Já falei aqui que os acessórios e objetos que usamos para finalizar a decoração da nossa casa são a cereja do bolo na decoração, mas na verdade é mais que isso. É nestes objetos que mostramos mais ainda nosso gosto pessoal, nossa história e imprimimos personalidade e calor nos nossos ambientes.
Em geral, se vc observar bem, verá que alguns objetos são “coringas”, estão em quase todas as fotos de decoração, formando conjuntos bonitos e interessantes:

Em mesas de centro e laterais – ótimos arranjos:

acessorios-1

Mais bons exemplos:

acessorios-2

Veja os objetos: Vasos, Livros, Pequenas esculturas, Potes/caixas e flores/plantas, velas. Estes são coringas.

Digo que são ótimos porque são ricos em interesse: Uma mistura de objetos de tamanhos e formatos diferentes (pequeno, médio, grande; redondo quadrado, retangular, etc), materiais e texturas diferentes (porcelana, vidro, fosco, brilhante, liso, áspero, etc) e  cores e estilo relacionados aos ambientes. Não importa que objetos você vai usar, esta mistura traz interesse!

Perceba tbém que criar, visualmente, uma “escadinha” ou um “triângulo” funciona super bem (na 1a e na 2a foto vc percebe claramente isso)

Veja alguns que poderiam ser melhorados:

 acessorios-3

acessorios-4

No primeiro falta um elemento de tamanho mediano  para “juntar” as coisas. No 2o. falta variação (de altura, de objetos, de cores). No 3o. tbém falta um elemento talvez menor, acima dos livros ou ao lado. O 4o. tem ótimos elementos, mas falta algo menor, ou algo na bandeja e a cesta está cheia demais.

E agora exemplos do que definitivamente não funcionou:

acessorios-5

Apesar de ser uma mesa de jantar, este tipo de arranjo já foi super usado em tudo quanto é lugar. É muito “batido”, não traz mais a ideia de personalização do ambiente. E o arranjo da 2a mesa, com objetos escuros, se perde na mesa escura também e é pobre em variações.

Não esqueça que: 1) Os objetos e arranjos formados devem ser compatíveis com o tamanho da mesa que vc tem. 2) Os objetos devem realmente ter algo de você, dos seus gostos e interesses. As flores e plantas que vc gosta, os livros sobre assuntos que vc lê, objetos que lhe tragam lembranças de pessoas ou viagens, enfim… Senão vc vai estar criando um cenário e não um lar.

Fotos dos sites e blogs: MdeMulher, inandoutdecor, fromtherightbank, CasaAbril, smallshop, 79ideas, desiretoinspire, mandcotypepad e casanostra

10 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Gabriela,
    Nossa…é difícil mesmo! Vou pesquisar e fazer um post, pode deixar! Mas, a princípio, mesas redondas e sofás em módulos funcionam melhor neste tipo de espaço. Outra solução é marcenaria mesmo. E outra é dividir o espaço com a disposição dos móveis (se possível) em áreas retângulares ou quadradas, deixando as paredes circulares para circulação..
    bjo
    Ro

  2. Oi, Nuno,
    O tapete deve entrar uns 10/15 cm abaixo do sofá. Ele deve terminar, no lado contrário à chase,um pouco depois (10 ou 15cm) do final do sofá. Se não for possível que termine onde termina o sofá. E no lado da chase, ele pode naõ entrar (a chase fica totalmente fora do tapete, mas ele fica rente a ela) ou entrar abaixo dela mas não sair do outro lado, entende ? Mas neste caso, o tapete deve acabar (na frente) depois do meio da profundidade da chase, mas não ultrapassá-la.
    A mesa de centro deve ficar a uma distância tal que seja confortável, sentado no sofá, pegar um objeto sobre a mesa e, ao mesmo tempo, sentar e levantar sem bater as pernas na mesa. Em geral, esta medida é entre 40 e 60 cm. Ela deve atender que está sentado no sofá, pois ao lado da chaise é bom que haja uma mesinha lateral.
    abs
    Rosana

  3. Oi, que tal fazer um post sobre decorações de varandas redondas. O coisinha difícil de achar, viu. A minha varanda é um semi circulo e queria fazer uma decoração descolada e confortável, mas não sei como. Beijos!!

  4. Bom dia,

    Gostaria de saber como colocar um tapete com uma chaise-long!

    As minha dúvidas são:
    – colocar o sofá debaixo do sofá ou não? Que distância?
    – a chaise-long é maior que o tapete. Alinhar o tapete com que parte do sofá? Com a chaise ou com a outra parte?
    – tenho uma mesa de centro, a que distância deve ficar do sofá e da extremidade do tapete que fica no lado contrário do sofá?
    Obrigado,

  5. Oi, Rosana, adoro os acessórios, eles enchem qualquer cafofo de vida e são ótimos para acrescentarem cores em espaços neutros sem comprometer o restante. Lindas as composições que selecionou, ainda preciso ensaiar muito pra chegar num resultado assim…Beijo, Helka

  6. Nossa, que bela aula pra uma sexta-feira à noite!
    Eu olho pros cantinhos aqui de casa e vejo que falta alguma coisa, mas não sabia definir o que era. Agora, darei mais atenção a isso. Obrigada pelas dicas 🙂
    Um beijo e bom final de semana!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui