Muitos leitores e leitoras escrevem com dúvidas relacionadas ao tamanho e cor de tapetes. Então vamos falar sobre isso. Vou começar com o tamanho na sala de estar.

Em geral, em uma sala de estar, principalmente em estilo clássico, usa-se o tapete um pouco mais largo que o sofá (15 a 30 cm de cada lado) e indo um pouco (15 a 20cm) abaixo dele.

Mas se vc tem um tapete super maravilhoso, ou com um formato diferenciado, ou que por alguma razão deseja que seja visto, pode colocar todo à mostra e até não respeitar a regra dele ser mais largo que o sofá (mas faça isso por alguma ótima razão OU coloque outro tapete maior abaixo e não esqueça de colocar uma mesa de centro leve, preferencialmente em vidro transparente).

Quando não for possível que ele seja mais largo, que seja ao menos da mesma largura ou se estenda no lado em que for possível. As mesas laterais e poltronas podem ficar dentro/parte dentro – evite o desequilíbrio das mesas. Não funciona para tapetes muito altos –  ou fora do tapete.

Na 1a foto o sofá está encostado na porta e na 2a a poltrona fica ao lado de um corredor (o tapete mais largo poderia provocar acidentes)

O tapete pode também envolver todos os móveis da sala de estar. Em home-theater são super importantes, pois, além do conforto, ajudam a melhorar a qualidade do som.

Existem casos e casos e o tamanho e formato do tapete deve se adequar a eles

Nesta sala, uma organização não usual exige o tapete redondo que não pode ser colocado abaixo dos sofás devido ao formato dos pés destes.

Veja abaixo situações em que o tapete poderia ser melhor escolhido. Analise (antes de ver minhas observações) e veja se concorda comigo:

1) O tapete poderia ser da mesma largura que o sofá 2) O tapete poderia ser mais largo e “entrar” abaixo do sofá. 3) O tapete deveria ser maior, indo mais para fora e para dentro do sofá. E com esta mesa de centro o ideal é que fosse mais largo tbém. 4) O tapete é extremamente pequeno e se o objetivo fosse mostrá-lo, além dele não ter grandes atrativos, as caixas mesas de centro chamam muita atenção…

Fotos dos sites e blogs: ApartmentTherapy, AchadosdeDecoracao, CasaAbril, CasaeJardim, Norwegianmoods , 6thStreetDesignSchool e VT Interiors

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui