Agora todo mundo resolveu derrubar tudo quanto é parede, perceberam?  Nos apartamentos cada vez menores isso ajuda a aumentar a chamada área útil, melhorar a iluminação e a circulação do ar. Mas é claro que traz alguns problemas. Um deles é que se não tivermos uma boa distribuição dos móveis e não usarmos certos “truques”, aquela área que ficou maior, vai ficar uma grande bagunça confusa.

Então, aí vão alguns bons exemplos que mostram como dividir ambientes sem usar paredes , mantendo a iluminaçao e uma boa circulação:

(Os ambientes podem ser maiores que o seu, mas as idéias funcionam da mesma forma) 

NO exemplo acima vc pode ver diversas idéias: 1) a divisória de vidro e o móvel, entre a cozinha e a sala; 2) A mudança de revestimento entre a cozinha e a área de serviço 3) O forro de gesso na área de jantar 4) O tapete na área de estar. Tudo isso define os diferentes ambientes de uma forma sutil, mas clara.

Acima, idéias para dividir ambientes que precisam de alguma privacidade: A 1a foto é uma “cortina” feita com discos de vinil pintados. Na quarta foto um simples biombo (até feinho, mas vale o exemplo, tá?) e na 2a e ultima fotos, ripados de madeira fazendo as vezes de persianas divisórias.

Na 1a foto, uma persiana presa por cabos, ocupa o espaço entre a parede  e a coluna; Na 2a um bonito painel vazado  (Achei na Art Maison); Na 3a, uma estante vazada e na 4a uma idéia muito original: Cordas esticadas ( o acabamento no chão podia melhorar mas a idéia é legal).

Na 1a foto o tapete informa onde termina a área de estar e a divisória fixa de madeira (quase uma escultura, muito bonita), dá maior intimidade para os corredores da casa, sem atrapalhar a iluminação e criando um “caminho” de circulação. Na 2a. foto outra estante (linda) vazada.

Aqui um exemplo de uma distribuição que me pareceu um tanto estranha. Observe aque a área de estar acabou não ficando bem definida, com a mesa de jantar no meio da história e as poltronas com uma visibiidade ruim para a TV. Ainda mais com a cozinha lá embaixo, a circulação cozinha-mesa de jantar provalmente atrapalhará quem estiver querendo ver a TV. 

Veja no  ambiente acima como o aparador atras do sofá, além de esconder a parte posterior deste, cria outro ambiente e (que pode ser a área de jantar, por exemplo) como o conjunto sofá em l + tapete + mesa cria uma área de estar separada da outra, perto da janela.

Ao distribuir os móveis no seu ambiente pense na circulação entre eles, na funcionalidade de cada um e em como dispor os móveis sem que o uso de um não atrapalhe o uso do outro.

Fotos dos sites e blogs: designattractor, thedesignerpad, decophoto, thebrickhouse, artmaison, designdeinteriores, decorviva, daylyicon, cores da casa e mdemulher.

46 COMENTÁRIOS

  1. boa noite tenho uma loja de roupas femininas e estou precisando encrementar, fazer uma decoraçao bonita, tenho uma divisoria no meio da loja gostaria de uma dica para tornar esta divisoria bonita que chame atençao dos cliente, pois ela esta muio feia. me ajude

  2. Oi, Maria,
    Não compreendi bem sua dúvida. por favor, escreva novamente explicando melhor… Mas se a questão for somente o fato dos guarda roupas ficarem de frente para cozinha, veja se não há forma de colocar algo na cozinha que não permita a visão do quarto.
    bjo
    rosana

  3. Usei a metade do terraço da casa da minha mãe pra ser meu espaço dele aproveitei o banheiro. Só que não posso colocar paredes pra dividir comodos que quero 02 quartos. Nomeio comoquei 02 guarda roupas um com o fd do outro.
    Mas ficam com a frente pra cozinha.

  4. Oi, td bem?

    Gostei muito do seu blog e gostaria de ver mais sugestões de divosórias entre sala e cozinha.

    Abraço!

  5. Oi, Helena,
    Vc precisa de um projeto (infelizmente não estou aceitando novos por hora) mas: Acho que há muitos elementos nesta sala (para o seu tamanho) não ? Caso haja, vc pode usar um ou 2 dos móveis (cristaleira e armário de bebidas por exemplo) e levá-los para outros ambientes, se possível. Se lhe interessar, vc pode misturar o antigo com o novo, uma tendência atual, por exemplo, pintando a parede onde estiver a mesa de jantar em uma cor forte, moderna. Isso diminui a sensação de “passado” e traz jovialidade. Tbém se ainda ficar muito, vc pode trocar o sofá de 2 lugares por uma poltrona e um puff com rodinhas, por exemplo. Pense em conviver com o passado e os tempos atuais. Um ambiente todo século XVII tem a tendência a ficar monótono, de certa forma.
    bjo
    Rosana

  6. OI Rosana.
    Mais uma vez solicito sua ajuda. Tenho uma sala com medids irregulares e a mesma terá que ser conjugada estar/jantar. Tenho dois sofás de 02 e tres lugares, uma mesa de centro. E uma mesa de 06 lugares, um buffet, uma cristaleira e um armario de bebidas, este jogo é do século XVII. A sala tem de um lado 4,50, do outro 6,48 e 5,40 de comprimento. tem uma entrada para lavabo.
    Obrigada.
    Abs

  7. Oi, Kesia,
    Que legal! Uma biblioteca realmente precisa ser um ambiente onde as crianças se sintam bem e tenha algo de lúdico, cores alegres, claras… Algumas sugestões: Adesivos coloridos, forrar os fundos de algumas das estantes de livros com papel colorido ou tecido, tinta para lousa em algumas paredes (daquelas que se pode escrever com giz); tapetes de material vinílico colorido, área para leitura com futons sobre tapetes vinilicos e vou ver se acho fotos para lhe dar mais idíeas e envio para o seu e-mail, ok ?
    bjos
    Rosana

  8. Boa Noite!
    Amei o seu blog e coloquei-o como link ao meu. Sou coordenadora em uma pequena escola particular no DF. Tenho uma biblioteca e gostaria de renová-la, dar uma roupagem mais alegre. Vi algumas fotos pela internet, mas nada me agradou. Será que tem como você me dar algumas ideias?

    Grata.

  9. Tenho uma sala grande com 6/3m com um lado de3m com uma janela e porta que sai pra rua. No outro lado de 3m tem uma porta q sai pra cozinha. Em uma parede de 6m tem outra janela, e na outra parede tem duas portas. Tenho duvidas quanto a colocação do sofá pq tem lugar para dois jogos, mas não sei como colocar.
    Podem me dar aalguma idéia.

  10. Então, sobre derrubar paredes e integrar, digo que é sempre bom uma boa análise do espaço para o lado interno, uma parede às vezes faz muita falta quando o problema é espaço.
    Por outro lado, se a sua cozinha for mega planejada, fazendo unidade completa com a decoração dos demais ambientes, coloca pra CHON todas as paredes e seu apartamento vai parecer que tem o dobro de tamanho.
    ótimas sugestões. bj yvone

  11. Adooorooo ambientes assim, descontraídos divididos por algo diferente do comum. Amei este loft na primeira imagem, gata! Arrasou! Ah, quem me dera…bjs. Vou ali trabalhar pra ver se consigo adquirir um cantinho assim aconchegante pra morar..rsrs…
    Carol Carneiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui