Casal

O Quarto do Casal

– O 1o. item no qual pensamos no quarto de casal é a cama. Seu posicionamento em relação à janela, porta de entrada do quarto e banheiro (se houver) são  itens a serem  discutidos: A maioria das pessoas tem uma opinião forte sobre este assunto.

– É importante que a decoração seja pensada pelos 2 usuários do quarto. Algumas vezes o estilo de um é bem mais feminino ou masculino que o do outro. E o pior que pode acontecer é alguém se sentir constrangido pela decoração do seu quarto, não é mesmo. Então, tente harmonizar o feminino e o masculino na decoração.

quartocasal1

– Há de tudo neste mundo e quartos difíceis de decorar aos montes. Estas dicas podem ajudar neste caso.

– Uma necessidade geral  é a privacidade em relação as janelas e pode ser resolvida com a melhor posição da cama ou a proteção na janela com cortinas e/ou persianas.

– Luz natural e ventilação são essenciais. Lembre-se que você passa muito tempo na cama. Mas há os que precisam de escuridão total na hora de dormir ou ao menos que a luz da manhã não entre no quarto antes de levantarem. Para isso, novamente cortinas e persianas tem papel importante e devem controlar a entrada de luz, ventilação e privacidade.

quartocasal2

– A Iluminação é um item importante demais para o conforto e o “clima” do quarto de casal. Leia estas dicas e tenha um quarto de sonho.  E evite pesadelos e acidentes ao criar um quarto romântico lendo este outro post aqui.

– O tamanho da cama deve ser condizente com o tamanho do ambiente – camas muito grandes em quartos pequenos prejudicam a circulação e funcionalidade.

– Um quarto deve ter ou poder proporcionar um clima relaxante mas, em muitos momentos tbém, um clima sensual, não é mesmo? Vc sabe que a decoração pode de verdade melhorar o sexo?    E o romance não pode ser deixado de lado – veja 15 quartos românticos para você se inspirar.

quartocasal3

– A parede da cabeceira dá normalmente o apelo mais forte do quarto. E há muitas opções, veja algumas aqui.  E outros detalhes gostosos neste post.

– As cores devem ser escolhidas para ajudar na criação de um ambiente acolhedor e tranquilo. Evite muito contraste e tons vivos demais em grandes elementos (eles podem ser colocados em almofadas, pequenos acessórios, etc).

– A roupa de cama mal escolhida estraga a melhor decoração, sabia? Não esqueça que ela faz parte importante do conjunto e veja aqui como combinar.

– Quartos pequenos devem ser muito bem pensados. Veja aqui 12 dicas ótimas para quartos pequenos. E aqui, mais 9 ideias para usar bem os cantinhos no quarto.

quartocasal4

– Criado mudo ou algo que funcione como ele é essencial para o conforto. Veja aqui 15 ideias para criados mudos em quartos pequenos.

– Tapetes, principalmente em quartos com pisos frios, são mais um toque de aconchego. Veja aqui como usá-los.

– Closets muito pequenos em quartos tbém muito pequenos  devem ser evitados para melhor uso do espaço. Mas tenho algumas dicas para closets pequenos aqui.

– No closet é interessante haver ao menos um espelho e uma banqueta ou puff para apoio ao calçar sapatos e sandálias.

Armários com portas deslizantes (de correr) são mais caros, mas ajudam muito na questão do espaço.

quartocasal5

– A entrada de ar e a boa iluminação são  essenciais também no closet: temperatura agradável e luz para se vestir e que ilumine dentro dos armários. Não esqueça que diclóicas e incandescentes esquentam muito. Use fluorescentes amareladas ou leds de ótima qualidade para não se enganar com as cores das roupas e acessórios.

– As portas dos armários tbém devem permitir ventilação para as roupas, mas não tanta a ponto de levar muita poeira para o interior.


– Os banheiros das suítes tbém devem ter boa ventilação (mesmo que seja mecânica – o que muitas vezes é a única solução) e iluminação – Ainda mais se você se maquia no banheiro. A ventilação deve evitar que odores desagradáveis cheguem ao quarto.

– Se possível, pense em formas do banheiro ser  usado por 2 pessoas ao mesmo tempo (2 pias ou sanitário com separação, etc). Isso pode até melhorar um casamento, acredite! rs!

quartocasal6

– Mantenha a organização tendo um lugar para colocar a roupa que acabou de usar, bolsas que estão sendo usadas, etc.

– Se houver espaço e interesse, um lugar para leitura ou relaxamento, com uma poltrona pequena e aconchegante, luz direcionada e uma pequena estante com alguns livros ou uma mesinha de apoio podem ocupar pequeno  espaço e ajudar no aconchego do ambiente.

– Sempre é um problema encontrar um lugar para guardar os sapatos. Veja algumas ideias.

– Enfim, tudo de vez em quando precisa de uma mudança, não é mesmo? E mudanças nos quartos de casal podem acender a chama, mostrar carinho e atenção com a relação. Veja aqui 10 ideias econômicas para mudar o seu quarto de vez em quando.

Medidas:

Mesas de cabeceira (criado mudo) – Altura 60/ 70 cm (mais ou menos da altura da cama é o ideal); Largura 40/70 (isso varia muito. Depende do espaço que vc tem)  e profundidade 40 a 60cm;

Armários:  Um cabide precisa de, ao menos, 50 cm para comportar bem uma roupa. Logo, o melhor guarda-roupa deve ter, no mínimo, 55 cm de profundidade. O ideal é 60cm, mas quando a porta é de correr, 65cm é o mínimo.

– As medidas “padrão” das camas variam muito de fabricante para fabricante, esta é a verdade, mas em geral:

Cama de casal: Medida padrão: 1,40 x 1,90 (colchão 1,38 x 1,88); Queen Size : 1,50 x 2,00 (colchão 1,48 x 1,98); King size: 1,60 x 2,00 (colchão 1,.58 x 1,98; Box spring : de 1,80 x 2,00 a 2,00 x 2,10.Normalmente, as camas tem entre 45 e 60 cm de altura.

Mas temos camas chamadas King Size com 1,93 x 2,03 e Queen com 1,98 x 1,58, e mais um monte de medidas diferentes, além das feitas sob medida, é claro!  Então,  nunca saia de casa para comprar roupa de cama sem saber a medida da sua cama ou colchão.



– Cabeceira: A melhor altura para ela é aquela em que voce, sentado(a) encostando as costas na parede da cama, tenha todo o seu tronco, até o meio da cabeça (no mínimo), encostado nela. Isso muitas vezes acontece quando a cabeceira tem 1,20 m  a partir do piso. Mas é sempre bom medir (com a pessoa mais alta do casal).

– Considere que deve ter, ao menos, 60 cm entre sua cama e o guarda-roupa, principalmente se ele tiver portas de abrir e não de correr.

– Pense na possibilidade de usar a área abaixo da janela com um móvel estreito (mínimo de 25 cm de profundidade para ser útil. Se tiver porta, considere 30 cm).

– Closet – Para um closet com armários nos 2 lados, é preciso 1,20 cm para os armários e mais 70 cm para a pessoa circular com algum conforto (isso com portas de correr ou sem portas nos armários). Uma pessoa ocupa, no mínimo, 1 m de largura em um armário para suas roupas . Então, um closet mínimo mesmo teria: 2,10 x1,20.

Para saber mais sobre closets e medidas internas de armários. veja este posts na CliqueArquitetura