Cozinha funcional é aquela que faz com que as pessoas que nela trabalhem “funcionem” bem, isso é, que exerçam suas atividades com o mínimo de esforço e muito conforto.

Para que uma cozinha seja realmente funcional, no planejamento dela é conveniente considerar as características físicas de quem nela vai trabalhar: Se é uma pessoa com baixa estatura, não tem sentido armários altos, que ela não alcance; a bancada da pia deve ter a altura um pouco menor que  altura do chão até o braço da pessoa dobrado em 90 graus; as coisas devem ser arrumadas de acordo com a frequência de uso: O que se usa mais deve estar mais facilmente acessível, sem necessidade de se abaixar ou subir em escadinhas, e por aí vai.

As medidas padrão da indústria são isso: medidas padrão, que consideram médias de altura das pessoas de um determinado lugar, mas isso não quer dizer que vão servir para você. Além disso, existem as questões de ventilação, luminosidade e aquelas regras de distribuição de geladeira, fogão e pia que já comentei (veja em decoração cozinha ) .

Então, planejamento e acessibilidade no projeto da sua cozinha, viu ? E vamos ver cozinhas lindas?

Cozinhas funcionais 1

Cozinhas funcionais 2

Cozinhas funcionais 3

Cozinhas funcionais 4

thedecorista5

Cozinhas funcionais 5

Cozinhas funcionais 6

Cozinhas funcionais 7

Cozinhas funcionais 8

Cozinhas funcionais 9

Fotos dos sites e blogs: wunderweib.de, veneer, unifamiliar, thestylesalonist, thedecorista, casaabril, madebygirl e  kristinellenmartinBlogspot

4 COMENTÁRIOS

  1. OI, GORETE!
    Obrigada por comentar. Realmente, as cozinhas abertas permitem que a pessoa trabalhe e participe do que acontece na sala. Para que vc nunca fique de costas para as visitas, a pia e o fogão devem ser posicionadas no balcão que separa a sala da cozinha, um ao lado do outro. E com espaço de bancada para fazer os preparos.
    abs
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui