Mais uma seleção de cozinhas pequenas, mas bem organizadas e distribuídas. Como mostrei no Guia da Cozinha, a forma como são colocados os itens da cozinha (fogão, geladeira, pia, fornos, micro ondas) é o que faz uma cozinha ser funcional – facilitando o trabalho – e segura. Veja como a maioria das cozinhas segue a melhor distribuição dos maiores elementos – geladeira perto da entrada, pia no meio e depois o fogão:

02-cozinha-em-estilo-corredor-tem-paredes-azuisAs cozinhas-corredor, como eu chamo, tem desta forma, sua melhor disposição: Quem vai pegar água na geladeira mal entra na cozinha (os copos por perto são essenciais) e o fogão lááá longe da entrada protege as crianças de acidentes com o fogo.

02-cozinhas-pequenas-e-coloridasÉ importante que haja espaço livre tanto entre a geladeira e a pia como entre a pia e o fogão. Assim vc tem onde colocar o que tira da geladeira e preparar o que vai ao fogão.

03-reforma-integra-cozinha-em-estilo-europeu-a-sala Nas cozinhas corredor é importante manter a ventilação (normalmente há uma janela na área de serviço) mas poder controlá-la como nesta foto. Quando fizer frituras, feche (se não morrer de calor, né ?) para evitar levá-la para as roupas.

smallshopbyEricaBrechtelgray-cabinets-gold-brass-trim-white-carrera-countertop-kitchen-Athena-CalderoneEm cozinhas totalmente abertas para a sala, armários com linhas retas, sem puxadores e com a mesma cor da parede tornam a cozinha mais discreta, o que interfere menos na decoração da sala.

rosenbaumcombrlardocelar13Uma cozinha simples, mas bastante eficiente e bonita. E abaixo, uma sequência de cozinhas que seguem a mesma distribuição: Geladeira, pia, fogão!

20-cozinhas-pequenas34Atenção à posição do micro ondas. Na foto acima, esta posição pode ser ruim (e perigosa) para pessoas mais baixas

20-cozinhas-pequenas56O armário acima da geladeira é mais difícil de acessar: Use para objetos que não sejam de uso diário.

20-cozinhas-pequenas78Na foto acima, o microondas e  o forno estão (apesar de ao lado da geladeira…) em ótima altura.

20-cozinhas-pequenas910Uma boa exaustão é fundamental, assim com a iluminação para o fogão e bancada.

20-cozinhas-pequenas12Muito cuidado com as chamadas “quinas vivas” de armários superiores, principamente na altura do rosto. Eles devem ser mais estreitos para diminuir o perigo.

achadosunamoscaenlaluna_com-Apartment-Kitchen-schunemanArmários superiores abertos são ótimos para pessoas bem organizadas.

casachauchajulieta15Há quem goste e quem odeie cozinhas com tanta coisa exposta!

casa-tres-andares-morar-e-trabalhar--02Muitas vezes, devido ao espaço mínimo, não há divisão entre o fogão e o tanque…Mas o uso dos 2 ao mesmo tempo fica impossível, o que não é problema se vc, como muitos, praticamente não usa o tanque.

casavogueapartamento_ny_dumbo_05Nesta configuração, a cozinha é quadrada e larga o bastante para permitir que a geladeira esteja à frente do fogão (com a pia mais ou menos no meio do caminho). Mas atenção que a largura deve ser tal que permita a abertura da geladeira e do forno sem que uma pessoa atrapalhe a outra.

coresdacasadividir cozinha lavanderia6Gavetas entre a pia e o fogão facilitam muito as coisas, assim como estes porta talheres e escorredores de parede.

04-apartamento-de-70-m2-investe-em-estante-para-dividir-ambientesQuando há lavadora de louças, a melhor posição é logo ao lado da pia. Veja que os armários de baixo sem puxadores, evitam que vc prenda suas roupas e cause acidentes.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, casavogue, casatreschic, casachaucha, achadosdedecoração, CoresdaCasa,homedit, fernandaguizi, vidaeestiloterra, rosenbaum e smallshopbystudio

67 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Ilda,
    Não vendemos nada. Só damos ideias para ajudar / inspirar vc a decorar a sua casa
    bjo
    Rosana

  2. Rosemeire,
    Isso seria um projeto. Caso esteja interessada em um orçamento para um projeto on line, me escreva: [email protected], mandando a planta ou um desenho com as medidas das paredes e posição das janelas e portas. Se tiver fotos, envie e tbém uma descriçao do que pretende para cada cômodo.
    bjo
    Rosana

  3. Vou fazer uma reforma e queria umas dicas tenho um comodo q mede 6comp por 2,30 lady queria montar a cozinha e sala juntos.tenho um outro comodo que mede 5comp 3 larg para 2 quartos como montar como fazer me ajudem

  4. Olá Rosana, tudo bem? Já recebi bastantes criticas sobre cozinhas pequenas… Mas depois de ler e ver sobre o esse artigo que escreveu mudei totalmente minha mente sobre o que as pessoas falavam… Não importa o tamanho da sua cozinha pois é possível decorar a ponte de que fique linda… Você é maravilhosa! Um grande abraço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui