Fiz uma seleção de fotos com boas idéias para ocupar de forma eficiente o pouco espaço das cozinhas e áreas para refeições (quando existem..).

(Estou cada vez mais espantada com a diminuição das áreas dos ambientes. Lembro, pouco tempo atrás, que o tamanho mínimo de um quarto de classe média era 3 x 3m (9m2) . Agora vivo me deparando com quartos de 2,5 x 3,2 (8m2) e até menores. Temos que ter cada vez mais criatividade para conseguir, além de colocar o essencial, ainda conseguir imprimir a nossa identidade nestes espaços ínfimos. Para isso, móveis feitos sob medida, itens artesanais, que possuam (ou contem ou pertençam) a história dos moradores  e customizações feitas pelo(a) proprietário(a) ajudam muuuuito!)

yoquesedreamhomescozinh6

Bancos e mesas com apoio central

thedesignfilescozinhaindustr

Das cozinhas industriais, os armários abertos acima do balcão

abrilcozinhaarea

Aproveitando a luz da área e fazendo armários estreitos

lifesdesignblogspot457 (2)

Repare na mesa dobrável

achadoscozinhaideia6

Máquinas de lavar e secar integradas à cozinha

apartmentocozinhamadeira4

Prateleiras na frente das janelas, sem fundo para deixar passar a luz

Vitor Penhano Desireto InspireCozinha

Criando espaço para temperos atrás do fogão

kittiekitchentour01_rect640

Vc pode não acreditar, mas esta é uma cozinha completa(Veja aqui o artigo)

kittiekitchentour09_rect640

Detalhe: a 1a gaveta é o fogão

apartmentocozinhaclara5

Aproveitando a bancada para guardar a louça e veja a prateleira acima do fogão

alifesdesigncozinhanichos

Criar nichos com prateleiras para guardar a louça

imagesdecorationCOM3

Aproveite os desníveis das paredes

Dos sites e blogs: imagesdecoration, alifesdesign, apartmenttherapy, thekitchen, Desiretoinspire ,achadosdedecoração, casabril, thedesignfiles e yoquesedreamhomes

25 COMENTÁRIOS

  1. Oi, andressa,
    Compre o essencial, em tamanho pequeno. Prefira móveis que tenham dupla função (tipo puff que pode ser mesa de centro e assento), que possam ser empilháveis (cadeiras dobráveis e empilháveis) que possam ser dobradas ou diminuidas quando não usadas. Use cores claras, abuse do branco e de prateleiras. Mesmo pequena, faça janelas grandes e bem posicionadas para que o ar circule bem e entre bastante luz. Fique atenta a manter uma boa circulação.
    bjo
    Rosana

  2. No projeto da minha casa há uma cozinha de 9,90m² integrada à sala de estar (outros 9,90 m²). Há ainda uma porta e uma janela na minha cozinha… Não haverá divisória nenhuma entre os dois ambientes. Pelo visto, a solução será as prateleiras sem fundo na frente da janela… !

    Parabéns pela postagem.

  3. ooi ,a minha casa vai ser muito pequena 540×540,entao preciso ageiitar bem as coisas em seus devidos lugares para mim poder ganhar um espaço 😀 queria saber como posso fazer isso ?

  4. Oi, Dri,
    É mesmo, a maioria das fotos não mostra a geladeira… rs! Mas a disposição melhor é aquela em que a geladeira está logo na entrada da cozinha, para evitar que quem vai simplesmente beber água atrapalhe quem está trabalhando. Depois da geladeira a pia e depois o fogão. Esta disposição pode ser em linha ou em triângulo, sempre com a pia entre a geladeira e o fogão.
    bjos
    rosana

  5. Oi , Amanda,
    Não se vc colocá-lo “escondido” em um móvel que combine com a sua sala. Mas pense no uso – altura, facilidade de acesso, para não ser um estorvo.
    bjos
    ROsana

  6. Adorei, mas estou desapontada, cadê a GELADEIRAAAAAAA, minha dúvida é onde fica a geladeira, mostruosa mas necessária!!!Minha cozinha estreita, até hoje não sei onde é o lugar certo pra ela. Isso me queima os neurónios! Ah! Se pudesse me livrar dela….minha cozinha ficaria perfeita.af!

  7. Oi Rosana,

    Mudei há pouco tempo para um apartamento pequeno e a cozinha é minúscula e não tenho espaço para colocar meu bebedouro, daqueles que suportam um galão de 20 litros. O único espaço onde posso colocar é na sala, mas como fazer isso sem ficar feio e espalhafatoso?

    Obrigada

  8. Oi, Tatiane,
    É impossível sugerir com tão pouca informaçaõ, mas em linhas gerais e para não errar, use cores claras e neutras nas paredes e móveis maiores e acrescente cores mais vivas e alegres nos detalhes menores. Sempre funciona para ambientes pequenos.
    bjos
    Rosana

  9. Amei o que eu vi são ideias otimas e praticas.
    Comprei um apartamento de 46 metros quadrados,
    com 2 quartos e um pequeno quintal privativo,
    qual seria a sujestão para decora-lo. bjs

  10. ADOREI!!! Estava mesmo querendo colocar um armário fininho na parede da minha cozinha para colocar copos e taças, agora vendo as fotos sei que ficará ótimo!

  11. Olá, td bem?

    Já tinha passado por aqui algumas vezes para elogiar seu site. Continua lindo. Desta vez vim convidá-la para conhecer meu novo blog… À moda da Jú, é um blog descontraído, para jogar conversa fora… Dá uma passadinha lá, vou adorar receber sua visita. Bjs! Ah, e todos estão convidados…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui