Só de falar em masculino e feminino na decoração muitas pessoas imaginam algo assim:
Na sala:
No quarto:
Isso porque a ideia clássica de masculino na nossa sociedade está ligada à cores neutras (e poucas cores – marrom, cinza, preto, branco..), poucos objetos decorativos, linhas retas, funcionalidade, seriedade e conforto … Já o feminino à exuberância nas cores e objetos, linhas curvas, beleza independente de funcionalidade, romantismo…
(Maior presença masculina, toques femininos em pequenos objetos)
Felizmente, hoje há uma busca de uma maior igualdade entre os sexos, além de respeito às diferenças individuais, o que transparece na decoração dos ambientes: os componentes masculinos e femininos se misturam, criando o ponto de equilíbrio que o casal, família ou pessoa necessita para se sentir bem – e todos podem – e querem – “palpitar” e é muito bom que seja assim.
(feminina)
Os ambientes podem ser femininos, masculinos, meio a meio, 70 % um e 30% outro – não importa. No final, todos devem se sentir confortáveis e reconhecer suas casas como realmente suas: O ideal é que cada membro da família tenha algo do “seu gosto” na decoração da casa e que um homem ou mulher que more só não necessite seguir estereótipos.
(Grande predominância masculina)
(Grande predominância feminina)
Há casas mais ou menos “femininas” ou “masculinas” independentemente do sexo das pessoas que lá habitem. O gosto mais feminino ou masculino não tem necessariamente a ver com o sexo da pessoa.
Fotos dos sites e blogs: ApartmentTherapy, Decoist, Deardesignersblog, CasaAbril, Artezanal e Nestinteriordesign
Oi, Sonia,
Eu adoro vermelho com cinza. Acho que fica bem sofisticado, ainda mais quando tem tbem o preto. Sugiro que vc pinte as paredes de um off white tendendo para cinza e a parede onde quer outra cor, no mesmo cinza, só que mais escuro um pouco. Mas cuidado para não escurecer demais.
beijocas
Rosana
Olá Rosana, estou pintando minha casa e gostaria de uma opinião, o sofá da sala de tv, é vermelho e preto com um tapete preto, as paredes marfim queria mudar a cor e pintar uma parede de outra cor. o que vc acha que ficaria bom?
A gente é uma mistura equilibrada…que desequilibra de vez em quando pra um lado, de vez em quando pro outro…
rs!
bjo, sua linda!
Ro
Eu diria que minha preferência é muito mais masculina que feminina. Mas eu “tô namorando” um amarelo TÃÃÃÃÃÃOOO feminino… Uia! 😉
Bjo!
Oi, Rosana!
Belo post! O masculino e o feminino na decoração é mais uma herança da casa burguesa do século XIX que persiste na mentalidade de muitos. Vale muito a pena incentivar as pessoas a se libertarem destes estereótipos e exercerem sua criatividade!
bjos
Acho que estou mais inclinada para meu lado masculino. Ms sou de fases, volta e meia coloco cor em minha casa – almofadas, objetos decoração, flores – e outras tiro tudo e guardo até que meu lado feminino reapareça…
beijo e um bom domingo!
Denise – dojeitode.blogspot.com
Exato!
bjo
ro
Com certeza, Inara!
Obrigada!
Rosana
Obrigada, Carol! E gostei das suas portas camufladas no inspiração da casa!
beijocas !
Ro
Inclusive, acho que gosto mais do masculino… Adoro umas linhas retas, uma madeira mais rústica… Porque não, neah?? 😀
Já votei, Rô! Boa sorte!!! 😀
Bjocas,
Carol
http://inspiracaodacasa.blogspot.com
Oi, Rosana!
Adorei o post! E é fato: todos os moradores da casa precisam se sentir bem naquele ambiente. E é claro que dá para acomodar todos os gostos, cores e gêneros e criar um projeto bacana! Amei as inspirações do post!
Beijos,
Inara
Também sou da opnião que o sexo não influi na decoração, acredito que o que predomina de fato são os gostos.
decorandoassim.blogspot.com.br