude com algumas dicas. Minha sala é pequena e tenho 3 paredes pintadas de bege clarinho, ficaria legal usar um verde tom erva-doce? O sofá é cru e o tapete castanho escuro, de que cor devem ser as cortinas da sala?
Obrigadinha e parabés pelo site e pelas dicas.

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 19:22

OI, ALBA (de novo)
Vc disse, em comentário anterior, que a sala era em palha e uma parede em verde clarinho, agora quer mudar esta parede para verde erva-doce ? Não entendi! Mas de qualquer forma, continua valendo a resposta que lhe dei anteriormente, ok ? O verde-erva doce é legal.
bjo
RO

ROSE · 23 de janeiro de 2011 às 15:46

MINHA PAREDE É VERDE ERVA DORCE QUE COR COLOCO A CORTINA

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 23:33

OI, ROSE!
Desculpe a demora, mas aí vai sua resposta: Coloque as cortinas em bege, claro ou escuro, tecido fino ou grosso, dependendo se deseja escurecer a sala ou não.
bjos
RO

eloisa · 23 de janeiro de 2011 às 11:19

estou querendo reformar meu banheiro gastando pouco e com bom gosto quero aproveitar o revestimento das parendes que e cinza escuro com claro gostaria que vc me ajudasse que cor coloco o piso pois e o que esta estragado e a pia e sanitario estou querendo uma coisa para logo mais nao estou consequido ideias legais agradeço

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 23:57

OI, ELOISA!
Se deseja manter o revestimento cinza escuro / cinza claro, as melhores cores são preto e branco para usar nos demais elementos da forma que desejar. O piso pode ser da cor de um dos cinzas (claro ou escuro) pois tanto branco como preto dão mais trabalho para se manter limpos. Caso deseje , acrescente detalhes e acessórios em uma cor como vermelho, laranja, verde, que ficam bem com esta mistura.
bjos
RO

ANDREIA · 23 de janeiro de 2011 às 18:21

Olá, boa noite, Rosana.
Antes de mais nada quero parabenizá-la pelo site.É simplismente maravilhoso!Estava procurando site e dicas p/ me ajudar na decoração de meu apto e encontrei o seu.
Moro de aluguel,meu espaço é pequeno e mal dividido. As paredes,o piso e as cortinas são beges claras, meu sofá é verde musgo e a mesa de jantar é tecido fundo bege com detalhes em arabesco na cor do sofá, todos os móveis são de madeira. Comprei um tapete listrado nas cores: bege, verde, preto e vermelho terra.
Quais cores devo colocar nos objetos de decoração?

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 21:38

Olá, Andreia!
Vamos lá: Bege, verde musgo, madeira, vermelho. São cores que combinam bem! Talvez vc não precise acrescentar outras cores, mas sim colocar objetos em nas mesmas cores, mas mais claros e vivos, para alegrar, como verde claro, verde limão (em objetos pequenos), vermelho vivo, amarelo, laranja. Não acrescente mais cores diferentes, só varie os tons, ok ?
bjo
ro

Detalhes importantes na decoração · 23 de janeiro de 2011 às 18:06

[…] mais repetida. Observe tbém os poucos pontos em vermelho, que como é contrastante do verde (veja Cores Contrastantes), o exalta. Ainda nesta foto repare na quantidade de elementos em FORMATO circular. A forma dos […]

eliene souza · 23 de janeiro de 2011 às 18:21

Oi…gostei muito do site. super!! Gostaria que me desse uma dica. Moro em uma casa pequena. Minha sala é super pequena. Meu sofá é vermelho e as paredes são de um tom em amarelo bem clarinho. Gostaria de colocar outra cor em apenas uma das paredes, mas que combinasse com meu sofá. E que cor posso usar nos objetos de decoração? Bjs

Responder

sonia · 23 de janeiro de 2011 às 10:20

Olá, comprei um ap usado onde uma das paredes da sala, a maior por sinal, veio com um detalhe feito de tiras de pedras formando um retângulo, o restante da parede esta pintada de rosa claro puxado p/ o vermelho. Estava pensando em cobrir esse rosa com fúcsia, mas não sei se combinará com meu sofá (verde escuro)!O que faço? apenas escureço ou troco a cor!me manda dicas de cor e de assessórios que combinam com cada cor!
Obrigada

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 19:00

Olá, Sonia,
Não entendi bem este detalhe mas com certeza um fucsia ficará melhor que o rosa. O fucsia vai combinar com o verde escuro. Minha dúvida é se sua sala é grande o bastante e iluminada o bastante para comportar 2 elementos em cores escuras e fortes. Se for muito pequena e mal iluminada, sugiro que pense em uma cor mais leve, mas se for bem iluminada ou se vc não se importar com ela parecer menor (devido ao fucsia) acrescente outros elementos em branco e/ou amarelo e/ou verde claro, que iluminarão o ambiente, ok ?
bjos
Rosana

maria de fatima · 23 de janeiro de 2011 às 21:48

olá, for favor me ajude, que cor deve se as cadeiras da minha mesa de jantar que são cromadas já que o mue sofá e verde escuro

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 18:46

Oi, Maria de Fátima!
Se a mesa é cromada o ideal é que as cadeiras tbém sejam deste material. Agora se vc está falando do revestimento do assento das cadeiras, vc pode usar o proprio verde escuro do sofá, para combinar, ou usar uma cor neutra, como o bege, por exemplo, que vai combinar com tudo.
bjos
Ro

ANGELA · 23 de janeiro de 2011 às 12:59

Bom dia, Gostaria de uma dica p/ o tapete da minha sala de dois ambientes (pequenos)
1º. ambiente: paredes brancas, sofá verde escuro, cortina verde (uns 2 tons mais claro) e um rack tabaco c/branco.
2º. ambinete: paredes c/textura: amarelo claro e rosa envelhecido (meio p/ vermelho claro) com (futuramente) um canto alemão em madeira escura.
O piso de ceramica é branco.
Qual tapete fica mlehor p / o 1º.ambiente??

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 19:28

Oi, Angela,
Sugiro que o tapete tenha um tom de marrom médio.
bjos
Rosana

Pollyanna · 23 de janeiro de 2011 às 21:22

Olá, minha cozinha tem o piso verde claro, um tom suave de verde claro mesclado, mas não sei que cor colocar no revestimento. o granito da mesa e dos armários projetados será verde ubatuba. Que cor melhor fica para o revestimento?

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 17:54

Oi, Pollyana,
Sugiro que o revestimento seja em branco. Vai realçar os verdes.
bjos
Rosana

Raquel · 23 de janeiro de 2011 às 21:58

Olá… preciso de dicas… minha estante é em lacca branca com luzes e uma das prateleiras em vidro, pensei em trocá-la por um home theater mas desisti, pq a mesma é linda… minha dúvida, minha estante é branca e meu sofá é preto com assento e encosto soltos em chenille (acho q é esse o nome do tecido) rsrsrs… minha dúvida é: que tipo de mesa de jantar e cadeiras, quero fazer um ambiente bem neutro, com cortinas de vual brancas, paredes num tom de bege pastel, etc…, gostaria de receber suas dias sobre a mesa de jantar e cadeiras, por causa da minha estante e sofá… desde já, obrigada pelas dias, no aguardo.

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 17:59

Oi, Raquel,
Vc tem branco e preto nos móveis já existentes e deseja um ambiente neutro. Neste caso, que tal continuar com estas cores ? Ou, se quiser aquecer um pouco, madeira clara com assentos em preto ou estampados em preto e branco, por exemplo é tbém uma boa idéia.
bjos
ROsana

ana · 23 de janeiro de 2011 às 14:46

queria sugestões para fazer um “up” no meu banheiro sem muito quebra-quebra, ele é pequeno e todo bege claro, pensei em uns detalhes em pastilhas que está muito na moda, o que vcs me sugerem ?????

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 17:08

Oi, ana!
As pastilhas são uma boa idéia e vc pode escolher qualquer cor , já que o banheiro é bege claro. Para um tom mais clássico, cores mais sérias como marrom ou branco por exemplo. Para um toque jovial, azul, vermelho, laranja, todos ficam bem com bege.
bjos
Rosana

Pollyanna · 23 de janeiro de 2011 às 19:26

Muito obrigada! Sucesso pra você!

Responder

larissa · 23 de janeiro de 2011 às 20:46

Boa Noite,

A cozinha do meu apt é bem estreita e no estilo americano, com uma bancada de granito que a separa da sala.

Sabendo que minha sala tem uma parede vermelha(minha paixão), e eu tenho vontade de pintar a parede que fica em cima da pia e embaixo dos armarios da cozinha de azul, como posso balancear isso, pra não ficar colorido demais!!!

Obrigadaa

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 19:10

Oi, Larissa,
Para usar vermelho e azul juntos vc deve colocar muito branco e outras cores neutras (como cinza ou bege claros) no restante do ambiente. Não use outras cores fortes.
bjo
Rosana

Alessandra · 23 de janeiro de 2011 às 17:32

Oi,
Preciso de uma ajudinha…Minha sala de estar e jantar são juntas, na sala de jantar tem uma parede com textura na cor vermelha (escura), as outras paredes são pintadas de branco o meu sofa é marrom bem escuro gostaria de saber se almofadas coloridas ficariam bem nele é quais cores posso combinar?

Obrigada.

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 21:24

Oi, Alessandra,
Almofadas coloridas ficariam bem sim. Sugiro que sejam em vermelho e bege ou marrom claro. Outras opções: Amarelo tipo ouro velho (dourado) e vermelho; verde,bege e vermelho.
bjo
Rosana

cleo · 23 de janeiro de 2011 às 13:56

Oi, boa tarde!
Me ajudem por favor!!!!
Minha sala é pequena com sofá cinza claro, rack (tabaco com branco – modelo: rack orlando) e um aparador também na cor tabaco (tampo de vidro).
Estou necessitando urgentemente de ajuda, pois quero pinta a sala, colocar uma textura talvez.Mas não sei que cor combinaria. Por favor ajudem-me.
Ah, na janela da sala uso uma persiana cinza um pouco mais escuro.
Agradeço

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 20:48

Oi, Cleo,
cinza, tabaco, branco – são cores neutras. Sugiro que vc pinte as paredes com um off white tendendo para o areia e uma das paredes com um tom mais escuro deste mesmo areia e coloque objetos coloridos (de preferência em cores claras, devido ao tabaco. Escolha 2 ou 3 cores que vc goste e use nos objetos somente elas. Sugestões: Azul bic ou turquesa, marrom médio, amarelo ouro; verde oliva, marrom médio, laranja.
bjo
Rosana

Fernanda · 23 de janeiro de 2011 às 22:32

Minha sala está toda com o mesmo tom persiana bege mais escura o sofá da mesma cor sendo que as almofadas de encosto tem listras com tons de morrom e as paredes em marfim que cor posso usar para dar mais vida usando uma das parades, almofadas e puffs?

Responder

rosanafe · 23 de janeiro de 2011 às 22:52

Oi, Fernanda,
Como est[a tudo bege/marrom, estas sáo cores neutras. Logo, vc tem uma boa base para colocar cores vivas, alegres e ao seu gosto nos objetos. Escolha 3 cores que vc goste e que combinem entre si e pronto: Use somente elas (pode variar os tons, mas sempre as 3 cores escolhidas) em tecidos lisos, listrados, estampados… Por exemplo: azul, vermelho e laranja (fica alegre e jovial); um azul claro leve, um azul escuro mais forte, um amarelo ouro velho e um marrom médio para escuro (fica mais sério e clássico). Enfim, vc tem uma “tela em branco”. É só acrescentar pontos de cor de acordo com o seu gosto e intenção.
Para a parede sugiro que use um tom mais escuro do pr’prio marfim. Assim vc terá mais liberdade na escolha das cores dos objetos
bjo
Ro

lazara ap. silva de paula · 23 de janeiro de 2011 às 19:20

gostaria de uma sugestão, minha sala esta pintada de cor clara com uma parede grafiato de marron a sanca marrom escuro e branco e creme.Gostaria de saber que cor sofa e cortinas usar e que tipo de cortina porque tem muita claridade,enfim que posso estar usando tapetes almofadas,minha rack e tom imbuia com preto e tenho junto a salabanquetas giratoia preta junto com um balcao americano.Aguardo resposta obrigado.

Responder

rosana · 23 de janeiro de 2011 às 20:22

oi, Lázara,
Vc pode acrescentar às cortinas blackout que possar ser recolhido quando quiser mais luz, ou fazer outras com tecidos que protejem do sol (hoje já existem cortinas e tecidos que fazem isso). Pode colocar romanas com tecido blackout e cortinas mais leves à frente, de forma que possa controlar a luz…
Todas as cores que vc possui são neutras ou praticamente neutras. Vc pode manter o marrom escuro ou médio no sofá e acrescentar objetos, almofadas, etc em tons de azul, bege e cinza médio, por exemplo. além de branco e preto.
bjo
Rosana

taize · 23 de janeiro de 2011 às 13:48

ola mina poltrona e amarela e minha sala e preto e branco,como posso usar o vermelho

Responder

rosana · 23 de janeiro de 2011 às 00:14

Oi, Taize,
O vermelho ficaria bem em almofadas e objetos nestas sala, com certeza!
bjo
Rosana

Jéssica · 23 de janeiro de 2011 às 15:26

Boa tarde!!

Pintei minha sala recentemente, nas cores vermelha cereja (parede maior) e perola nas demais, comprei um sofa cor café de korino, e preteno colocar uma rake baixa escura também, gostaria de saber qual cor utilizar no tapete e nas cortinas para qe o ambiente nao fique carregado,

Grata,

Responder

rosana · 23 de janeiro de 2011 às 19:23

OI, Jéssica,
Nas cortinas use uma cor similar à cor das paredes (perola) e o tapete pode ser cru ou marrom médio.
bjo
Rosana

Bruna · 23 de janeiro de 2011 às 19:51

ola,eu gostaria de saber qual tom de verde combinaria com verde pistache?

Responder

rosana · 23 de janeiro de 2011 às 00:52

Oi, Bruna,
Verde musgo ou verde bandeira.Dependendo do verde, pode ser que o oliva tbém fique bem
abs
Rosana

Jéssica · 23 de janeiro de 2011 às 21:40

Olá, estou querendo mudar a parede da minha sala, os sofás são de couro marrom escuro, e com sala de jantar junto, pois moro em um apt… a mesa é na cor tabaco, tenho um quadro de flores vermelhas/vinho/creme e uso almofadas na cor vinho/bege, minha cortina é marrom/bege . No momento minha parede é tipo um rosa puxado pro marrom bem clarinho, mas como meu apt é muito pequeno queria colocar uma cor que deixasse ele maior e mais claro. Ah! e um detalhe: uso piso laminado tipo um capucino/rustico . E também se caso eu quiser colocar um espelho em uma parede toda ajudaria parecer maior???

aguardo resposta!!!

Responder

rosana · 23 de janeiro de 2011 às 12:28

Oi, Jèssica,
Vc pode mudar a parede para um bege claro, puxando para o dourado, sabe? vai combinar com as cores que vc tem na sala e ficar mais claro. O espelho ajuda sim, mas escolha uma parede que reflita uma área bonita (se for uma janela com uma boa vista, ótimo). Se não, não reflita áreas escuras ou “bagunçadas” e tbém não coloque espelho de frente para lugares onde as pessoas vão sentar, diretamente de frente para o rosto delas (vemos muito isso em mesa de jantar mas não é legal comer se vendo, né? ) Se quiser fazer isso, coloque o espelho só acima da altura do rosto das pessoas. Se a sala for estreita e comprida, coloque o espelho em uma das paredes mas compridas, de forma que ela pareça mais larga. Se ela for mais ou menos quadrada, escolha a parede que reflita a melhor vista.
bjo
Rosana

Valquíria · 23 de janeiro de 2011 às 14:58

Estou montando um salão de beleza e pensei em paredes bege bem claro (não sei se seria essa a cor ou é areia ou creme),com detalhes em preto e vermelho(o vermelho seria só uma lista grossa atras do balcão de atendimento)não sei se essas cores combinam conforme o Feng Shui), os móveis são pretos. Ainda não fiz o balcão de atendimento,pensei em fazer bege com negativas em preto.O ambiente não é muito grande.Na parede dos fundos uma parede bege com um adesivo de rosto em linhas pretas. Gostaria de uma orientação.Obrigada.

Responder

rosana · 23 de janeiro de 2011 às 23:33

Oi, Valquíria,
bege claro, preto e vermelho ficam bem. Mas eu sugiro trocar o preto por cinza, para ficar mais leve, já que os móveis tbém são pretos.
bjo
Rosana

Fernanda Gravena · 23 de janeiro de 2011 às 16:41

Boa Tarde
Minha sala é pequena (jantar + estar), e os móveis (mesa (tabaco com as almofadas brancas de couro, rack e adega) são tabaco com branco… O sofá é de couro preto. Que cor posso pintar as paredes? Gostaria de fazer dois tons. Se pintar a perde menor de preto, e as outras de branco neve, ficaria bom? Qual a indicação?
Obrigada

Responder

rosana · 23 de janeiro de 2011 às 21:40

Oi, Fernanda,
sugiro ao invés do preto, que vc use cinza. É mais claro, menos pesado, vai combinar com tudo e vc já tem muitas coisas escuras.Além disso, com as outras paredes em branco, o contraste fica mais fraco, mais suave.
bjo
Rosana

Daiana · 23 de janeiro de 2011 às 16:29

Boa tarde!!!
Tudo bem?
Amei seu site!

Gostaria de sua ajuda: Estou precisando arrumar amonia na minha sala, as paredes estão em tom de azul clarinho meio puxado para o cinza, meu sofá é marron, tem uma uma listras finas em tons de areia e preto nas amofadas e meu rack é cinza com preto. Tenho um tapete morrom um tom mais claro que o sofa com detalhes em cor areia. Quero colocar um cortina que combine e os objetos não sei que cor posso combinar, tenho alguns portas em branco. Muito obrigada pela ajuda!!!!!!!!!

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 02:38

Oi, Daiana,
Provavelmente estas cores combinam bem! Acho que vc pode escolher cortinas usando a cor areia dos detalhes do sofá ou bege claro.
bjo
rosana

Colormix · 23 de janeiro de 2011 às 11:00

[…] Imagem: Blog Simples Decoração […]

Janaina · 23 de janeiro de 2011 às 12:32

Oi Rosana!

Estou numa dúvida quanto a decoração da sala. Tenho uma parede em vermelho bem forte e muito bonito. Tds elogiaram a cor. As demais paredes estão na cor branca, mas gostaria de mudá-la para o palha e comprar um sofá. Porém, estou na dúvida na cor desta sofá, pois tenho um rack de madeira e uma mesa estilo octogonal de madeira com forro verde (que penso em trocar?). Pensei num sofá de madeira, o que acha? E que cor devo escolher do acento?

Obrigada

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 01:20

Oi, Janaina,
Eu acho que palha ou cinza bem clarinho quase branco é melhor que branco na combinação com o vermelho. Caso escolha o palha vc poderia escolher um cinza médio para o sofá, uma boa cor que suja pouco e fica super bem com o vermelho. Neste caso, sugiro que a madeira não seja escura. Escolha de média para clara.
Após escolher e comprar o sofá pense se desejará ou não trocar o forro da mesa. Vai ficar mais fácil resolver.
bjo
Rosana

Fernando Salgado · 23 de janeiro de 2011 às 09:53

Bom dia amigos. Sempre gostei de salas de estar em tons mais escuros. Aqui, antigamente, um carpete marrom cobria todo o chão da sala e as paredes eram rosa (2) e uma vinho. Além disso, existe uma grande parede de vidro, com grades creme clarinhas. Os móveis são de madeira avermelhada e o sofá é vinho. Acontece que resolvemos tirar os carpetes e colocamos piso areia, bem claro na sala e na hora percebemos que está faltando algo para ligar os móveis avermelhados, e pesados, ao piso. Pensei em colocar embaixo do sofá e da mesa de jantar (8 lugares), que tenho na sala, tapetes mais pesados, felpudos, creme escuro e colocar cobrindo a grande vidraça, cortinas ou creme escuro ou em tom de ouro velho, pra harmonizar, tanto com a cor dos móveis, quanto com a parede vinho. Tenho muito objetos decorativos em tons de dourado, além de um lustre pesado, de bronze. Que vocês acham das cores que escolhi para tapetes e cortinas? Abraços.

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 00:35

Oi, Fernando,
Se vc manteve as cores das paredes, acredito que estes tons ficarão bem sim – afinal se assemelham ao marrom que vcs gostavam. E não vão deixar de combinar com o piso areia.
Se desejar estampas nos tapetes, escolha tons diferentes do bege, com mais área escuras que claras.
abs e obrigada!
Rosana

Fernando Salgado · 23 de janeiro de 2011 às 08:48

Bom dia. Muito obrigado por sua resposta. Mas tenho novidades…meu sofá vinho saiu e no lugar dele entrou meu conjunto de sofá e cadeiras estilo Luís XVI que chegou da reforma. Ele também é feito de madeira escura, só que o forramento é de um tom de bege, um pouco mais, digamos assim, vívido que o chão areia. Neste forro, existem delicadas e pequenas flores azuis claras, relembrando o estilo de forramento da época. O restante da decoração é a mesma, inclusive a cor das paredes. Gostaria que você avaliasse as fotos de meu conjunto, no link de meu Face, que envio, me enviando mais comentários. Desde já, agradeço. Cordial abraço,

Fernando Luiz Kilesse Salgado
Bacharel em Biologia Animal (UFRRJ)
Mestre em Zoologia (MN/UFRJ)
Técnico de Coleções Científicas (Bolsista DTI-CNPq)

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 19:22

Fernando,
Eu sinto falta de contraste, mesmo que seja em detalhes, objetos, enfim, de cores vivas e/ou claras para contrastar e dar mais interesse aos móveis escuros. As fotos estão de frente para a janela, então não dá para ver detalhes direito, fica tudo escuro. De qquer forma, a estampa do sofá me parece melhor que um sofá vinho nesta sala, exatamente por ser clara.
Abs
Rosana

Fernando Salgado · 23 de janeiro de 2011 às 02:33

Cara Rosana, segue o link de novas fotos. Pelo menos 3 novas fotos pra você observar melhor, pois estão mais claras. Obrigado.

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 15:55

Fernando, Estou mandando um e-mail para vc, ok?
abs
Rosana

Nazare · 23 de janeiro de 2011 às 16:51

BOA TARDE,PRECISO DE SUA AJUDA.
NO MEU APT. O PISO É TON PARECIDO COM MEL,TEM SALA DE DOIS AMBIENTES,NA SALA DE JANTAR COLOQUEI MESA DE VIDRO COM PÉS DE COR MEL,CADEIRAS REVESTIDAS DE TECIDO CLARO(BEGE),E PES DE COR MEL.
O HOME THEATER RESOLVIR ARRISCAR OUTRA COR,FIZ ASSIM: PAÍINEL NA PAREDE TODA COM MADEIRA LEVEMENTE ESCURA E UMA PÇ DE 70CM NO MEIO DE COR PRETA(ONDE FICA A TV),O RACK E TODO DE MADEIRA LEVEMENTE ESCURA COM FRENTE DE GAVETAS PRETA. O SOFÁ É ROXO ESCURO,AS ALMOFADAS SÃO CRU ,O TAPETE É CRU….A CORTINA É BRANCA..ESSES DOIS AMBIENTES PRECISAM SER NA MESMA TONALALIDADE,PEQUI MUITO??? AGORA NÃO SEÍ QUE COR FAÇO O APARADOR??
OBRIGADA
NAZARÉ

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 12:29

Oi, Nazare
Se vc está achando bacana, está tudo certo. Se quer dar uma equilibrada nas cores dos 2 ambientes, use em objetos, almofadas, etc, as cores de um no outro, entende? Não precisa ser a mesma cor, por exemplo: Um centro de mesa em lilás – combinando com o roxo escuro do sofa…almofadas no sofá em bege e azul..etc.
Qto ao aparador, usar a madeira mel da sala de jantar é o mais fácil de dar certo. Se quiser, pode tbém pensar em mel e preto, para combinar com os detalhes em preto do home. Mas não é obrigatório e tem que ver se o ambiente todo não vai ficar com excesso de cores escuras.
beijo
Ro
rosana

Silvia Kanehisa · 23 de janeiro de 2011 às 20:27

Olá, gostaria de uma sugestão para o meu quarto. Já fiz a pintura que é texturizada o teto é marromescuro e a parede onde a cama ficará encostada também. O resto do quarto é texturizado em verde menta claro. Gostaria que me ajudassem com a cor que eu poderia usar para fazer a decoração. Estou com muitas dúvidas sobre isso, se puderem me ajudar ficarei muito grata. Um abraço, Silvia

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 16:04

Oi, Silvia,
Eu sugiro que use cores neutras em sua maioria (bege, marrons claros, branco). E detalhes pequenos em cores vivas como vermelho ou laranja ou azul médio.
bjo
Rosana

layana · 23 de janeiro de 2011 às 16:28

Ola querida!
Me ajude por favor kkk
moro emcima da casa dos meus pais , eles pintaram a varanda de verde limão e o murrinho da minha varanda também, sendo que voy pintar uma parede e meu corredor de terracota, ficaria ruin se eu pintasse por dentro da varanda de terracota e so deixasse o murrinho por fora de verde limao? Ou devo optar pela varanda toda branca? Me ajudee! Desde ja agradecida beijos

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 10:40

OI, Layana,
O terracota fica bem com o verde limão, mas vai escurecer e “fechar” mais que o branco. Eu sugiro que vc coloque o branco e acrescente objetos na varanda em tom terracota.
bjo
Rosana

Meire · 23 de janeiro de 2011 às 19:55

Pintei as paredes na cor erva doce, que cor fica legal p acabamento?

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 21:11

OI, Meire!
Não compreendi a pergunta. Que acabamento? De qquer forma, a cor erva doce fica bem com cinza, azul. madeira clara, bege tendendo para o marrom, marrom – o chocolate combina muito bem…
Enfim, há muitas opções.
bjo
Rosana

anelise · 23 de janeiro de 2011 às 22:54

minhas paredes são na cor palha vou estofar o sofá de cinza e colocar almofadas em tom de azuis. Meu rack é preto e branco . Não sei em que tom estofo o sofá(cinza mais claro ou esscuro) e em que tom de azul as almofadas. E estava pensando pintar uma parede de azul , será que fica bom. preciso de ajudaaa

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 13:53

Oi, Anelise,
Azul e cinza funcionam muito bem. Sugiro um cinza médio, nem tão claro que seja difícil de manter limpo, nem tão escuro que pese no ambiente.
bjo
Rosana

Mariana · 23 de janeiro de 2011 às 22:40

Boa noite. Tenho os móveis brancos. Rack, painel e livreiro brancos, o sofá marrom. Tenho a parede do painel na cor mostarda quente. Qual cor combinaria nas outras paredes? Obrigado

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 16:13

Oi, Mariana,
Sugiro que vc pense em uma cor como o mostarda da parede do painel só que com muuuuuito branco. Outra opção é o bege ou marrom ou cinza bem claros. (off whites).
bjo
Rosana

Luciene Maria · 23 de janeiro de 2011 às 23:45

O meu sofá e vermelho em L quê cor de Rack eu compro e o tapete

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 18:12

Oi, Luciene,
As cores dependem tbém dos outros móveis, paredes e piso, mas de qquer forma, cores neutras de madeira claras e médias dão bem com quase tudo, assim como o branco. Para o tapete, cinzas, marrom e bege ficam bem com sofá vermelho, em geral.
bjo
Rosana

Elisabete · 23 de janeiro de 2011 às 04:32

Ola eu tou com um pequeno problema tenho a minha sala ke tem a cor verde claro o chao e cinzento o meu sofa e laranja em L e os moveis sao castanho escuro mas na parede que tem a janela kero mudar a cor e nao sei bem qual eu pensei pintar na cor de areia que acha nao sei muito bem obrigada

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 22:44

Oi, Elisabete,
Acredito que o areia vai ficar bem sim, já que é uma cor neutra e vc já tem cores bem fortes tanto nas paredes como no sofá.
bjo
Rosana

Cláudia · 23 de janeiro de 2011 às 19:19

Boa Noite
Minha varanda tô querendo pintar de verde abacate e as grades fica bom de creme ?

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 00:52

Oi, Cláudia,
Creme e verde abacate ficam bem sim, mas sugiro cuidado com o verde abacate. Escolha um que não seja vivo demais…
bjo
Rosana

Deise · 23 de janeiro de 2011 às 17:48

Boa tarde, estou querendo decorar o quarto das minhas meninas elas dormem no mesmo quarto.as paredes sao de cor perola queria uma cor para combinar e com tom perola e estou pensando em decoracao com pufs e almofadas vermelhas. Por favor me ajude a dyvida esta muito grande

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 22:44

Oi, Deise,
O pérola e o vermelho ficam bem, sim!
Caso queira acrescentar outra cor ainda, sugiro lilás clarinho.
Vai dar uma “quebrada” mais delicada na combinação de cores.
bjo
Rosana

Léia alves · 23 de janeiro de 2011 às 19:13

Olá!!! Estou reformando minha casa e comprei a tinta na cor chá de menta para pintar a sala, mas gostaria de saber se eu pintar apenas uma parede da sala, a que fica o painel de TV na cor camurça, ficará bonito?

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 19:25

Oi, Léia,
O verde fica muito bonito com o marrom, acredito que ficará bem sim!
bjo
rosana

cida ribeiro · 23 de janeiro de 2011 às 15:59

Olá!!!!

Estou reformando minha casa e pintei as 3 paredes da sala na cor chá de menta e a parede que fica atrás do painel na cor camurça. Minha dúvida é qual cor utilizar para o piso laminado e móveis da sala, já que o meu sofá é na cor cinza.

Obrigada!

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 10:31

Oi, Cida,
Eu sugiro que o piso seja um que imite madeira clara, como o ferrara, ou toledo, ou carvalho amerino, ou carvalho hanover da Duratex.
bjo
Rosana

Thalita · 23 de janeiro de 2011 às 00:02

Ola, a parede da minha sala é verde clarinha, o sofá é na cor grafite e a mesa de jantar é de vidro com as cadeiras acolchoadas na cor branca, estou pensando em comprar um painel de TV na cor branca queria saber se combina, já que a parede é clara.

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 11:07

Oi, Thalita,
Eu acho que painel em cor branca é bonito, mas cansa visualmente pq vc fica olhando por muito tempo para este lugar e o branco em volta cansa a visão… O melhor seria uma cor mais acinzentada e como seu sofá é grafite, acho que ficaria perfeito um painel ou em madeira em cor média ou cinza médio.
bjo
rosana

marta · 23 de janeiro de 2011 às 13:38

Boa tarde! Estou pintando a minha sala de perola, gesso e teto, branco. O piso é porcelanato gelo. Não sei que cor combinar com o paredão da escada. Hoje esta vetde kiwi … mas ja enjoamos. Que cor passar help!?

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 11:17

Oi, Marta,
Suas cores são claras e neutras, então vc pode praticamente pintar em qquer cor esta parede. Posso sugerir algumas cores, mas posso errar pois não sei a cor dos móveis da sala, mas: Se quer uma cor q não canse pense em neutros leves tbém, tipo: Lua Minguante da Suvinil. Se quer uma cor mais impactante, o Tamarindo ou o Bronze da Suvinil (já que vc cansou do verde, o vermelho é um complementar dele. Vc pode demorar mais para cansar. Se quiser uma cor mais clara: o luz da lua, que é um azul acinzentado.
bjo
Rosana

Ana · 23 de janeiro de 2011 às 22:03

Prezadas,

Solicito sugestões sobre modelo de salão de beleza com metragem de 22 m2. Como cor dos móveis e parece, fachada etc…
Penso em palha com madeira.

No aguardo,

Grata

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 11:29

Ana,
Respondo gratuitamente dúvidas específicas. No seu caso, o que irá lhe atender será um projeto. Caso deseje um orçamento para isso, envie fotos, planta e fale mais sobre o que precisa neste ambiente para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
Rosana

Marcia lima · 23 de janeiro de 2011 às 19:44

Minha sala e branca e as portas sao marrom cafe Quero mudar pintar as paredes de perola qual a cor q eu botaria nas portas da sala e do quarto.pois meu sofa e cinza e meu raque cinza com preto

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 10:37

Oi, Marcia,
Portas em cor muito contrastante com as paredes, principalmente em ambientes pequenos, “ocupam visualmente” mais o espaço. Eu escolheria branco ou cinza bem clarinho. Acrescente cores claras vivas nos detalhes para a sala ficar mais alegre.
bjo
Rosana

lidiana · 23 de janeiro de 2011 às 11:24

Olá bom dia! Queria muito que vc mim ajudasse a escolher uma cor para minha parede destaque, a cor da casa é pérola, sofá cinza grafite, móveis branco com preto, qual a melhor opção pra combinar com o,pérola.

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 00:45

Oi, Lidiana!
Todas as cores que vc informou são neutras. então, a quantidade de cores q vc pode usar é enorme. Se quiser se manter nos tons neutros, os rosados como o creme de canela ou o couro da suvinil ficam bonitos mas dão um toque mais feminino. O Tâmara e o Marrom Conhaque ficam bonitos. São mais fortes e escuros . Se quiser um tom mais neutro e discreto, o sacola de lona da suvinil acredito que combine bem. (é bom testar antes, pois as cores se modificam muito nos ambientes.
abs
Rosana

Tamires · 23 de janeiro de 2011 às 17:02

Olá, tenho um sofá cinza escuro, um tapete bege claro e o estofado das cadeiras bege escuro, uma parede tem papel aplicado no tom de bege claro, as outras paredes são todas brancas.
Qual cor de curtina posso colocar e que cor combinaria pra almofadas e enfeites?
Obrigado!!

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 00:50

Oi, Tamires,
Todas as cores que vc informou são neutras, portanto acredito que gosta destes tons. Então, a cortina pode ser bege, cinza médio, ou até uma estampa com as 2 cores. E neste caso, colocaria almofadas e enfeites em cores vivas e alegres que vc goste (por ex.: usando azuis e verdes, ou vermelhos, beges e marrons, enfim… cores que combinem entre si e tragam alegria para o ambiente.
bjo
Rosana

Josilene · 23 de janeiro de 2011 às 18:11

Olá gotaria de uma sujestao pintei as parede da sala verde erva doce ,gostaria de saber que cor destaque compina.

Grata

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 11:28

Oi, Josilene,
Sugiro, para um contraste suave, claro e fresco, um cor como a Papel de Seda da Suvinil ficaria bem. Para um contraste mais forte e fechado, uma cor como a Sisal, da Suvinil. De qquer forma, teste antes para ver se vc vai gostar. Isso é muito pessoal.
abs
ROsana

Roseli · 23 de janeiro de 2011 às 22:59

Boa noite,

Minha sala e com paredes brancas, sofá bege, rack marrom e tapete cinza meio amarrronzado o restante do piso é caquinhos bem brilhantes como se estivesse envernizado que for posso aplicarna parece da TV e no quarto tb, tenho apenas a cama box pretendo comprar o Guarda roupa marrom, q for a parede da cama? ??

Obrigada

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 19:21

Roseli,
Todas as cores que vc citou são basicamente neutras. Com cinza, marrom e bege eu colocaria detalhes em vermelho e na parede da tv, se vc quiser fugir do neutro, um azul acinzentado ficaria bonito, eu acho.
No quarto vc pode usar verde acinzentado que é uma cor ótima para quarto, bem tranquila. Mas a verdade é que vc pode escolher muitas cores mesmo, pois sua base é praticamente neutra.
bjo
Rosana

Thaís · 23 de janeiro de 2011 às 09:09

Bom dia meu rack e marrom e quero pintar minhas paredes da sala de azul tifany e uma só parede de destaque de laranja ? Será q vai combinar e ficar bonito??

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 17:42

Oi, Thais,
O azul e o laranja fazem uma combinação muito contrastante. Se sua sala for pequena, é provável que vc canse logo ou que fique demais. Se quiser mesmo, tem que reduzir muito a quantidade de cores em todos os outros itens da casa.
Além disso, cores muito vivas em parede onde está a tv cansa muito a visão.
Eu acho que se vc colocar uma parede azul tifany e as outras em um off white tendendo para o café com leite, por exemplo e colocar objetos em laranja espalhados pela sala vai conseguir um efeito mais bonito no conjunto.
Mas é muito uma questão de gosto, é claro.
bjo
Rosana

Vandira · 23 de janeiro de 2011 às 08:51

Minhas paredes são erva doce e verde exército sofá bege que cor de tapete usar as cortinas são
bege

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 11:19

Oi, Vandira!
Se vc estiver sentindo necessidade de deixar a sala mais clara eu sugiro uma cor como o areia ou o chamado natural, que são beges bem claros.
Se vc não estiver sentindo a sala muito escura, sugiro um marrom médio.
Outra opção seria um tapete listrado que tivesse as cores verde, bege e azul e/ou lilás.
bjo
ROsana

Rogeria · 23 de janeiro de 2011 às 22:03

Olá gostaria de uma dica, minha sala e na cor palha bem clarinho, no local da mesa papel de parede listras marrom com detalhes dourada bem suave, a mesa e escura o estofado e bege,o móvel e marrom e sofá tb marrom mais claro, botei duas almofadas de listras mais tipo não deu muita vida não, queria mudar compre umas garrafinhas amarelo pra por no móvel , mais olho e acho q falta algo, poderia por almofadas estampas amarelas e algo azul tb??? Não tenho tapete ainda mais pense bege bem clarinho.me ajude por favor.

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 21:04

Oi, Rogeria,
Acho que vc está sentindo falta de cores mais vibrantes, tanto que comprou as garrafinhas em amarelo, né ?
Então, com estas cores, eu apostaria no vermelho e amarelo ou azul e amarelo, como vc pensou. O tapete deve ficar bem em bege claro. Leia este post para ver como organizar acessórios
http://www.simplesdecoracao.com.br/2013/01/acessorios-na-decoracao-o-que-e-como-usar/
http://www.simplesdecoracao.com.br/2011/06/objetos-de-decoracao-a-cereja-do-bolo/
bjo
ROsana

Marciley · 23 de janeiro de 2011 às 09:32

Olá, minha casa está pintada de verde pistache qual cor combina mais para eu pintar o muro? O muro fica a 5 m da casa. Obrigado!

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 16:33

Oi, Marciley,
Uma cor que combina bem com o verde pistache é o bege ou marrom (como o caldo de cana da suvinil ou mais escuro)
bjo
ROsana

lena · 23 de janeiro de 2011 às 19:17

boa noite.
gostaria de sua opinião
meu quarto foi pintado de Branco gelo quero pinta a parede da cabeleira da cama de vermelho.Minha dúvida é que cor de cortina devo usar?

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 21:13

Oi, Lena!
Eu sugiro que a cortina seja cinza ou bege. O vermelho combina bem com as duas cores que são suaves e amenizam a força desta cor.
bjo
Rosana

RAYANE LIMA · 23 de janeiro de 2011 às 10:22

BOM DIA!
Gostaria de tirar uma duvida cruel;
estou pintando minha casa e pensei em colocar na sala a cor camurça na parede da tv
e nas demais paredes fazer um contraste com outra cor mais estou em duvida entre o marfim o palha e o areia e gostaria de saber qual dessas opçoes ficaria legal com o camurça na sala?? e se eu poderia usar essas mesmas cores da sala no meu quarto ??
o camurça na parede da cama e as demais com outra cor (marfim,palha ou areia)???

OBRIGADA PELA ATENÇAO!

BOM DIA!

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 20:55

Oi, Rayane,
Com o camurça eu escolheria o areia. E vc pode usar as mesmas cores no quarto sim.
bjo
Rosana

Maria Inês · 23 de janeiro de 2011 às 20:53

Minha sala foi pintada de verde kiui qual cor devo usar na cortina e nós sofas
Por favor me ajuda sou chucra nas combinação de cores. OBRIGADA

Responder

Rosana Silva · 23 de janeiro de 2011 às 14:27

Oi, Maria Inês
Eu acho que cortinas não devem contrastar muito com as paredes, pois assim pesam no ambiente. Então eu usaria cortinas em verde no mesmo tom das paredes mas bem clarinho ou em cores neutras como bege claro, cinza claro.
Para os sofás vc pode usar por exemplo, marrom, que fica super bem com verde.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!