Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, vou falar agora das combinações contrastantes. Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores contrastantes é aquele que usa uma cor e a sua complementar e que faz com que, nesta combinação, as 2 cores fiquem mais enfatizadas e vívidas. Alguns exemplos são: Vermelho + Verde , Azul + Laranja, Amarelo + Violeta.

Por serem tão contrastantes, são muito usados em quartos de crianças (não bebês!) e adolescentes, mas devem ser usadas com cuidado, principalmente em ambientes pequenos.Podemos usar muito branco ou cores neutras  para compensar a força do contraste ou colocar somente um item pequeno contrastante, como as luminárias da 1a e 3a foto a seguir.

Combinando cores - Contrastantes - Banheiro em verde

Combinando cores - Contrastantes 1

Combinando cores - Contrastantes 2

Além disso, outro cuidado que tomamos é usar uma das 2 cores atenuada, mais fraca. Outra possibilidade, para diminuir a força do contraste entre estas cores é, trocar uma das cores por uma cor que esteja ao lado dela no círculo cromático: Ao invés de usar Vermelho e Verde, usar Laranja e Verde ou Vermelho e Verde Azulado.

nurserynotationscriança10

Combinando cores - Contrastantes 3

Ao invés de usar Azul e Laranja , usar Azul e Amarelo ou Laranja e Lilás.

Combinando cores - Contrastantes 4

Combinando cores - Contrastantes 5

Ao invés de usar Amarelo e Violeta  , usar Amarelo e Lilás ou Violeta e Verde Claro.

Combinando cores - Contrastantes 6

Combinando cores - Contrastantes 7

Perceba que às vezes um detalhe, (como a cadeira amarela , os limões e as flores nas fotos acima), devido à característica das cores contrastantes, se tornam elementos muito importantes.

VEJA SOBRE COMBINAÇÃO DE CORES HARMÔNICAS

Dos blogs e sites: TheDecorista, thelennnoxx, Arhdeco, bliss, casaabril, nurserynotations, achados de decoração e room remix

129 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Regina,
    Qdo o painel em si já é chamativo como o seu, devido ao 3D, eu sugiro que a cor não seja extremamente chamativa pois seria como falavam antigamente “chover no molhado” chamando atenção para o que já chama atenção, entende ? Acho mais sofisticado um tom sobre tom. Se o seu Pérola é o da Suvinil.
    A Banhos termais ficaria mais clara e bem sofisticada. A Lamparida nais escura e tbém sofisticada.
    Se quer acrescentar uma cor mais viva sugiro um verde como o regata, mas dependerá do restante das cores da sua sala.
    bjo
    Rosana

  2. OI, Regina,
    Como não sei a cor de mais nada a não ser a cortina, a melhor sugestão que posso lhe dar é que escolha cor neutra que não se distingua demais da cor da parede. Assim, ela não pesa no ambiente e nem compromete qquer outro elemento.
    abs
    ROsana

  3. Vc pode me ajudar que cor de cortina eu colocaria na sala,A parede está pintada de pérola.Espero sua resposta.Obrigada.

  4. Vc pode me ajudar que cor de cortina eu colocaria na sala,A parede está pintada de pérola.Espero sua resposta.Obrigada.

  5. Vou pintar minha sala de pérola,fiz um painel na parede da sala de jantar em 3D em gesso,qual cor pontaria para da um contraste é que fica bem Legal?

  6. Oi, Maria Inês
    Eu acho que cortinas não devem contrastar muito com as paredes, pois assim pesam no ambiente. Então eu usaria cortinas em verde no mesmo tom das paredes mas bem clarinho ou em cores neutras como bege claro, cinza claro.
    Para os sofás vc pode usar por exemplo, marrom, que fica super bem com verde.
    bjo
    Rosana

  7. Minha sala foi pintada de verde kiui qual cor devo usar na cortina e nós sofas
    Por favor me ajuda sou chucra nas combinação de cores. OBRIGADA

  8. BOM DIA!
    Gostaria de tirar uma duvida cruel;
    estou pintando minha casa e pensei em colocar na sala a cor camurça na parede da tv
    e nas demais paredes fazer um contraste com outra cor mais estou em duvida entre o marfim o palha e o areia e gostaria de saber qual dessas opçoes ficaria legal com o camurça na sala?? e se eu poderia usar essas mesmas cores da sala no meu quarto ??
    o camurça na parede da cama e as demais com outra cor (marfim,palha ou areia)???

    OBRIGADA PELA ATENÇAO!

    BOM DIA!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui