Quando a roupa de cama combina com a decoração e cores do quarto as coisas ficam bem mais bonitas por lá. Isso é tão importante que o designer ou o decorador que você contratar vai mesmo querer que você compre ou mande fazer roupas de cama até em estampas específicas. Nas fotos das revistas e sites elas são sempre perfeitas para o quarto. Mas como fazer se você não tem este profissional para escolher a roupa de cama do seu quarto ? Observe:

achados 014-false-creek-condo-designCores neutras praticamente sempre dão certo em qualquer quarto. Quando o quarto é neutro, como este, brincar com variações de uma mesma cor, que pode ser também neutra (como os cinzas nesta roupa de cama) enfatiza o clima de suavidade do quarto.

chic-deco_blogspot_com-Bedroom-Brooke-PretzelMas o quarto em cores neutras tbém permite que você ouse mais nas cores da roupa de cama. No caso acima, estampas em tons de lilás/roxo com fundo branco mais uma almofada estampada que tbém tem estas cores, alegra o quarto. O branco mantém a suavidade. E vc pode usar praticamente qualquer cor no lugar do lilás que foi usado aqui.

designeoqueha image8NUV88YJE se você quiser trazer drama e calor a um quarto neutro, use cores quentes em maior quantidade. Para não escurecer muito, acrescente lençóis de baixo e travesseiros em cores neutras e claras (como o branco usado acima). Para um resultado mais jovial e descontraído, use cores vivas e alegres.

bhg argestSe o quarto possui os tons quentes escuros da madeira da parede desta cabeceira, usar cores relacionadas à esta madeira, mas mais vivos e claros (como o laranja e o bege) ilumina o quarto. O cinza é uma ótima cor para fazer o laranja brilhar mais ainda – aliás, o cinza tem esta característica: Ele enaltece toda cor. O amarelo, o vermelho, variações de marrom ou, para um clima mais “frio” azuis e verdes vivos também funcionam.

revistaimoveisimage028_ok_Já com as madeiras mais claras e amareladas como a acima, o laranja vivo usado na foto anterior não ficaria tão bem, pois não haveria contraste entre as cores. O melhor neste caso é um tom mais fechado. O marrom da colcha é perfeito junto com o bege. Vermelhos fechados (que combinam com a madeira clara) e azuis (que contrastam com a madeira clara – veja os azuis abaixo) também ficariam ótimos.

casavogueapartamento_jardins_solange_medina_16É claro que usar as mesmas cores da decoração na roupa de cama é um tiro certeiro na harmonia!

18-ambientes-com-ideias-de-cabeceiras-enxovais-luminariasMas trabalhar com as cores complementares tem um efeito impactante e menos “certinho” e o “truque” é usar um tom mais suave de uma das cores.

openhouse Apartamento-Fernanda-Yamamoto-e-Rodrigo-Ohtake-9Em um quarto repleto de cores vivas, roupa de cama em tons neutros e escuros dá contraste ao mesmo tempo que descansa os olhos, sem poluir.  Na foto acima, a almofada com fundo escuro e tons das cores usadas na estampa é perfeita para equilibrar o que seria muito “sério” para um quarto tão colorido.

enmiespacio vital peacock-bedheadQuer usar muitas estampas? Uma ótima forma de dar certo é usar tons de um pequeno grupo de cores (2 ou 3 é o bastante, mais os neutros). Observando a foto acima, veja que todas estas cores são tons de: amarelo, azul e vermelho, acrescidos do branco.Além disso: Uma estampa grande, outra pequena além dos lisos com e sem textura. Nas almofadas repetem-se estampas geométricas.

Então, sintetizando as 4 possibilidades que exemplifiquei aqui:

1) Cores neutras combinam com praticamente qualquer decoração

2) Usar a mesma cor em diversos tons (que pode ser neutra ou que exista no quarto ou harmônica com as cores do quarto ou complementar à  cor mais enfatizada no quarto) funciona em geral.

3) Quarto super colorido pode ser equilibrado com roupa de cama em tons neutros escuros

4) Para usar muitas estampas escolha tons diferentes de 2 ou 3 cores (se o quarto for muito colorido escolha cores já existentes nele) mais os neutros

Fotos dos sites e blogs: enmiespaciovital, openhouse, casaAbril, casavogue, revistaimoveis, bhg, designeoqueha, chic-deco e achados de decoracao

20 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Jordania,
    Pode ser sim. E pode ser tbém verde com marrom, marrom, branco com verde, branco com marrom. Vc pode brincar com as cores já existentes em inúmeras combinações. E até colocar 1 cor a mais que combine, por exemplo: verde, marrom e cinza; verde branco e vermelho e todos os tons terrosos ficarão bem tbém desde o bege até o laranja.
    bj
    Rosana

  2. Olha o jogo de cama do meu menino e amarron claro cortina verde a colcha deve ser verde com fundo branco mim de idea.

  3. Oi, Marlene,
    O bege é uma cor neutra. Logo, combina com praticamente todas as cores. Como é um quarto de menina eu sugiro perguntar a ela uma cor que goste e usar essa e mais branco e uma outra cor que combine nos detalhes…
    Algumas sugestões de combinações:
    Use neutros ou bem claros nas paredes e as cores mais vivas e fortes em detalhes.
    A roupa de cama deve ter 1 ou mais das cores escolhidas.
    bege, branco, azul, marrom ( ou rosa mais fechado, ou amarelo que combine com o bege)
    bege, cinza claro, verde, café com leite (ou marrom médio, ou laranja ou azul)
    Neste post (que é para quarto de casal, mas vc pode usar como base as paletas mais alegres com bege: https://www.tuacasa.com.br/paletas-de-cores-para-quarto-de-casal/
    Veja este aqui tbém:
    https://biancasalvador.com.br/projetos/paletacoresdemenina/
    bjo
    Ro

  4. Como combinar cama cor bege em um quarto de menina de 10 anos isso inclui cortinas, roupa da cama e a parede qual cor fica bem legal? Obrigada

  5. OI, Andreia!
    Nossa! Com cinza praticamente tudo fica bom. Mas madeira clara (se o cinza for escuro é o melhor) ou escura (se o cinza não for escuro) traz aconchego e eu acho a melhor escolha para um quarto com porcelanato cinza, que dá uma impressão de frieza. Acrescente roupa de cama com detalhes em cores quentes (vermelho, laranja).
    bjo
    Rosana

  6. OI, Luana!
    Sim, com certeza. Mas não precisa ser exato o mesmo lilás, vc pode variar ou até colocar um roxo por exemplo, ou rosa…pense nisso
    bjo
    RO

  7. Oi, Juliana,
    Eu sugiro uma cor que não seja chamativa demais. Talvez o mesmo palha só que mais escuro ou mais claro. Para cortina vc pode usar cinza, bege, branco, marrom…
    bjo
    ROsana

  8. Tenho um sofá vermelho,e minha parede é palha,queria fazer uma parede de outra cor.qual cor ficaria melhor.e a cor ta cortina tbem!obgada

  9. Oi, Natália!
    Somente com a cor das cortinas as sugestões que posso dar com menor chance de errar são cinza claro ou bege. Seria necessário saber as cores dos demais elementos (móveis, paredes, piso) para lhe propor outras possíveis cores.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui