O pessoal que envia dúvidas aqui nos comentários do Simples Decoração fala muito coisas assim, como a leitora Priscila:

” Olá.
Minha sala ainda está vazia, tenho apenas a mesa de jantar que é de carvalho preto, tampo central de vidro preto, cadeiras em laca fosca preta com acento cinza.  Estou com dúvida quanto à cor do sofá e também gostaria de comprar 2 poltronas para fazer um living em um pequeno espaço que tenho, mas também tenho dúvida de qual cor comprar para harmonizar tudo. Poderia me dar um help? ” 

A questão é: Como harmonizar? Como fazer um espaço “conversar” com o outro ? Já falei sobre isso  (pode ir lá ler que eu espero!), mas resolvi falar aqui de um jeito um tanto simples e que funciona. Veja estas fotos:

Criando harmonia na decoração 1

Criando harmonia na decoração 2

Na 1a. foto (já usada aqui: a ideia do uso do laranja tbém no teto é ótima) o ambiente tem branco, azul, madeira clara, vermelho e o laranja em destaque. Na 2a. foto, a cozinha bem parece que pertence ao mesmo apartamento, não é ? Os ambientes são harmônicos devido à simples repetição do laranja nos objetos (o fato do ambiente ser branco e cinza – neutros – tbém ajuda, mas é o laranja que “liga” os 2 ambientes).

Criando harmonia na decoração 3

Criando harmonia na decoração 4

E dá para imaginar que o primeiro é o quarto da menina da casa, certo ? Já o segundo poderia ser o quarto do casal: as paredes mudaram para um cinza aconchegante, o piso é em madeira clara e o estilo é mais romântico,  mas olha lá o criado mudo trazendo o laranja para o quarto!

Enfim, aqui a idéia é utilizando uma cor forte em todos os cômodos, mas em doses diferentes em cada um, criar harmonia. É claro que ajuda se houver grande quantidade de cores neutras nestes ambientes e é importante também que não haja conflito de estilos (por exemplo,  um quarto muito clássico não teria muito a ver com os ambientes mostrados acima).

Quanto à Priscila: Há muitas respostas possíveis, já que todas as cores sobre as quais ela fala são neutras (preto, cinza…), mas uma boa opção, por exemplo, seria escolher uma cor neutra para o sofá (que poderia ser cinza mesmo) e pincelar aqui e ali uma cor viva  e alegre que goste com o cinza (e são muitas – amarelo, azul, vermelho, verde…) em tons fortes e suaves + branco ou cinza bem clarinho (porque o jantar é  escuro) – e estas cores poderiam ser usadas nas poltronas também, trazendo mais alegria para o espaço.

Fotos dos sites e blogs: Arquiteturadoimovel, CasaAbril, ColourMeHappy  e WaveAvenue

3 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Gilvanete,
    As cores são neutras, e a escolha do vermelho é ótima. E tanto o lilás como o azul ficarão bem (assim como as 2 cores juntas). Só sugiro que coloque não só lisos, mas tbém estampas usando estas cores (todas elas, não só o vermelho e a outra cor que escolher) e que use mais quantidade de uma das cores (no caso, o vermelho q me parece o que vc mais gosta).
    bjo
    Rosana

  2. meu sofá é cinza, a mesa de centro e a mesa lateral são de vidro preto e a estante da sala é branca (Não muito branca) com detalhes pretos. Logo, pensei em colocar detalhes vermelhos como nas almofadas, vasos e além disso acrescentar outra cor para esses objetos como azul ou lilás. fica legal? pq a paleta de cores seria preto, branco, cinza, vermelho, lilás ou azul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui