Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, vou falar agora das combinações contrastantes. Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores contrastantes é aquele que usa uma cor e a sua complementar e que faz com que, nesta combinação, as 2 cores fiquem mais enfatizadas e vívidas. Alguns exemplos são: Vermelho + Verde , Azul + Laranja, Amarelo + Violeta.

Por serem tão contrastantes, são muito usados em quartos de crianças (não bebês!) e adolescentes, mas devem ser usadas com cuidado, principalmente em ambientes pequenos.Podemos usar muito branco ou cores neutras  para compensar a força do contraste ou colocar somente um item pequeno contrastante, como as luminárias da 1a e 3a foto a seguir.

Combinando cores - Contrastantes - Banheiro em verde

Combinando cores - Contrastantes 1

Combinando cores - Contrastantes 2

Além disso, outro cuidado que tomamos é usar uma das 2 cores atenuada, mais fraca. Outra possibilidade, para diminuir a força do contraste entre estas cores é, trocar uma das cores por uma cor que esteja ao lado dela no círculo cromático: Ao invés de usar Vermelho e Verde, usar Laranja e Verde ou Vermelho e Verde Azulado.

nurserynotationscriança10

Combinando cores - Contrastantes 3

Ao invés de usar Azul e Laranja , usar Azul e Amarelo ou Laranja e Lilás.

Combinando cores - Contrastantes 4

Combinando cores - Contrastantes 5

Ao invés de usar Amarelo e Violeta  , usar Amarelo e Lilás ou Violeta e Verde Claro.

Combinando cores - Contrastantes 6

Combinando cores - Contrastantes 7

Perceba que às vezes um detalhe, (como a cadeira amarela , os limões e as flores nas fotos acima), devido à característica das cores contrastantes, se tornam elementos muito importantes.

VEJA SOBRE COMBINAÇÃO DE CORES HARMÔNICAS

Dos blogs e sites: TheDecorista, thelennnoxx, Arhdeco, bliss, casaabril, nurserynotations, achados de decoração e room remix

129 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Lena!
    Eu sugiro que a cortina seja cinza ou bege. O vermelho combina bem com as duas cores que são suaves e amenizam a força desta cor.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Rogeria,
    Acho que vc está sentindo falta de cores mais vibrantes, tanto que comprou as garrafinhas em amarelo, né ?
    Então, com estas cores, eu apostaria no vermelho e amarelo ou azul e amarelo, como vc pensou. O tapete deve ficar bem em bege claro. Leia este post para ver como organizar acessórios
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2013/01/acessorios-na-decoracao-o-que-e-como-usar/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2011/06/objetos-de-decoracao-a-cereja-do-bolo/
    bjo
    ROsana

  3. boa noite.
    gostaria de sua opinião
    meu quarto foi pintado de Branco gelo quero pinta a parede da cabeleira da cama de vermelho.Minha dúvida é que cor de cortina devo usar?

  4. Oi, Thais,
    O azul e o laranja fazem uma combinação muito contrastante. Se sua sala for pequena, é provável que vc canse logo ou que fique demais. Se quiser mesmo, tem que reduzir muito a quantidade de cores em todos os outros itens da casa.
    Além disso, cores muito vivas em parede onde está a tv cansa muito a visão.
    Eu acho que se vc colocar uma parede azul tifany e as outras em um off white tendendo para o café com leite, por exemplo e colocar objetos em laranja espalhados pela sala vai conseguir um efeito mais bonito no conjunto.
    Mas é muito uma questão de gosto, é claro.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Marciley,
    Uma cor que combina bem com o verde pistache é o bege ou marrom (como o caldo de cana da suvinil ou mais escuro)
    bjo
    ROsana

  6. Olá, minha casa está pintada de verde pistache qual cor combina mais para eu pintar o muro? O muro fica a 5 m da casa. Obrigado!

  7. Olá gostaria de uma dica, minha sala e na cor palha bem clarinho, no local da mesa papel de parede listras marrom com detalhes dourada bem suave, a mesa e escura o estofado e bege,o móvel e marrom e sofá tb marrom mais claro, botei duas almofadas de listras mais tipo não deu muita vida não, queria mudar compre umas garrafinhas amarelo pra por no móvel , mais olho e acho q falta algo, poderia por almofadas estampas amarelas e algo azul tb??? Não tenho tapete ainda mais pense bege bem clarinho.me ajude por favor.

  8. Oi, Vandira!
    Se vc estiver sentindo necessidade de deixar a sala mais clara eu sugiro uma cor como o areia ou o chamado natural, que são beges bem claros.
    Se vc não estiver sentindo a sala muito escura, sugiro um marrom médio.
    Outra opção seria um tapete listrado que tivesse as cores verde, bege e azul e/ou lilás.
    bjo
    ROsana

  9. Bom dia meu rack e marrom e quero pintar minhas paredes da sala de azul tifany e uma só parede de destaque de laranja ? Será q vai combinar e ficar bonito??

  10. Roseli,
    Todas as cores que vc citou são basicamente neutras. Com cinza, marrom e bege eu colocaria detalhes em vermelho e na parede da tv, se vc quiser fugir do neutro, um azul acinzentado ficaria bonito, eu acho.
    No quarto vc pode usar verde acinzentado que é uma cor ótima para quarto, bem tranquila. Mas a verdade é que vc pode escolher muitas cores mesmo, pois sua base é praticamente neutra.
    bjo
    Rosana

  11. Boa noite,

    Minha sala e com paredes brancas, sofá bege, rack marrom e tapete cinza meio amarrronzado o restante do piso é caquinhos bem brilhantes como se estivesse envernizado que for posso aplicarna parece da TV e no quarto tb, tenho apenas a cama box pretendo comprar o Guarda roupa marrom, q for a parede da cama? ??

    Obrigada

  12. Oi, Josilene,
    Sugiro, para um contraste suave, claro e fresco, um cor como a Papel de Seda da Suvinil ficaria bem. Para um contraste mais forte e fechado, uma cor como a Sisal, da Suvinil. De qquer forma, teste antes para ver se vc vai gostar. Isso é muito pessoal.
    abs
    ROsana

  13. Oi, Tamires,
    Todas as cores que vc informou são neutras, portanto acredito que gosta destes tons. Então, a cortina pode ser bege, cinza médio, ou até uma estampa com as 2 cores. E neste caso, colocaria almofadas e enfeites em cores vivas e alegres que vc goste (por ex.: usando azuis e verdes, ou vermelhos, beges e marrons, enfim… cores que combinem entre si e tragam alegria para o ambiente.
    bjo
    Rosana

  14. Oi, Lidiana!
    Todas as cores que vc informou são neutras. então, a quantidade de cores q vc pode usar é enorme. Se quiser se manter nos tons neutros, os rosados como o creme de canela ou o couro da suvinil ficam bonitos mas dão um toque mais feminino. O Tâmara e o Marrom Conhaque ficam bonitos. São mais fortes e escuros . Se quiser um tom mais neutro e discreto, o sacola de lona da suvinil acredito que combine bem. (é bom testar antes, pois as cores se modificam muito nos ambientes.
    abs
    Rosana

  15. Oi, Marcia,
    Portas em cor muito contrastante com as paredes, principalmente em ambientes pequenos, “ocupam visualmente” mais o espaço. Eu escolheria branco ou cinza bem clarinho. Acrescente cores claras vivas nos detalhes para a sala ficar mais alegre.
    bjo
    Rosana

  16. Olá, tenho um sofá cinza escuro, um tapete bege claro e o estofado das cadeiras bege escuro, uma parede tem papel aplicado no tom de bege claro, as outras paredes são todas brancas.
    Qual cor de curtina posso colocar e que cor combinaria pra almofadas e enfeites?
    Obrigado!!

  17. Olá bom dia! Queria muito que vc mim ajudasse a escolher uma cor para minha parede destaque, a cor da casa é pérola, sofá cinza grafite, móveis branco com preto, qual a melhor opção pra combinar com o,pérola.

  18. Minha sala e branca e as portas sao marrom cafe Quero mudar pintar as paredes de perola qual a cor q eu botaria nas portas da sala e do quarto.pois meu sofa e cinza e meu raque cinza com preto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui