Selecionei algumas fotos de ambientes para mostrar a vocês detalhes importantes que fazem a diferença em uma decoração. Na verdade, estes detalhes são a expressão de conceitos importantes no design de interiores. Vejam só:

achadosdedecoraçãosala6a

Nesta e nas próximas fotos um elemento exaltado e que traz unidade à  decoração dos ambientes é a cor.

Aqui, o VERDE, que aparece em inúmeros objetos, em sua maioria, verde escuro. A poltrona é verde clara e observe que para, de certa forma, ligá-la ao restante da sala foi colocada uma manta verde escura similar à tonalidade que é mais repetida. Observe tbém os poucos pontos em vermelho, que como é contrastante do verde (veja Cores Contrastantes), o exalta. Ainda nesta foto repare na quantidade de elementos em FORMATO circular. A forma dos objetos tbém é uma característica que deve ser explorada.

achadosdedecoraçãosala10a

Mais fortemente nesta foto, a forma aparece para dar um diferencial interessante ao espaço. Como assim???

Aqui a FORMA arredondada de grandes elementos confere um ar feminino a sala (imagine uma mesa e puffs retangulares e perceba como as curvas são femininas). A COR AZUL aparece inclusive para exaltar estes elementos arredondados.

desiretoinspire36

comovouprooutrolado

 Nestas, fotos já está fácil de ver, não?

Nas fotos abaixo, um conceito interessante usado em decoração: A referência a um lugar.

Simplified Bee beach house family

Nesta o lugar onde está o ambiente, uma praia. Aliás, é muito comum em casas de praia vc usar elementos que se relacionam a ela para decorar.

canadianhousedesignblogestar

Mas, de certa forma, o conceito da decoração chamada étnica está relacionada a isso (só que a decoração étnica em geral faz referência a uma cultura ou lugar onde o ambiente não está!). Veja na sala aacima, se as texturas, padrões, objetos e cores não lhe fazem pensar na África…

thisprettyspacesla1

Outro artifício usado em decoração e que produz efeitos fascinantes, como o da foto acima, é a criação de um “fundo” escuro e tipo “infinito”. Veja que a parede azul bem escuro dá profundidade à sala além de, e isso é muito bacana, realçar todos os elementos mais claros e coloridos que estão encostados nela. Esta sala com esta parede em branco seria outra coisa, meio sem graça, concorda ?

housebeautifuldotcom2

Por último, um conceito que facilita muito o equilíbrio de um ambiente: A simetria. Veja que dividindo a foto acima  ao meio fica um “jogo dos 7 erros” (rs): Parece um espelho, mas há diferenças. É claro que as diferenças existem para que o ambiente não fique chatinho, né ?

Não é muito legal este negócio de decoração ?

Fotos dos sites e blogs: House Beautiful, Thisprettyspaces, canadianhousedesign, Simplified bee, desiretoinspire e achadosdedecoração.

26 COMENTÁRIOS

  1. Oi, estou apaixonada pelo seu blog, trabalho com decoração, mais na parte têxtil, sou vendedora de produtos personalizados, sempre vi a decoração da casa como algo básico, quando vim trabalhar aqui compreende que a decoração vai além de simples sofá e televisão.
    Ano que vem vou comprar minha casa e estou envolvidíssima com isso, e só estou vendo coisas lindas aqui.

  2. Oi, Jô,
    Que tal um móvel tipo barzinho, com rodinhas, estilo anos 60 ? Isso se fizer sentido na sua decoração.
    bjos
    Rosana

  3. Olá,adoro as dicas de decoraçao e gostaria de uma ajudinha……Troquei a estante da sala que tinha prateleiras para colocar as bebidas os copos e taças e agora não sei como dispor esses itens na decoração da sala.Tenho uma parede de + ou – 1,50m você tem alguma sugestão? Se possivel mande fotos.
    Beijos

  4. Oi, Suzana,
    Ficará ótimo o azul na decoração. Use azuis em tons claros e algo em azul turqueza tbém. Se o sofá antigo vai ficar na mesma sala sugiro continuar com o cinza e na poltrona usar estampa com fundo cinza e desenhos em azul (ou o contrário).
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Patrícia,
    O marrom com mapre, se o marrom for escuro use bege de médio para claro. Outra possibilidade é um off white tendendo para o cinza. Assim vc terá uma base leve e e clara para colocar cores variadas (de acordo com o seu gosto, mas não mais que 3 cores) nos detalhes.Se quiser usar cor viva, escolha uma e a use em menor quantidade.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui