Continuando a série A MEDIDA DAS COISAS, iniciada com a Sala de Estar e Jantar, vou falar hoje das medidas relacionadas ao quarto de casal.

A medida das coisas – Quarto de Casal

O elemento mais importante do quarto é, claro, a cama. E as medidas “padrão” variam muito de fabricante para fabricante, esta é a verdade, mas em geral:

A cama de casal comum mede (teoricamente!)  1,40 x 1,90 (o colchão tem 1,38 x 1,88). A chamada Queen Size, tem 1,50 x 2,00 e a King Size, 1,60x 2,0. Além disso, a tendência atual é para a Box Spring (cama sem cabeceira), que tem 1,80 x 2,00 até 2,00 x 2,10.

 A medida das coisas - Quarto de Casal

thedesignpadquartotextura

Mas temos camas chamadas King Size com 1,93 x 2,03 e Queen com 1,98 x 1,58, e mais um monte de medidas diferentes, além das feitas sob medida, é claro!  Então,  nunca saia de casa para comprar roupa de cama sem saber a medida da sua cama ou colchão.

 O mais importante, na maioria dos casos, não  é o espaço que as coisas ocupam, mas o espaço ENTRE as coisas, que é aquele por onde você vai transitar! Com as medidas cada vez menores dos ambientes pense bem: Vc pode desejar a maior cama do mercado, mas se o seu quarto  não a comportar, vai ser sempre muito ruim não conseguir andar livremente pelo seu quarto.

Considere que deve ter, ao menos, 60 cm entre sua cama e o guarda-roupa, principalmente se ele tiver portas de abrir e não de correr.

Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 1Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 2

Pensando agora no seu conforto na cama, é importante que voce tenha, de cada lado da cama, um espaço mínimo onde possa colocar o livro que está lendo  e uma luminária para acender quando acorda à noite para não incomodar o(a)  parceiro(a). Algo que faça as vezes, mesmo que não seja, de um criado mudo.

Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 3Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 4]

Eu sei que às vezes isso não é possível. Então, crie espaços nas paredes para isso. Não é ótimo mas é funcional.

Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 5Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 6

Outra coisa importante para o seu conforto  é que você tenha algo que possa chamar de cabeceira. A melhor altura para ela é aquela em que você, sentado(a) encostando as costas na parede da cama, tenha todo o seu tronco, até o meio da cabeça encostado nela. Isso muitas vezes acontece quando a cabeceira tem 1,20 m  a partir do piso. Mas é sempre bom medir (com a pessoa mais alta do casal).

Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 7Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 8

 Indo agora para o guarda-roupa: Um cabide precisa de, ao menos, 50 cm para comportar bem uma roupa. Logo, o melhor guarda-roupa deve ter, no mínimo, 55 cm de profundidade. O ideal é 60 cm.

Ocupar os espaços é uma necessidade. Pense na possibilidade de usar a área abaixo da janela com um móvel estreito (mínimo de 25 cm de profundidade para ser útil. Se tiver porta, considere 30 cm).

Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 9Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 10

Para um closet com armários dos 2 lados, você precisa de 1,20 cm para os armário e mais 70 cm para uma pessoa circular com o mínimo de conforto (pense sempre em portas de correr ou closet sem portas nos armários). E uma pessoa ocupa, no mínimo, 1 m de largura em um armário para suas roupas (isso é mínimo mesmo! Não vale para a maioria das mulheres, rs!). Logo é ideal uma área de no mínimo, 2,10 x1,20 para um closet mínimo tbém.

Caso não tenha esta área e/ou  o quarto for pequeno,  é melhor não ter: Invista em bons armários e, se for muito organizado e o quarto permitir, armários abertos.

Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 11Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 12Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 13

Bacana, só que o seu quarto mal dá a cama de casal encostada na parede …. Não se pode modificar esta realidade, não é? Então faça o melhor  para que ele seja o máximo confortável (um lambri em MDF revestido com espuma e tecido para proteger o corpo do frio da parede, por exemplo), invista em móveis sob medida se for possível, móveis multiuso, use as paredes (criando nichos e/ou colocando prateleiras) e o espaço da cabeceira,  permita alguma circulação usando móveis que possam ser movimentados facilmente, enfim: Crie espaço, otimizando o espaço.

  Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 14Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 15

Nas fotos acima a cama foi colocada na parede da janela. Não é uma boa solução, pois a cabeceira fica, em geral, desconfortável e o acesso à janela é muito ruim. Mas … “se não há solução, solucionado está”: Tente fazer a cabeceira o mais alto possível, prefira  cortinas que cubram somente um pouco mais que a área da janela mas que a vedem bem (na 1a. foto esta cortina vai ficar “entulhada” atrás da cabeceira à toa). Um boa ideia é persiana e cortina.

Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 16Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 17

Na foto acima um criado mudo virou mesa de estudo e na próxima foto foi criado um espaço para guarda de objetos na cabeceira.

Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 18Decoração - A medida das coisas - Quarto de Casal 19

Na 1a foto acima a cama está “invadindo” a janela… Uma melhor solução seria colocá-la mais próxima à parede lateral, diminuindo ou retirando o criado mudo  deste lado e colocando-o no lado da janela  (neste caso poderiam ser trocadas as posições das prateleiras para que a mais baixa pudesse ser usada como apoio para quem deitar próximo à parede. Além disso um revestimento acolchoado na parede seria confortável). Na foto ao lado uma ótima solução para paredes “tortas”.

VEJA aqui A MEDIDA DAS COISAS NA COZINHA

Para saber mais sobre closets e medidas internas de armários. veja este posts na CliqueArquitetura

Fotos dos sites e blogs: AlifesDesign, TudoéDimais, UmBrinco, CasaeJardim, Alkemie, ApartmentTherapy, CoteMaison, ACasaOsCasos, Automatism, Habitually Chic, LittleEmma, CasaAbril e TheDesignerPad   + 2 que não descobri de onde tirei 🙁

80 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Viviane!
    Vc já tem 2 metros gastos com os criados mudos. Sobram então 2,15 se a cama vai ficar na largura (se vai ficar no comprimento eu não posso lhe dizer nada pq vc não me disse qual o comprimento), vc teria um pouco menos que 2 metros para a cama (não esqueça que vc precisa de espaço entre os criados mudos e a cama para a roupa de cama). A cama king tem, mais ou menos 1,93m de largura, o que é muito para seu espaço, na largura. Para a queen vc precisa de 1,58 de largura, o que seria bem tranquilo. Infelizmente, tudo depende de como vc vai ou pode colocar a cama pq tudo depende: Posiçao de janelas e porta(s), e o comprimento do quarto. Se quiser uma consultoria para resolver isso, me escreva com fotos do quarto ou planta: [email protected].
    bjo
    ROsana

  2. Olá, me tire uma dúvida por favor. Tenho um quarto com uns 4, 15 m de largura e comprimento tem mais que isso. Nele já tem dois criados mudos de 1m de largura cada, não lembro a profundidade. Minha cama é a casal normal, mas terei que comprar uma cama nova e queria muito a King Size (1,93×2,03) mas não sei se fica apertado ou se a Queen Size seria a mais indicada ou se está ficaria sobrando demais. Queria sua sugestão do que fazer. Desde já obrigada!

  3. Oi, Daniela!
    Eu fiquei em dúvida com a sua pergunta pq não sei se a cama está exatamente encostada na janela (aí a distância seria o bastante para a cortina não “embolar”. Ou se a cama está em uma parede onde existe uma janela mas a janela está distante da cama (neste caso, se vc tiver espaço, uns 50 cm entre a cama e a janela seria um bom espaço para colocar um pequeno criado mudo.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Vania,
    Para manter um bom espaço livre de circulação, melhor usar a cama padrão (1,38 x 1,98)
    abs
    Rosana

  5. Oi, Shirley!
    Uma cama king mede 2,03m x 1,93m. Para ter um bom espaço de circulação dos 2 lados da cama vc precisa de mais uns 55 a 60 cm de cada lado, o que dá 2,63m x 2,53m. Este espaço todo será somente para a cama. Além disso, vc precisa do espaço do guarda-roupa. Com portas de correr ele precisará de menos espaço. Se as portas forem de abrir precisa de uns 60 cm livres na frente dele para vc abrir as portas com facilidade. Se ele estiver em um dos lados da cama, os 60 cm que vc deixou para circulação já são o bastante. Além disso, na frente da cama, deve tbém haver um espaço mínimo de 60 cm para circulação. Se na frente da cama vc tiver um rack ou cômoda, tem que considerar, além desses 60 cm, a profundidade deste móvel.
    Enfim, somando tudo, podemos considerar que 3,80 x 3,20 seria um tamanho bom para uma cama kink com guarda roupa de uns 2 metros de largura ou um pouco mais e uma cômoda ou rack na frente da cama com 50 cm de profundidade. E a janela na lateral da cama , de frente para o guarda-roupa.
    um beijo
    Rosana

  6. Meu sonho é ter uma cama king tenho um terreno de 10 metros de compriimento e 6 de frente eu queria fazer o meu quarto que coubesse a minha cama king com quantos metros eu faço o meu quarto

  7. Oi Rosana, apenas seu site hj e achei maravilhoso.Tô ampliando minha casa e suas informações serão preciosas.Grande abraço.

  8. Oi,Ana!
    Não precisa. Ela pode ser maior que a parede sem ir de um lado a outro. O qto vc achar que fica legal,
    bjo
    RO

  9. Olá, tenho uma dúvida cruel! Rsrs a cabeceira tem que ir de uma lado a outro da parede? Ou existe um meio termo?
    A altura eu já entendi. Mas minha parede tem quase 3 metros.

  10. OI, Luzielton!
    Esta conta é um pouco mais complicada. Se seu quarto tiver 2 cantos contínuos em 90 graus (por exemplo, se a parede de 4,75 e a de 2,55 forem retas) ele tem 11,40m2, mas se todas as paredes forem “tortas” a medida é por volta disso, mas a exata só é possível sabendo os ângulos que elas fazem.
    Achei um método aqui que dá um trabalho, mas é correto (serve para terrenos e para ambientes tbém). Veja aqui: https://convermat.blogspot.com/2013/03/calculando-area-de-terrenos-irregulares.html
    abs
    Rosana

  11. o meu quarto temmedidas diferentes 4,75 de comprimentos e a largura é diferentes um lado mede 2,55 e no outro mede 2,25 qual e´a medida exata do quarto quantos mts quadrado tem o quarto?

  12. Adorei seu artigo, me deu muitas ideias para o quarto da minha casa que está sendo projetado…. Obrigada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui