Conceitos Sala

Decoração – A medida das coisas – Sala de Estar / Jantar

Muita gente me escreve perguntando o espaço que deve haver entre isso e aquilo, a altura ideal de outra coisa, enfim, a medida das coisas. Então, vou fazer uma série de posts sobre este assunto, começando pela Sala de Estar, acrescentando outra questão importante : A proporção das coisas:

Para qualquer ambiente vc deve respeitar a proporção entre o espaço que vc possui e o tamanho dos móveis e objetos que vai colocar nele: Pequenos espaços = Móveis pequenos. Não “entulhe” a sua casa. Pense que o espaço vazio é tão importante quando o ocupado: afinal é no espaço vazio que vc se movimenta!

Mesa e cadeiras  – Jantar: É importante observar a proporção entre estes 2 móveis. Além disso, com esta tendência de cadeiras diferentes na mesa é importante saber escolher cadeiras que fiquem bem juntas e isso passa pela proporção entre elas e a altura do assento deve ser a mesma para todas.

A distância entre a cadeira e a parede deve ser, no mínimo, de 50cm. Se entre a parede e a cadeira for uma área de passagem, esta distância deve ser maior: no mínimo 60cm. Para cada cadeira deve haver um espaço de no mínimo, 45 cm na mesa (com uma cadeira estreita, claro).

Não faça isso: A proporção das mesas e cadeiras está errada e a altura dos assentos é diferente!

Área de Estar – Mesas, sofás e poltronas:

Novamente a questão do espaço para circulação deve ser considerada. O mínimo para uma boa movimentação é 60cm entre sofás, mesas de centro e poltronas.

No desenho acima, a circulação está preservada, todos os assentos tem pontos de apoio (as mesas laterais e central), a proporção entre as mesas, tapete, sofás e poltronas está coerente. As poltronas podem ser movimentadas para a conversa com quem está no sofá ou para ver a TV; a TV está centralizada em relação ao sofá. E acrescentando: A altura da tv deve ser tal que, sentado (a) no sofá e olhando para frente, vc veja o centro da tela; As mesas laterais pode ser da mesma altura, um pouco acima ou um pouco abaixo (não mais que 10 cm) do braço do sofá para servirem como apoio para os assentos; A mesa lateral retangular, na direita, pode ser retirada para que haja mais uma área de circulação, da porta abaixo para a sala de estar (isso dependerá de quanto este acesso é realizado no dia-a-dia) OU, se a sala é muito estreita, a mesa de centro pode não existir e, finalizando, a TV não deve estar de frente para uma janela  nem deve haver uma janela atrás da TV – isso prejudica a visão da imagem.

 

Na 1a foto, o ambiente está atarracado de móveis muito grandes, impossibilita inclusive o acesso às janelas. No 2o. ambiente, a posição da TV impossibilidade uma boa visualização.

Na 1a foto acima, a mesa central, além de muito baixa em relação aos assentos, é muito pequena, ficando distante demais dos asssentos para ser usada com conforto. E na 2a foto, a mesa é alta e e grande demais para o ambiente, sofás e poltronas.

Posts relacionados

Comentários:

Telma · 05 de fevereiro de 2012 às 10:30

Muito bom! Muito didático!
Mas ultimamente tenho feito salas que mal comportam um sofá e o home. Mesa de centro e poltronas laterais, nem pensar… E geralmente este espaço de “estar” fica próximo de uma “varanda” e acaba se transformando em passagem para a mesma… Enfim, coisas dos nossos empreendimentos modernos.
Beijos e boa semana,
Telma

Responder

rosanafe · 05 de fevereiro de 2012 às 11:02

É verdade, Telma,
Neste caso, as mesas centrais e laterais devem ser minimizadas ou retiradas ou trocadas por puffs com rodinhas, por exemplo.
bjo
Rosana

Kaline · 05 de fevereiro de 2012 às 17:14

Boa tarde, estou precisando de uma ajuda, minha sala tem as paredes em tons de verde, a com textura é um verde um pouco mais escuro, meu rack é preto e branco, minha sala de jantar é conjugada, e é preto e branco também, o tampo é de vidro, meu sofá é preto de 3 e 2 lugares, em courino, mas estou querendo um sofá em tecido, o dilema é, compro um sofá preto ou teria uma outra cor que combinaria? Desde já agradeço a atenção.

Responder

rosanafe · 05 de fevereiro de 2012 às 19:45

Oi, Kaline,
O sofá pode ser vermelho fechado, cinza ou marrom médio tbém, que ficará bem com as cores que vc tem.
bjo
Rosana

veve · 05 de fevereiro de 2012 às 23:33

OLA! TUDO BEM

ENTÃO VC PODERIA ME AJUDAR A ACHAR UMA SOLUÇÃO PARA SALA DE JANTAR DA MINHA MÃE?
ELA TEM UMA MESA RETANGULAR DE 2M POR 1M TODA EM FERRO E TAMPO DE VIDRO, SO QUE AS 6 CADEIRAS SÃO MUITO FEIAS E ELA ADORA! SÃO UMAS DE ESTILO ANO 0 QUE SÃO BEM ALTAS E PARECE GRADE DE CADEIA PENITENCIARIA KKKKK. NA NOVA CASA A COZINHA É CONJUGADA COM SALA E O ESPAÇO É PEQUENO.O QUE FAÇO JOGO TUDO FORA E COMPRO UMA MODERNA E PEQUENA PARA ELA OU TEM ALUM TRUQUE SEI LÁ! CADEIRAS CADEIRAS DE MADEIRA BAIXINHA… ME AJUDA! BJS

Responder

rosana · 05 de fevereiro de 2012 às 16:59

Oi, Veve!
Vc pode mandar fotos destas mesa e cadeiras ? Mande para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
Rosana

Marcia Passos · 05 de fevereiro de 2012 às 11:23

Bom dia, Preciso de ajuda… minha sala mede 7.5 x 5. Então coloquei estar e jantar. Mas as paredes são amarelo bem clarinho (creme) sendo na parte de jantar tem uma única parede com textura em lilás claro, o forro é todo em pvc branco, os móveis de jantar mesa em 6 lugares e balcão com espelho em mogno. Mas minha sala de estar o sofá e cinza listrado em 3 tons sofá em L de 3 x 2. e comprei uma estante para tv enorme mas carvalho com detalhes em preto laqueado, gostaria de saber que cor de cortinas uso neste ambiente e almofadas, pois na sala atrás do sofá tenho uma porta de vidro com 2 metros de abetura e na sala de jantar 1 janela de vidro de 1.5 e outra de 1.80 de abertura.Uso tons diferentes para esses ambientes ou o mesmo para todos e qual seria o melhor. Não tenho tapetes, quadros, almofadas nada, comprarei depois.

Responder

rosana · 05 de fevereiro de 2012 às 15:27

Oi Marcia,
Os tons dos móveis são todos escuros. Por isso sugiro que as cortinas sejam claras, em tom parecido com as paredes amarelo, mas mais claro OU um marrom claro. O lilás deve ser replicado na sala em detalhes, objetos, almofadas, mas não precisa ser igual nem use muito. Outras cores que podem ser usadas são laranja, amarelo mais vivo, marrom e azul.
bjo
Rosana

Suzan · 05 de fevereiro de 2012 às 13:24

Gostaria de saber a respeito de mesas laterais para sala. O sofá tem linhas retas. Posso colocar uma mesa de vidro quadrada e outra redonda de madeira? E quanto à altura das mesas?

Responder

rosana · 05 de fevereiro de 2012 às 13:18

Oi, Suzan,
Sim, pode colocar mesas diferentes em cada lado do sofá. A altura ideal é aquela em que o tampo da mesa fica um pouco abaixo ou na mesma altura do braço do sofá.
bjo
Rosana

Marina · 05 de fevereiro de 2012 às 20:05

Boa noite!

Gostaria de saber se uma mesa para seis pessoas com medida de 1,80 X 0,90 é ideal.
Obs: Moro em apartamento.

Obrigada

Marina

Responder

rosana · 05 de fevereiro de 2012 às 23:54

Oi, Marina,
Escolha cadeiras que não ocupem muito espaço pois este é o tamanho mínimo para 6 lugares.
bjos
rosana

regina rocha · 05 de fevereiro de 2012 às 20:06

Amei as sugestões

Responder

fabio · 05 de fevereiro de 2012 às 18:42

quero decorar minha sala com moveis tenho dificuldade pelomtamanho ela tem 2,40 por 4m de comprimento como eu tenho que arrumar

Responder

rosana · 05 de fevereiro de 2012 às 20:02

Oi, fabio,
Divida, se possível, o ambiente em 2 áreas com um móvel (tipo uma estante) baixo. De qquer forma, para organizar os móveis comece sempre pelos maiores, observando que, por exemplo: A tv naõ deve ficar atrás nem á frente da janela (para evitar a luz). Preocupe-se com a circulação, coloque tudo que é essencial e só depois o restante.
abs
rosana

Josi · 05 de fevereiro de 2012 às 13:05

Boa tarde!
Gostaria de uma ajuda…minha sala e conjugada com mesa de jantar, meu sofa é areia com pés de aluminio altos de fora a fora, posso colocar a base da mesa de madeira ou o ideal é aluminio tbem?

bj grata!

Responder

rosana · 05 de fevereiro de 2012 às 23:35

Oi, Josi,
Vc pode escolher qquer um dos 2. Se escolher madeira, use objetos em metal na mesa e em madeira na sala, para equilibrar o uso destes materiais.
bjo
rosana

Paula · 05 de fevereiro de 2012 às 08:18

Bom dia… comprei uma casa e esta sendo reformada para primeiro andar e to cheia deduvida pois mesmo sendo apenas sala e cozinha embaixo o lugar nao é grande e tenho um sofa quadrado que tem de comprimento 2.70m e de largura 90 cm… ele é muito grande, por isso pense que ele deve ficar encostado numa parede e a unica parede que posso fazer isso é uma que fica de frente pra porta da entrada da casa e nesse caso de frente pra ela nao tem outra parede pra mim poder colocar meu homi( tv e som) a unica parede que te´m e que posso colocar é ao lado colada, entao queria saber se mando fazer outro sofa menor pra colocar na frente do homi(tv e som) ou poltronas? e tambem logo atraz desse sofa ou poltrona q prentedo fazer vem a mesa de jantar , queria saber se ela tem que ser da mesma cor dos sofas e cadeiras? me ajuda.

Responder

rosana · 05 de fevereiro de 2012 às 19:44

Oi, Paula,
Me parece que sua sala não comporta este sofá. O ideal seria trocá-lo sim. A mesa não precisa ser da mesma cor do sofá e cadeiras. Só precisa combinar com eles. Fica muito chato tudo da mesma cor, concorda?
bjo
Rosana

liliane · 05 de fevereiro de 2012 às 13:02

Ola gostaria de algumas dicas,meu sofa sao 3 lugares + 1 chesse preto qual tom de tapete coloco e qual tom de cadeira posso comprar para sala de jantar sendo q vai ficar no mesmo ambiente comprei uma tela preta,vermelha,bege pra da uma quebrada,minhas paredes sao todas branquinhas!

Responder

rosana · 05 de fevereiro de 2012 às 00:35

Oi, Liliana,
O sofá preto pode ter um tapete em cinza claro por exemplo. Mas isso depende tbém da cor do piso e dos demais itens da sua sala. As cadeiras devem combinar bem com a mesa de jantar, não necessariamente sendo da mesma cor, mas tem que harmonicas juntas.
bjo
Rosana

ELENARA JORGE MATTOS · 05 de fevereiro de 2012 às 22:33

TENHO UMA SALA DE 6M DE COMPIMENTO APROX.. OS PRIMEIROS 4M DE COMPRIMENTO TEM 3M DE LARGURA E O RESTANTE TEM 2,50 DE LARGURA PQ ERA UM DORMITORIO Q FOI DERRUBADO P AUMENTAR A SALA FICANDO UM DENTE NA PAREDE ESQUERDA. QUERO COLOCAR A MESA E BUFFET NESTE ESPACO MENOR MAS ACHO FEIO POIS A VIGA DEIXOU O ESPACO PARECENDO MENOR ME AJUDE P FAVOR OBRIGADA

Responder

Rosana Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 20:21

Oi, Elenara,
Pense em uma forma de usar a viga positivamente, tipo colocando algo no dente, como quadros, prateleiras, etc. Se o espaço dá bme para a mesa e o buffet não tem problema algum.
bjo
Rosana

Elenilce · 05 de fevereiro de 2012 às 20:49

Olá, preciso de ua ajuda. Gostaria de saber qual a medida ideal para um rack. Se deixar a TV pendurada na pared, posso fazer um rack com 35cm de profundidade? O espaço onde ficará o rack tem 50cm de profundidade e não gostaria que ficasse rente a parede

Responder

Rosana Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 23:08

OI, Elenilce,
A profundidade do rack vai depender da profundidade dos equipamentos que vc tem. Vc não quer o dvd saindo prá fora, não é ? Então vc tem que ver qual o equipamento mais profundo e ainda acrescentar, no mínimo, uns 5 cm para a fiação. Em geral, os racks prontos tem entre 45 a 55 cm….
bjo
Rosana

Renata · 05 de fevereiro de 2012 às 22:39

Estou amando as suas dicas. Parabéns pelo trabalho.
Nao sei se você pode me ajudar com algumas informações que estou procurando.

Pretendo fazer um canto alemão na sala de jantar mas as minhas duvida sao:
– Que altura devo deixar o acento do sofa?
– Qual a distancia que devo deixar entre o acento e a mesa?
– A mesa tem que ficar quantos centímetros do sofa?
– o sofa pode passar a mesa? Ja vi fotos que o sofa e a mesma medida da mesa e tb vi fotos que o sofa fica maior que a mesa.

Se você puder me ajudar com essas duvidas ficarei muito agradecida.

Att Renata

Responder

Rosana Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 15:34

Oi, Renata,
Os sofás tem assento entre 40/45 cm; Os pés da mesa devem ser centrais, de forma que o espaço à frente do assento fique livre para passagem das pernas, assim, o assento pode começar onde termina a mesa (veja as fotos deste link http://moveispaim.blogspot.com.br/2012_09_01_archive.html ;
bjo
Rosana

priscila · 05 de fevereiro de 2012 às 19:56

Com a mesa de 84 cm de altura qual seria a altura ideal para cadeiras?

Responder

Rosana Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 17:35

Oi, Priscila,
A altura dos assentos deve estar por volta de 56 cm.
abs
Rosana

sandra · 05 de fevereiro de 2012 às 19:01

Ola,

Goataria de saber se o buffet precisa necessariamente estar proximo a mesa de jantar
e se o rack e buffe precisa ser da mesma cor da mesa de jantar.
Me ajude por favor!!!

Responder

Rosana Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 19:40

Oi, Sandra,
Não é obrigatório, mas se vc vai usá-lo para apoiar e ajudar a organizar a mesa de jantar, é mais funcional que esteja perto dela.
O rack e o buffet não precisam ser da mesma cor da mesa de jantar. Eles só precisam ficar bem juntos! Todos da mesma cor periga ficar monótono. Para facilitar, vc pode colocar 2 na mesma cor e um (aquele que vc queira chamar mais atenção) em cor diferente.
bjo
Rosana

juliane nogueira · 05 de fevereiro de 2012 às 13:49

Bom dia Rosana, tenho uma duvida. Minha sala tem uma largura de 2,50m, meu rack 50cm posso colocar um sofá de 1,20 de largura?

Responder

Rosana Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 14:39

Oi, Juliana,
Me parece que sim, mas para se certificar, coloque no lugar onde pensa colocar o sofá, papel ou desenhe com giz e veja se a circulação vai ser boa. O mais importante aí me parece ser a profundidade do sofá, que deve ser pequena, uns 85/90 cm,
bjo
Rosana

Maxilane Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 22:04

Preciso demais da sua ajuda. Tenho uma sala de estar conjugada com a sala de jantar. Preciso de um buffet, sendo que no espaço que fica a mesa o único lugar que caberia o móvel é na janela, e no espaço da sala de estar tem uma parede toda branca que fica de frente a porta de entrada da casa. Gostaria de saber se ao invés de um aparador nessa parede posso colocar o buffet? Obs. Os ambientes são razoavelmente pequenos e ficam próximos

Responder

Rosana Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 18:51

Oi, Maxilane,
Se o buffet for fechado, sugiro que vc o faça parecer um aparador com os objetos que vai colocar decorando ele. Não há qquer problema. Só não deixe louça exposta.
bjo
Rosana

neusa fernandes · 05 de fevereiro de 2012 às 15:01

Oi, estamos na fase final da construção de nossa tão sonhada casa e aqui continuam as decisões tão importantes, por isso pensei que sua sugestão pudesse me ajudar. Eu gostaria de ter, num espaço de 2,20mx 1,35m, entre a cozinha e a sala de jantar, que será de 3m x 4m, um pequeno canto alemão, com um banco encostado na parede e outro dividindo com a sala de jantar.A dúvida que tenho é que se isso combina, se posso usar luminárias com pendentes pequenos. E qdo for decorar a sala de jantar, isso não vai tirar a atenção? O ambiente não ficará carregado se usar um lustre mais ousado?
E mais: posso fazer a sala em estilo moderno ou clássico e o canto em alemão, embora “de costas para a sala” rústico?
A cozinha será bem clean.
Obrigada,
Neusa.

Responder

Rosana Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 19:56

Oi Neusa!
Entendo que esta área seria um espaço para refeições rápidas, certo? Então, sugiro que já que a sala terá um estilo moderno, que faça este canto em linhas mais retas, uma coisa menos pesada, mesmo sendo rústico , para não destoar tanto da sala. Acho que vai ficar legal assim. Use luminárias discretas pois imagino que queira colocar uma luminária com mais presença na mesa de jantar, ok ?
bjo
Rosana

Debora · 05 de fevereiro de 2012 às 08:34

Ola! Tenho um espaço de 1,60 X 1,60 para sala de jantar e gostaria de aproveitar este espaço e fazer um canto alemão. É possivel? Qual as medidas para o sofa? Qual deve ser o tamanho da mesa? Qual a distancia entre o sofa e a mesa?

A principio pensei em colocoar dois sofas nas laterais e a mesa retangular no meio. O que acha? Ou posso fazer um canto e do outro lado colocar cadeiras.

Me inspirei nos links abaixo:
http://www.pinterest.com/pin/333477547380641750/
http://daarnastudio.blogspot.com.br/2012/08/projeto-de-interiores-apto-de-90m.html
https://www.youtube.com/watch?v=P-Ta38bhtTM

Responder

Rosana Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 20:16

Débora,
Neste espaço, vc poderia colocar somente um booth (mesa com pé centralizado e fino e 2 bancos fixos. A mesa deve ter, no máximo, 70 cm de largura. Veja aqui como seria esta estrutura (vc pode melhorar a estética, mas a ideia é essa): http://www.woodweb.com/galleries/project/posts/1912.html
Os bancos teriam 40 cm de assento+ 15 cm de encosto na base (veja que o encosto tem uma inclinação) e 7 cm na parte superior, somando, os 2, 1,10cm de profundidade. Sobram então 50cm. A mesa “entraria” 10 cm em cada assento, o que daria então 50+ 20 = 70 cm de largura. Espero que tenha compreendido.
bjo
Rosana

Estevan · 05 de fevereiro de 2012 às 20:01

Boa noite Rosana

Gostaria de saber se é possível fazer sala de jantar e estar conjugadas, em um cômodo de 4m X 4,95m.

Obrigado

Responder

Rosana Silva · 05 de fevereiro de 2012 às 01:35

Oi, Estevan,
Considerando que isso dá quase 20m2 e que hoje existem apartamentos inteiros com 40, 50m2 e até menos, sim, é claro que é possível. Para vc ter uma ideia, este projeto que fiz tem uma sala com 13,5 m2. http://www.simplesdecoracao.com.br/2010/09/projeto-decoracao-para-leitor/
abs
Rosana

Deixe o seu comentário!