Pequeno é uma coisa muito relativa, concordam ? Quem mora em um palácio acha um apartamento de 300 metros quadrados um ovo. E quem mora neste apartamento acha impossível ter uma sala de estar 12 metros quadrados!

Qualquer coisa é considerada pequena quando relacionada à outra coisa. No caso da decoração de ambientes, o que se relaciona ao tamanho do espaço para concluir que ele é pequeno são:

As atividades que serão exercidas no espaço: Quanto maior o número de atividades diferentes, maior deve ser o espaço: Se você deseja ou precisa que a sala tenha ambiente de estar e jantar ela é “menor” quando comparada à mesma sala se ela for usada somente como sala de estar.

A quantidade e volume dos elementos que este espaço terá: Se vc deseja usar um sofá de 3 metros de comprimento, a sala  4x5m ficou bem menor do que se vc escolher um sofá de 2 metros. Assim como se vc tem um conjunto com 1 sofá de 3 lugares + 2 de 2 lugares, mesmo de pouco volume, eles precisam de muito mais espaço que 1 sofá de 2 lugares + 2 poltronas. Além do tamanho dos móveis, vc precisa pensar na circulação em volta deles. Além disso,  trocentos objetos pequenos espalhados por um ambiente, para não dar a impressão de “entulho” precisam de mais espaço que apenas poucos objetos maiores.

A quantidade de aberturas  e detalhes arquitetônicos (portas,  janelas, colunas, desníveis de parede, etc) que o ambiente tem: Estes elementos ocupam espaços! Imagine aquele sofá de 3 metros na sala 4×5 onde todas as paredes tem janelas, portas e reentrâncias: Fica muito mais difícil posicioná-lo, talvez impossível ! Além disso, portas, principalmente quando tem cores diferentes das paredes e escuras são, visualmente, como um armário de 0,80 x 2,10 m !

A quantidade e tonalidade das cores: As cores modificam a noção do tamanho do ambiente. Cores escuras e fortes precisam de “espaço” maior que as cores claras e neutras. Estampas pedem tbém mais “espaço” que cores únicas. Este “espaço” pode ser na metragem do ambiente ou em paredes e outros elementos em cores claras.

A quantidade e volume das texturas:  Quando você usa texturas, seja em paredes, detalhes de móveis, revestimentos ou tecidos, vc acrescenta informação.  E todo acréscimo de informação necessita de espaço.

Como em quase todo conhecimento na vida, quanto mais aprendemos e temos experiência, mais simplificamos. Não é à toa que este site é o SIMPLES DECORAÇÃO. Então, a 1a regra para você decorar ou redecorar um espaço, principalmente quando você o considera “pequeno” para o que pretende é : Repense o que pretende e a 2a. é: Simplifique.

1) Repense o que pretende Perguntas do tipo – “Preciso mesmo de/que …..”  tem uma capacidade enorme de aumentar os espaços. Se pergunte isso para cada item do ambiente: Preciso mesmo de um sofá de 3 metros? Mesa com 8 cadeiras? Mesinhas laterais e de centro? …

2) Simplifique – Diminua, simplifique o desenho e detalhes de móveis, cores, texturas, tudo!

Fotos dos sites e blogs: achadosdedecoração, casaejardim, decorology, blissfulb, casa abril e coco+kelley

67 COMENTÁRIOS

  1. Oi Rosana, estamos comprando um apartamento e a cozinha é integrada com a sala, gostaria de colocar um cooktop na ilha, mas estou com pouco de receio. Será que vai ficar bom gostaria tanto de uma luz! Bjus desde ja agradeco!

  2. Oi, Keyla,
    Eu acho que qualquer das opções que vc colocou podem ser boas, depende do modelo das cadeiras combinar com o estilo. A que vai dar maior leveza é a transparente, como vc mesma sabe. E o preto fica super bem com o cinza tbém. A idéia da estampa não é ruim por ser branco e preto. Enfim, todas as idéias são possíveis e podem ficar bem, sim.
    bjo
    rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui