Muita gente me escreve perguntando o espaço que deve haver entre isso e aquilo, a altura ideal de outra coisa, enfim, a medida das coisas. Então, vou fazer uma série de posts sobre este assunto, começando pela Sala de Estar, acrescentando outra questão importante : A proporção das coisas:

Para qualquer ambiente vc deve respeitar a proporção entre o espaço que vc possui e o tamanho dos móveis e objetos que vai colocar nele: Pequenos espaços = Móveis pequenos. Não “entulhe” a sua casa. Pense que o espaço vazio é tão importante quando o ocupado: afinal é no espaço vazio que vc se movimenta!

Mesa e cadeiras  – Jantar: É importante observar a proporção entre estes 2 móveis. Além disso, com esta tendência de cadeiras diferentes na mesa é importante saber escolher cadeiras que fiquem bem juntas e isso passa pela proporção entre elas e a altura do assento deve ser a mesma para todas.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 1A distância entre a cadeira e a parede deve ser, no mínimo, de 50cm. Se entre a parede e a cadeira for uma área de passagem, esta distância deve ser maior: no mínimo 60cm a 70cm. O ideal seria 90cm. Para cada cadeira deve haver um espaço de no mínimo, 45 cm na mesa (com uma cadeira estreita, claro). O ideal seria 60 cm.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 2Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 3

Não faça isso: A proporção das mesas e cadeiras está errada e a altura dos assentos é diferente!

Área de Estar – Mesas, sofás e poltronas:

Novamente a questão do espaço para circulação deve ser considerada. O máximo para uma boa movimentação é 60cm entre sofás, mesas de centro e poltronas. Quando há uma área de circulação (por exemplo, entre o rack e a mesa de centro no desenho abaixo, pois há 2 portas nos extremos), se possível, aumente para 90 cm a 1 metro.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 4

No desenho acima, a circulação está preservada, todos os assentos tem pontos de apoio (as mesas laterais e central), a proporção entre as mesas, tapete, sofás e poltronas está coerente. As poltronas podem ser movimentadas para a conversa com quem está no sofá ou para ver a TV; a TV está centralizada em relação ao sofá. E acrescentando: A altura da tv deve ser tal que, sentado (a) no sofá e olhando para frente, vc veja o centro da tela; As mesas laterais pode ser da mesma altura, um pouco acima ou um pouco abaixo (não mais que 10 cm) do braço do sofá para servirem como apoio para os assentos; A mesa lateral retangular, na direita, pode ser retirada para que haja mais uma área de circulação, da porta abaixo para a sala de estar (isso dependerá de quanto este acesso é realizado no dia-a-dia) OU, se a sala é muito estreita, a mesa de centro pode não existir e, finalizando, a TV não deve estar de frente para uma janela  nem deve haver uma janela atrás da TV – isso prejudica a visão da imagem.

 Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 5Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 6

Na 1a foto, o ambiente está atarracado de móveis muito grandes, impossibilita inclusive o acesso às janelas. No 2o. ambiente, a posição da TV impossibilidade uma boa visualização.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 7Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 8

Na 1a foto acima, a mesa central, além de muito baixa em relação aos assentos, é muito pequena, ficando distante demais dos asssentos para ser usada com conforto. E na 2a foto, a mesa é alta e e grande demais para o ambiente, sofás e poltronas.

VEJA aqui A MEDIDA DAS COISAS NO QUARTO DE CASAL

128 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Paula,
    Essa áreas de 2,30 x 2 é realmente livre? Quer dizer, vc considerou que precisa de, no mínimo, 60 cm em toda volta (se a ilha for no meio da cozinha) para a passagem? E se vai ter cadeiras, é necessário mais que isso? Em geral, muitas pessoas esquecem da área de circulação que, considerando uma ilha é super importante para se poder trabalhar e as pessoas possam circular e sentar sem “aperto”.
    Se tiver interesse, envie a planta da cozinha. Posso tentar lhe ajudar, mas preciso ver essa cozinha e saber o local onde pensa colocar a ilha, ok ?
    Envie para [email protected]
    bjo
    Rosana

  2. TENHO UMA AREA DE 2,30X2,00 DE LARGURA NA COZINHA ONDE GOSTARIA DE COLOCAR UMA ILHA COM ARMARIOS E TAMBEM ZONA DE REFEIÇOES PARA 3 OU 4 PESSOAS.
    QUAL A MEDIDA QUE DEVE SER A ILHA COM LUGARES PARA SENTAR
    oBRIGADO
    PAULA

  3. Oi, Camila,
    Eu não consegui entender direito, principalmente pq vc não disse a largura da parede onde está o sofá. Vou tentar lhe responder por e-mail.
    bjo
    Rosana

  4. Olá, boa tarde!!

    Estou querendo mudar o meu sofá e acho q o atual é um pouco grande para minha sala, ele tem 2,05m. Minha sala é pequena, conjugada estar e jantar. A parede q coloco o sofá é a maior parede da sala, porém na frente do sofá tem uma parede de 1,62m onde coloquei 2 poltronas, optamos em não ter TV na sala. Qual o tamanho ideal do sofá para ficar em frente essa parede? Pensei em colocar um tapete, mais com um só dá de 2,05m iria invadir o corredor e passagem q fica ao lado dessa parede.
    Muito obrigada
    Camila

  5. Oi, Francieli,
    A mesa deve ficar mais ou menos na altura do braço da poltrona. Ela deve ser comprada depois da escolha da poltrona por isso. A poltrona o ideal é que vc teste e só compre se sentando bem encostada no espaldar, mantenha os 2 pés bem firmes no chão, ok ?
    bjos !
    Rosana

  6. Ola estou montando o quarto da minha bebe e nele ira conter uma poltrona de amamentação e ao lado uma mesa redonda de canto gostaria de saber qual altura certa da mesinha ? E para a poltrona tenho 1,50 de altura qual seria a altura ideal para eu nao ficar com os pes pra cima na hora de sentar ?

  7. Oi, Simony
    Todas as cores que vc informou são neutras e provavelmente vão ficar bem juntas. É importante observar tbém a combinação destas cores com as cores das paredes, pisos e bancada da cozinha. Todas as cores que puder testar no ambiente, faça isso antes de fechar as compras.
    bjo
    Rosana

  8. Olá!
    Estou colocando os móveis no ap, estão surgindo inúmeras dúvidas e acredito que vc possa me ajudar: a cozinha americana tem que ficar na mesma cor de outros ambientes ou posso ter uma mesa de jantar com tampo branco e base de madeira e as cadeiras e Buffet no mesmo estilo e sala de estar seguindo as cores da sala de jantar e cozinha em tons de cinza e amadeirado?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui