Muita gente me escreve perguntando o espaço que deve haver entre isso e aquilo, a altura ideal de outra coisa, enfim, a medida das coisas. Então, vou fazer uma série de posts sobre este assunto, começando pela Sala de Estar, acrescentando outra questão importante : A proporção das coisas:

Para qualquer ambiente vc deve respeitar a proporção entre o espaço que vc possui e o tamanho dos móveis e objetos que vai colocar nele: Pequenos espaços = Móveis pequenos. Não “entulhe” a sua casa. Pense que o espaço vazio é tão importante quando o ocupado: afinal é no espaço vazio que vc se movimenta!

Mesa e cadeiras  – Jantar: É importante observar a proporção entre estes 2 móveis. Além disso, com esta tendência de cadeiras diferentes na mesa é importante saber escolher cadeiras que fiquem bem juntas e isso passa pela proporção entre elas e a altura do assento deve ser a mesma para todas.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 1A distância entre a cadeira e a parede deve ser, no mínimo, de 50cm. Se entre a parede e a cadeira for uma área de passagem, esta distância deve ser maior: no mínimo 60cm a 70cm. O ideal seria 90cm. Para cada cadeira deve haver um espaço de no mínimo, 45 cm na mesa (com uma cadeira estreita, claro). O ideal seria 60 cm.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 2Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 3

Não faça isso: A proporção das mesas e cadeiras está errada e a altura dos assentos é diferente!

Área de Estar – Mesas, sofás e poltronas:

Novamente a questão do espaço para circulação deve ser considerada. O máximo para uma boa movimentação é 60cm entre sofás, mesas de centro e poltronas. Quando há uma área de circulação (por exemplo, entre o rack e a mesa de centro no desenho abaixo, pois há 2 portas nos extremos), se possível, aumente para 90 cm a 1 metro.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 4

No desenho acima, a circulação está preservada, todos os assentos tem pontos de apoio (as mesas laterais e central), a proporção entre as mesas, tapete, sofás e poltronas está coerente. As poltronas podem ser movimentadas para a conversa com quem está no sofá ou para ver a TV; a TV está centralizada em relação ao sofá. E acrescentando: A altura da tv deve ser tal que, sentado (a) no sofá e olhando para frente, vc veja o centro da tela; As mesas laterais pode ser da mesma altura, um pouco acima ou um pouco abaixo (não mais que 10 cm) do braço do sofá para servirem como apoio para os assentos; A mesa lateral retangular, na direita, pode ser retirada para que haja mais uma área de circulação, da porta abaixo para a sala de estar (isso dependerá de quanto este acesso é realizado no dia-a-dia) OU, se a sala é muito estreita, a mesa de centro pode não existir e, finalizando, a TV não deve estar de frente para uma janela  nem deve haver uma janela atrás da TV – isso prejudica a visão da imagem.

 Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 5Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 6

Na 1a foto, o ambiente está atarracado de móveis muito grandes, impossibilita inclusive o acesso às janelas. No 2o. ambiente, a posição da TV impossibilidade uma boa visualização.

Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 7Decoração - A medida das coisas - Sala de Estar / Jantar 8

Na 1a foto acima, a mesa central, além de muito baixa em relação aos assentos, é muito pequena, ficando distante demais dos asssentos para ser usada com conforto. E na 2a foto, a mesa é alta e e grande demais para o ambiente, sofás e poltronas.

VEJA aqui A MEDIDA DAS COISAS NO QUARTO DE CASAL

128 COMENTÁRIOS

  1. Oi Rosana
    Nossa sala tem 2,85 m de largura. Compramos uma mesa de 8 lugares e a mesa tem 1,05 m. Da pra fazermos uma cristaleira com 38 cm de largura?
    Obrigado

  2. OI, Fábio,
    A mesa com 1,40 de diâmetro vai precisar de mais uns 60 cm no mínimo, em toda volta para o bom uso das cadeiras. Isso dá uma 2 metros. Então, se vc vai colocar só a mesa e no máximo um aparador estreito em uma das paredes, dá. Fora isso, não dá.
    abs
    ROsana

  3. Oi, Jorge!
    Vc quer centralizar em relação ao ambiente ou a um móvel ? Se for para ficar centralizado em um ambiente, meça de parede à parede. A não ser que queira dividir o ambiente por exemplo: uma sala que terá uma área de estar e uma área de jantar. Neste caso, vc precisa definir as áreas primeiro e considerar, para que a luminária da área de estar fique centralizada, o centro desta área. E depois, para a área de jantar, se vc vai colocar a luminária acima da mesa, deve definir onde esta mesa irá ficar e centralizar a luminária em relação à mesa, desconsiderando o restante do espaço.
    abs
    ROsana

  4. Olá, me ajude. Estamos colocando lustres novos, após reformas mas surgiram dúvidas quanto instalçao lustres. Para centralizar, contamos antes ou depois dos bifês?? Ou mede de parede a parede??

  5. Olá, tenho uma sala que mede 2,60 x 2,40.

    Será que consigo colocar uma mesa redonda de 1,40m de diâmetro e 06 cadeiras?

    Grato!
    Fábio

  6. Oi, Elis
    Depende do que mais vc vai colocar e como vai distribuir os itens pelo ambiente. Se sua preocupação é que o rack pareça pequeno em relação ao sofá pode colocar algum (ou alguns) móvel na lateral, puffs, poltronas, uma estante, plantas, enfim e assim ocupar visualmente as laterais.
    bjo
    Rosana

  7. Tenho uma salão de 2,38 por 3.00 em formato de u quadrado né…numa parede de 2,38 fica a janela centralizada e nas paredes de 3 metros seriam sofás e rack e a outra 2,38 não existe pois é aberta pra a sala de janta, pretendo trocar toda sala, e estou pensando em um sofá de 2.20 e um rack com painel de 1.80. Achas que ficaria proporcional?

  8. Oi, Samara
    Para lhe dizer com certeza que cor poderia ser o sofá precisava saber tbém: Cor do piso, cor das paredes, cor de outros móveis, cores que vc gosta… enfim… Vc não precisa que as cores do sofá sejam iguais às cores da mesa de jantar. O q é preciso é que todo o conjunto de cores fique harmonioso. Sua mesa tem cores neutras, que me parecem tendendo para o escuro (a madeira dos pés é escura? Eu não sei! mas acho que devem ser, certo?) Considerando só isso: Mes cappuccino e pés em madeira escura, eu diria que vc pode escolher a cor que bem entender para o sofá, desde que não seja escura demais ( a não ser que paredes e piso da sua casa sejam bem claros). Então, é complicado para lhe dar uma solução com tão pouca informação, entende?
    bjo
    Rosana

  9. Olá, tira uma duvida minha?

    Meu apartamento é pequeno, e sala de estar e jantar são integradas. Quero comprar um sofá, qual cor devo comprar? Levando em conta que as cadeiras da mesa de jantar são na cor cappuccino com pés de madeira. Devo combinar o sofá com as cadeiras?

  10. Olá, tenho uma dúvida. Minha sala eu tirei a separação da varanda e fiz uma sala maior inteira, aí gostaria de colocar uma poltrona de costas para a janela da sala (antiga varanda), o muro até a janela tem 95 cm, a poltrona que fica de costas para a janela poderia ter 108 cm? Ou tem que ser obrigatoriamente menor? Obrigada

  11. Oi, Bia,
    O rack deve ser, no mínimo, da largura da tv. Mas o ideal mesmo é que seja maior uns 20 cm de cada lado no mínimo, se for possível. E tbém não precisa tomar toda a parede… vc pode ter outros móveis, plantas, etc, nas laterais.
    bjo
    Rosana

  12. Boa noite. Tenho uma duvidazinha e espero que possa me ajudar: estou decorando minha sala de estar. O sofá tera 1,80 de largura e vai ficar na frente da tv, que tem 39 polegadas. Qual a medida ideal para o rack? (A tv não vai ficar apoiada no rack, mas sim no painel da parede)

  13. Fernanda,
    EM geral os aparadores tem mais ou menos a altura da mesa de jantar. Podem ter um pouco menos, uns 10 /15 cm… A largura deles em geral é compatível com a largura da mesa. Em geral não é mais largo que ela, mas pode ser um pouco menos. Mas pode ser que mesmo sendo mais largo que a mesa fique bem, depende da disposição da sua sala: Se houver muito espaço vazio no lado onde ficará o aparador pode ser que fique bem. mas nesse caso, o melhor é que a mesa seja centralizada em relação a ele.
    bjo
    ROsana

  14. Oi, Cyntia!
    Não necessariamente. O Home deve ser compatível com a tv. (É claro que sofá ou sofá e poltronas devem ter tbém uma certa compatibilidade com a tv, para todos poderem ver) Fica estranho uma tv enorme e um home pequenino, né ? Ou uma tv pequena e um sofá enorme … O fato de se escolher tanto home e sofá em tamanhos similares é para equilibrar o peso dos dois lados do ambiente. Mas vc pode, por exemplo, ter um home menor e colocar na lateral uma planta, um bar, enfim… Ou ter um sofá menor e colocar nas laterais plantas e mesas de apoio, ou ter um conjunto de sofá pequeno mais poltronas, enfim.
    bjo
    Rosana

  15. Bom dia!!!

    Vc pode me tirar uma duvida? Minha mesa de jantar tem em torno de 76cm de altura, quero colocar um aparador atrás das cadeiras. Qual pode ser a altura minima do aparador? Na parede onde pretendo colocar esse aparador tem dois quadros de 70 cm cada com um espaço entre eles de 10 cm. Vc pode me falar tbm qual pode ser a largura minima desse aparador?

  16. Ei Rosana, estou mudando a minha sala, sofá, home, mesa, cores… e minha dúvida é: o tamanho do sofá tem que acompanhar o tamanho do home? Minha sala é pequena, meu home tem cerca de 1,7m e o sofá pensamos em colocar mais ou menos de 2m. Aguardo sua resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui