Mais uma seleção de cozinhas pequenas, mas bem organizadas e distribuídas. Como mostrei no Guia da Cozinha, a forma como são colocados os itens da cozinha (fogão, geladeira, pia, fornos, micro ondas) é o que faz uma cozinha ser funcional – facilitando o trabalho – e segura. Veja como a maioria das cozinhas segue a melhor distribuição dos maiores elementos – geladeira perto da entrada, pia no meio e depois o fogão:

02-cozinha-em-estilo-corredor-tem-paredes-azuisAs cozinhas-corredor, como eu chamo, tem desta forma, sua melhor disposição: Quem vai pegar água na geladeira mal entra na cozinha (os copos por perto são essenciais) e o fogão lááá longe da entrada protege as crianças de acidentes com o fogo.

02-cozinhas-pequenas-e-coloridasÉ importante que haja espaço livre tanto entre a geladeira e a pia como entre a pia e o fogão. Assim vc tem onde colocar o que tira da geladeira e preparar o que vai ao fogão.

03-reforma-integra-cozinha-em-estilo-europeu-a-sala Nas cozinhas corredor é importante manter a ventilação (normalmente há uma janela na área de serviço) mas poder controlá-la como nesta foto. Quando fizer frituras, feche (se não morrer de calor, né ?) para evitar levá-la para as roupas.

smallshopbyEricaBrechtelgray-cabinets-gold-brass-trim-white-carrera-countertop-kitchen-Athena-CalderoneEm cozinhas totalmente abertas para a sala, armários com linhas retas, sem puxadores e com a mesma cor da parede tornam a cozinha mais discreta, o que interfere menos na decoração da sala.

rosenbaumcombrlardocelar13Uma cozinha simples, mas bastante eficiente e bonita. E abaixo, uma sequência de cozinhas que seguem a mesma distribuição: Geladeira, pia, fogão!

20-cozinhas-pequenas34Atenção à posição do micro ondas. Na foto acima, esta posição pode ser ruim (e perigosa) para pessoas mais baixas

20-cozinhas-pequenas56O armário acima da geladeira é mais difícil de acessar: Use para objetos que não sejam de uso diário.

20-cozinhas-pequenas78Na foto acima, o microondas e  o forno estão (apesar de ao lado da geladeira…) em ótima altura.

20-cozinhas-pequenas910Uma boa exaustão é fundamental, assim com a iluminação para o fogão e bancada.

20-cozinhas-pequenas12Muito cuidado com as chamadas “quinas vivas” de armários superiores, principamente na altura do rosto. Eles devem ser mais estreitos para diminuir o perigo.

achadosunamoscaenlaluna_com-Apartment-Kitchen-schunemanArmários superiores abertos são ótimos para pessoas bem organizadas.

casachauchajulieta15Há quem goste e quem odeie cozinhas com tanta coisa exposta!

casa-tres-andares-morar-e-trabalhar--02Muitas vezes, devido ao espaço mínimo, não há divisão entre o fogão e o tanque…Mas o uso dos 2 ao mesmo tempo fica impossível, o que não é problema se vc, como muitos, praticamente não usa o tanque.

casavogueapartamento_ny_dumbo_05Nesta configuração, a cozinha é quadrada e larga o bastante para permitir que a geladeira esteja à frente do fogão (com a pia mais ou menos no meio do caminho). Mas atenção que a largura deve ser tal que permita a abertura da geladeira e do forno sem que uma pessoa atrapalhe a outra.

coresdacasadividir cozinha lavanderia6Gavetas entre a pia e o fogão facilitam muito as coisas, assim como estes porta talheres e escorredores de parede.

04-apartamento-de-70-m2-investe-em-estante-para-dividir-ambientesQuando há lavadora de louças, a melhor posição é logo ao lado da pia. Veja que os armários de baixo sem puxadores, evitam que vc prenda suas roupas e cause acidentes.

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, casavogue, casatreschic, casachaucha, achadosdedecoração, CoresdaCasa,homedit, fernandaguizi, vidaeestiloterra, rosenbaum e smallshopbystudio

67 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Priscila,
    Atendo dúvidas específicas de decoração.Já a distribuição de móveis em todo um ambiente é um projeto. De qquer forma, envie as fotos e as dúvidas que avalio e te respondo.
    beijoca
    Ro

  2. Ola Rosana!
    Adorei seu site!
    Gostaria de saber se posso te mandar umas fotos para pedir opinião…
    Acabei de comprar um apartamento bemmm pequeno e a distribuição não é muito boa… Não sei como fazer com a cozinha!
    Muito obrigada!

  3. Ola gostaria q vcs me ajudassem minha cozinha e muito pequena nao sem onde colocar o armaario e e o fogao q ganhei muito grande gostaria q vcs me ajudassem e a geladeira acaba ficando na entrada da porta para entrar na cozinha ficou muito feeio.me ajudem

  4. Oi, Soraia,
    As pastilhas em preto com espelhos vão fazer sua cozinha ficar mais clássica. Já as vermelhas, em pequena quantidade (somente parte da parede da pia e fogão. Eu não colocaria em toda a área visível mas sim como uma faixa), darão um toque de alegria.
    bjo
    Rosana

  5. Olá Rosana,

    Conforme falamos sobre minha cozinha, é o seguinte: A cozinha é pequena e clara, a parede que vai receber o porcelanato branco com as pastilhas de vidro vermelhas é a parede que também tem a pia e o fogão com forno de embutir revestidos com o granito preto são gabriel, fica de frente para quem entra na cozinha, agora as paredes com o porcelanato tabaco são as paredes contrárias e que não escuressem a cozinha, justamente porque são paredes contrárias, ok? Espero ter esclarecido, aguardo agradecida,
    Soraia

  6. Oi, Soraia,
    O tabaco e o branco são neutros, apesar de que há um forte contraste entre o branco e o vermelho. E realmente não sei se vai ficar “demais” ou não. Não sei se usa cozinha é clara e grande, o que ajudaria. Ou pequena e escura, o q poderia dificultar, não tanto pelo branco e vermelho em pastilhas (usadas em pouca quantidade, no caso), mas sim pelo impacto com o porcelanato tabaco. Enfim, seria necessário saber mais. Se quiser me enviar fotos, informando onde pretende colocar as peças, eu acho que seria melhor para lhe dar uma sugestão com menor possibilidade de erro.
    o e-mail é [email protected]
    bjo
    Rosana

  7. Olá Rosana,

    Tudo muito lindo! Cada cozinha mais linda que a outra! Ah, preciso de ajuda, estou reformando minha cozinha e comprei porcelanto estilo régua imitando tronco de árvore na cor tabaco para uma parede e porcelanatos grandes brancos para a outra na parte da pia combinadas com pastilhas de vidro vermelhas, mas agora que está já no final da reforma estou em dúvida, não sei se continuo com estas pastilhas vermelhas ou se troco por pastilhas de vidro pretas com pedaçinhos de espelhos.
    Rosana, por favor me ajude ou me mande modelos com pastilhas vermelhas, terei dificuldades em trocá-las, mas tenho medo de me arrenpender depois se usá-las.
    Obrigada,
    Soraia

  8. Preciso da sua orientação….tô perdida fizemos um projeto para nossa cozinha mas só no convívio que descobri que precisa de mudança….tirei várias dúvidas nos projetos acima mas nenhuma é linear como a minha está dando conflito
    Obrigada por sua atenção

  9. Adorei as cozinhas, hoje em dia a maioria são cozinhas pequenas, e são lindas por sinal. Parabéns.!!!

  10. Olá Rosana,

    Adorei as cozinhas!! Parabéns pela seleção!!

    Principalmente aquela toda madeirada com uma uma mesa e uma porta toda ripada!!

    E a de vidro branco e amarelo, ficou bem alegre e divertida!!

    Visite também o meu blog, lá também temos algumas opções…

    Abraços.

    Daniela Fernandes
    Designer de Interiores

  11. Eliane,
    Qto mais brilho uma cerâmica possui mais escorregadio ele é. Sugiro que vc pesquise por porcelanatos específicos para a cozinha, que sejam antiderrapantes.
    Já as paredes podem ser brilhantes. Então vc pode comprar porcelanatos que tenham versões brilhante e antiderrapante na mesma cor.
    Sugiro que os armários sejam brancos ou bem claros, com detalhes (se desejar) como algumas portas ou contornos em bege ou marrom. E as pastilhas podem ser usadas no frontal da pia em tons de branco, bege e marrom, por exemplo, q fica bem bonito. Qto ao painel na parede frontal, como não consigo visualizar onde ele fica nem como é a cozinha (se é pequena, grande…) só sugiro que vc pense se é demais ou não e se não, que use as mesmas cores já usadas no ambiente. Assim é muito difícil errar.
    abs
    Rosana

  12. estou reformando a cozinha de minha mãe e estou à procura de modelos em cozinha bege, cor que ela deseja que predomine no ambiente.
    Seria indicado usar porcelanato ( com brilho, não sei como é o nome correto) no piso, sendo minha mãe uma idosa? Não sei se esse tipo de piso é escorregadio.
    Vc teria alguma ideia para a decoração? Gostaria de usar pastilhas nas áreas molhadas e pintura no restante e fazer tipo um painel com um revestimento diferente na parede frontal.
    oparabén pelo excelente trabalho.
    Atenciosamente,
    Eliane

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui