Na primeira parte desta série, falei sobre sobre o plafon uma das muitas luminárias decorativas, mostrei a lâmpada AR70 (halogena) ,  a DULUX (fluorescente de pino da Osram), a Halopin (halogena compacta da Osram) e a Palito (halogena também).

Dentre as luminárias decorativas temos também as luminárias de mesa, luminárias de pé, os pendentes, os lustres, as arandelas, os spots, os trilhos e os balizadores.

Existem diversos tipos de luminárias de mesa, considerando a forma como ela ilumina: Luz direta, indireta, difusa, dirigida… A sua funcionalidade: Para atividades que exigem boa e forte iluminação, para iluminar suavemente um ambiente.. E para se adequar à forma e função desejadas, o modo como são elaboradas e as lâmpadas que usam são fundamentais.

luminariademesaballoon

 Uma luminária de mesa super diferente e original (Balloon da LaLamp) que usa uma lâmpada Led que fica na parte inferior, iluminando o balão e daí, refletindo (iluminação indireta) no ambiente.

As Lâmpadas Led tem feito um avanço enorme em modelos disponíveis, melhoria da qualidade de reprodução da cor e ainda estão com os preços cada vez mais baixos.

chooseesoft60

Esta luminária de mesa, um abajur, usa lâmpada incandescente do tipo soft (vidro leitoso) que ajuda a proporcionar uma iluminação difusa e aconchegante ao redor e ainda permitir a leitura de um livro, para quem está bem perto (iluminação direta e difusa)

 Gras205comminieletronica

Já esta luminária de mesa tem luz direta e formato específico para ser usada para tarefas que necessitam de luz focada, permitindo ainda movimento da fonte de luz. Esta é a Gras 205, cujo design original é de 1921. Linda, não é ? A Lâmpada, mini eletrônica, nada mais é que uma fluorescente compacta.

 ovograndesoft100

Esta luminária de mesa usa seu próprio corpo, translúcido, para irradiar a tal luz difusa e acolhedora para o ambiente em volta. A Lâmpada é uma soft incandescente de 100w.

 As luminárias de pé  também tem diversos tipos que atendem as funcionalidades desejadas e tem formas de iluminação diferentes para atender à estas funcionalidades, muito similares às luminárias de mesa. Alguns modelos apresentam versão de pé e de mesa, inclusive, mas  muitas vezes com lâmpadas diferentes, ao menos em potência.

melampo

Luminária Melampo da La Lampe, nas versões de pé e mesa (no caso, as 2 usam lâmpadas Soft 60w)

No próximo post falo sobre o uso de algumas lâmpadas (clique aqui), porque além de conhece-las é importante que vc saiba onde e como usá-las.

Para saber como funcionam as Led e suas características veja: http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/led-na-iluminacao/146

Para ver algumas novidades no mercado de Leds veja: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/nyt/2013/03/25/lampadas-de-led-duram-decadas-e-economizam-energia-mas-preco-alto-afasta-consumidores.htm

Para saber como funcionam incandescentes e halógenas e seus tipos: http://www.cliquearquitetura.com.br/portal/dicas/view/lampadas-incandescentes-e-halogenas/144

Para  saber como funcionam as fluorescentes: http://ciencia.hsw.uol.com.br/lampadas-fluorescentes.htm

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui