Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, segui com os contrastantes e agora vou falar agora das combinações Harmônicas. Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores Harmônico pode ser acromático, neutro, monocromático e o que muitos consideram o harmônico mesmo, aquele que usa diversas cores que são vizinhas no CÍRCULO CROMÁTICO. Ficam do ladinho uma da outra:
(este círculo cromático é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)
Então, por exemplo, o amarelo, o amarelo alaranjado e o laranja são harmônicos. O vermelho o Magenta e o violeta são harmônicos e por aí vai. No esquema harmônico vc pode usar 2, 3 , 4 cores “vizinhas”. Assim, veja nestes exemplos como é bonita esta combinação, deixando os ambientes vivos mas aconchegantes ao mesmo tempo. Perceba , na maioria, o uso de cores neutras como base, um “refresco” para o olhar.
Fotos dos sites e blogs: wunderweib.de, velvetandlinen, coral, bellemaison, cafofofino, vtwonen, casaabril, omovel e apartment therapy
Oi, Rayla
O areia, em geral, tende para o amarelo. Cores quentes que ficam bom com ele são o vermelho (como o terra roxa da suvinil), marrom (como o castanha espanhola da coral) e laranja (como o extremo sul da coral). Se vc quiser cores mais claras, procure nas lojas, nas cartela de cores, cores similares mas mais claras que estas.
bjo
Rosana