Se você não pretende mudar todo ano a decoração de sua casa mas também não quer ter, em pouco tempo, uma decoração “datada”, ultrapassada ou que vc não suporta mais ver,  tenho umas dicas para lhe dar:

1) Evite basear sua decoração em modismos “da hora”, principalmente os chamativos ou em itens permanentes, grandes e chamativos. A “cor do ano” pode até ser usada em uma parede, por exemplo (afinal, pintar outra cor é fácil e barato) mas se ela for uma cor viva e forte (quase sempre é) as outras cores que usar devem ser bem pensadas, para quando cansar da tal cor do ano e quiser mudá-la, encontrar facilmente outra cor que combine com as restantes.

acasaqueminhavoqueriauntitled

decoratrixpared_salon

Nestes 2 ambientes, há uma grande possibilidade destes fortes verdes – lembra do verde esmeralda, a “cor do ano”? –  das paredes e armário cansarem antes de qualquer outra coisa. Mas veja que na 1a. foto será bem fácil mudar a cor da parede, algumas almofadas, talvez todos ou alguns dos quadros (que tbém são fáceis de “cansar”). Já na 2a. foto, mudar a cor dos armários será muito mais custoso.

2) O que cansa é, em geral,  o que chama mais atenção. Isso porque quando algo chama atenção vc o olha mais do que qualquer outra coisa. E de tanto olhar, cansa. Simples assim! Logo, chame a atenção (porque um ambiente em que nada chama atenção é muito chato, não é?) no que pode ser facilmente modificado, retirado, trocado.

decor8salaazul

decor8salaazul2

Um exemplo simples que não precisa ser seguido à risca: A sala tem, além dos tons neutros e móveis clássicos, somente o azul de objetos chamando a atenção. O azul cansou? Como ele está em objetos fáceis de serem trocados, facilita ter uma sala nova sem gastar muito.

barbaragroenDOTNLimage860-crop

arquitrecossofa orange comoda azul e tapete listrado colorido

Já estas salas, que tem muitos elementos grandes e chamativos, vão precisar de mais investimento para mudar, se vc cansar.Observação: Estou usando exemplos muito simples para que vc compreenda o conceito.

É claro que vc pode querer mudar o tempo todo, adora muuuito colorido, coisas chamativas e novidades e investe em ter o mais atual. Não há qualquer problema com isso! Este post é direcionado para aqueles que, apesar de não quererem investir frequentemente em grandes mudanças, não desejam que a decoração de sua casa tenha um visual “parado no tempo”, ok ?

3) Invista em design clássico. Os “ícones” do design de móveis são atemporais e você sempre vai encontrar algum que adore. Eles valem o investimento, pois é colocar um e tudo fica valorizado. Mesmo pequenas peças, como uma mesinha Eileen Gray já faz uma diferença…

decoratrixsalon_comedor_masculino

eileengrayex2-crop

Nada como uma Eames para dar sofisticação a uma sala, não? E ela pode ficar a vida inteira aí…E a Eileen? Eterna!

Daqui a pouco continuo com mais dicas!

Fotos dos sites e blogs: Inter-dim, Decoratrix, arquitrecos, barbaragroen,  decor8 e acasaqueminhavoqueria

4 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Yara,
    O mais importante é como trazer água e gás para este corredor. Procure posicionar o fogão e pia o mais perto de onde hoje existam estes pontos, para economizar na reforma. É importante tbém que este corredor tenha ventilação para fora de casa (devido ao gás e gordura). Pense tbém na forma de acessar a cozinha e tente seguir a seguinte distribuição: geladeira o mais perto da saída da cozinha, um bancada, a pia, outra bancada e o fogão. Veja no blog, a GUIA COZINHA, onde dou muitas dicas para organização da cozinha, ok ?
    bjo
    Rosana

  2. Por gentileza,precisa criar uma cozinha no corredor(entrada do apto).Minha cozinha sera um quarto pois quero dormir bem.1:50 de largura.Agradeço orientaçoes e sugestoes.

  3. Oi,Kaia!
    Isso mesmo! Eu tbém espero que cada vez mais a gente se preocupe com o que vai deixar para os que virão…
    bjo
    Rosana

  4. Nossa, tenho pensado muito nisso ultimamente…pastilhas mesmo…começou outro dia essa tendência, agora toda casa tem e já ta ficando chato de ver..fora q o lançamento de novos revestimentos tá muito rápido, são muitas opções…temos tomar cuidado para não cairmos no consumismo desenfreado…espero q a onda do reaproveitamento se torne atemporal tb!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui