Pequeno é uma coisa muito relativa, concordam ? Quem mora em um palácio acha um apartamento de 300 metros quadrados um ovo. E quem mora neste apartamento acha impossível ter uma sala de estar 12 metros quadrados!

Qualquer coisa é considerada pequena quando relacionada à outra coisa. No caso da decoração de ambientes, o que se relaciona ao tamanho do espaço para concluir que ele é pequeno são:

As atividades que serão exercidas no espaço: Quanto maior o número de atividades diferentes, maior deve ser o espaço: Se você deseja ou precisa que a sala tenha ambiente de estar e jantar ela é “menor” quando comparada à mesma sala se ela for usada somente como sala de estar.

Dicas para Decoração de ambientes pequenos 1

Dicas para Decoração de ambientes pequenos 2

A quantidade e volume dos elementos que este espaço terá: Se vc deseja usar um sofá de 3 metros de comprimento, a sala  4x5m ficou bem menor do que se vc escolher um sofá de 2 metros. Assim como se vc tem um conjunto com 1 sofá de 3 lugares + 2 de 2 lugares, mesmo de pouco volume, eles precisam de muito mais espaço que 1 sofá de 2 lugares + 2 poltronas. Além do tamanho dos móveis, vc precisa pensar na circulação em volta deles. Além disso,  trocentos objetos pequenos espalhados por um ambiente, para não dar a impressão de “entulho” precisam de mais espaço que apenas poucos objetos maiores.

Dicas para Decoração de ambientes pequenos 3Dicas para Decoração de ambientes pequenos 4

A quantidade de aberturas  e detalhes arquitetônicos (portas,  janelas, colunas, desníveis de parede, etc) que o ambiente tem: Estes elementos ocupam espaços! Imagine aquele sofá de 3 metros na sala 4×5 onde todas as paredes tem janelas, portas e reentrâncias: Fica muito mais difícil posicioná-lo, talvez impossível ! Além disso, portas, principalmente quando tem cores diferentes das paredes e escuras são, visualmente, como um armário de 0,80 x 2,10 m !

A quantidade e tonalidade das cores: As cores modificam a noção do tamanho do ambiente. Cores escuras e fortes precisam de “espaço” maior que as cores claras e neutras. Estampas pedem tbém mais “espaço” que cores únicas. Este “espaço” pode ser na metragem do ambiente ou em paredes e outros elementos em cores claras.

A quantidade e volume das texturas:  Quando você usa texturas, seja em paredes, detalhes de móveis, revestimentos ou tecidos, vc acrescenta informação.  E todo acréscimo de informação necessita de espaço.

Dicas para Decoração de ambientes pequenos 5Dicas para Decoração de ambientes pequenos 6

Dicas para Decoração de ambientes pequenos 7

Como em quase todo conhecimento na vida, quanto mais aprendemos e temos experiência, mais simplificamos. Não é à toa que este site é o SIMPLES DECORAÇÃO. Então, a 1a regra para você decorar ou redecorar um espaço, principalmente quando você o considera “pequeno” para o que pretende é : Repense o que pretende e a 2a. é: Simplifique.

1) Repense o que pretende Perguntas do tipo – “Preciso mesmo de/que …..”  tem uma capacidade enorme de aumentar os espaços. Se pergunte isso para cada item do ambiente: Preciso mesmo de um sofá de 3 metros? Mesa com 8 cadeiras? Mesinhas laterais e de centro? …

2) Simplifique – Diminua, simplifique o desenho e detalhes de móveis, cores, texturas, tudo!

Fotos dos sites e blogs: achadosdedecoração, casaejardim, decorology, blissfulb, casa abril e coco+kelley

63 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Keyla,
    Eu acho que qualquer das opções que vc colocou podem ser boas, depende do modelo das cadeiras combinar com o estilo. A que vai dar maior leveza é a transparente, como vc mesma sabe. E o preto fica super bem com o cinza tbém. A idéia da estampa não é ruim por ser branco e preto. Enfim, todas as idéias são possíveis e podem ficar bem, sim.
    bjo
    rosana

  2. Oi, Fernanda,
    É exatamente o que escrevi no início do texto – pequeno é uma coisa muito relativa mesmo. Mas mais importante que as fotos é o texto. Tenho certeza que seja o que for que considere pequeno, o que escrevi vai lhe ajudar a usar melhor o seu espaço.
    abs
    rosana

  3. oi, vanessa,
    Vc já pensou em uma mesa redonda ? ALgumas vezes ela ocupa melhor o espaço. E se for expansível pode ser alongada somente quando estiver sendo usada.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Mariana,
    Se o espaço for bastante grande para isso, sem atrapalhar a circulação e uso da mesa, cadeiras, etc. não vejo porque não colocar as 2 cristaleiras.
    bjo
    rosana

  5. Rosana, boa tarde!

    Muito interesantes as suas observações, aprendi bastante. Você acha que é interessante colocar duas cristaleiras na sala de jantar/estar de um apartamento pequeno. Ambas são pequenas,embora uma seja mais alta e de canto e a outra mais baixinha. Pensei em colocar numa os cristais e noutra as louças.
    Muito obrigada!

    Mariana

  6. Oi, Rivania,
    Encontrei dias atrás na tok e stok ou na etna, não me lembro, uns espelhos que são adesivos. Acho que seria uma boa solução para vc. Vi que tbém há adesivos em acrílico espelhados. Procure em lojas de adesivos, mas antes tenha certeza se dão certo em parede curva
    bjo
    Ro

  7. olá eu estou mobiliando meu apto que tem 45 metros, e gostaria de uma opiniao sua. Eu comprei um sofá cinza de 2 metros, e coloquei um home na frente de cor madeira texturizada clara com gavetas brancas. a cozinha é americana, ou seja separada da sala por um balcao de marmore escuro. Do lado dessa balcão coloquei uma mesa de vidro cujos pés é de aço sem brilho. A duvida é qual cadeira comprar!! Seriam 4 cadeiras. como a sala é muito pequena, pensei em colocar cadeiras de acrilico transparente para dar mais leveza ao ambiente…. uma amiga sugeriu que eu colocasse preta que daria mais vida com o sofá e não ficaria com cara de “cadeira de cozinha”. Tinha tb pensado em colocar cadeira de polipropileno… Eu vi umas cadeiras lindas de pé de aluminio encosto de laka preta ( ou branca) e assento acolchoado branco com flores pretas, mas um amigo disse que não era bom colocar estampa não… 🙁 o que vc acha? obrigada

  8. Oi, Emanuela,
    Qualquer das opçoes ficaria bem acima do sofá, mas considerando que o outro vai para o jantar, colocaria as imagens na sala e o vermelho na sala de jantar, para trazer o tabaco para a sala e levar o vermelho para o jantar.
    bjo
    rosana

  9. Olá,

    Estou com muitas dúvidas quanto a decoração da minha sala (2,70 X 5,50).Gostaria de colocar uma mesa de jantar, mas não acho uma posição que de, já que o quarto da para a sala, quebrando o espaço que seria usado na parede de (5,50). No outro lado, há a porta de entrada (0,80). A única parede livre é que mede 2,70.
    Desde já agradeço.

  10. Olá Rosana,

    Adoro suas dicas!
    Tenho uma dúvida, tenho um sofá cor neutra ( de linho) e moveis cor tabaco, almofadas marrom, cor crua e vermelha, em cima deste sofá caberia um quadro a óleo todo vermelho ou duas imagens com moldura cor tabaco?
    Na sala de jantar tem uma mesa de 6 cadeiras cor tabaco duvidas coloco os dois quadros com imagens ou o inteiro vermelho, poderia me ajudar?
    Bus.

    Emanuela

  11. Oi, Raquel,
    ACho que vc poderia, ao invés de comprar um sofá de 3 e outro de 2 lugares, comprar somente um de 3 e uma poltrona média a pequena, além de um ou dois puffs, que poderá usar quando necessário e colocar abaixo de alguma mesa. Assim vc tera mais espaço livre. Se todos os cinzas forem escuros, vão escurecer e tormar muito séria a sua sala. Sugiro cinza médios e claros e usar muito branco. A parede em marrom é a mesma coisa: Se for muito escuro não vai enfatizar os móveis e vai escurecer a sala. Se for um tom café com leite mais claro fica bonito com móvel cinza e preto.
    bjo
    rosana

  12. oi!!
    minha sala e muito pequena, tem apena 3×3 eu to pretendendo comprar um conjunto de sofa de 3 e 2 lugares cinza, e um rack preto com cinza e colocar uma cortina cinza claro, e meu marido estar querendo pinta uma parede de marrom. como devo fazer pois tenho muitas duvidas.

    o safa é daqueles quadrado.

  13. ola bom dia,quero saber que cor devo comprar meu sofá?meu rack e preto com tabaco e as paredes da sala e verde.obrigada

  14. Oi, Josélia,
    Acho que vc deve tentar clarear a cozinha , já que ela é é tons escuros, como vc disse. Já pensou em adesivos (existem hoje adesivos de azulejos, se for este o caso )? Espelhos só clareiam um ambiente se eles refletirem a luz que vier de uma janela. Se este for o caso, funciona. Plantas sempre dão alegria, mas elas tbém precisam de luz,certo?
    No mais, cores claras, luminosas, mesmo que seja em detalhes, sempre iluminam, ok?
    bj
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui