Continuando a nossa série “Fazendo o apartamento pequeno parecer maior” quero esclarecer: Não se trata somente de fazer com que você se sinta em um ambiente visualmente mais espaçoso, mas sim de usar, com sabedoria, o pouco espaço que possui, de forma que consiga o máximo de espaço livre para circular bem e também o máximo de conforto, funcionalidade e organização. Colocar um monte de espelhos, por exemplo, em um espaço pequeno mal distribuído, organizado e planejado só vai lhe fazer se sentir em um labirinto espelhado e apertado!

6) Evite diminuir o pé direito:Pé direito é a medida do piso ao teto. Quanto mais “baixo” maior a sensação de “aperto” até porque você realmente terá menos espaço. O pé direito pode ser diminuído ou parecer menor  com: a) rebaixo de teto (forro de gesso ou outro material) b)  pouca iluminação ou pinturas escuras no teto  c) faixas ou detalhes horizontais nas paredes ou conjunto de móveis formando uma linha horizontal d) Divisão clara – com muito contraste – entre as cores do teto e das paredes. Ainda mais se a cor do teto começar antes do início real do teto.

cabeceira-cama-9Tudo que você não deve fazer em teto baixo em uma única foto (que tem o teto bem alto e por isso não traz problemas) : Rebaixamento de teto e cor mais escura e contrastante com as paredes.Perceba que este “truque” é muito bom quando você quer tornar mais aconchegante um ambiente com pé direito alto OU ATÉ com pé direito baixo, mas deve ser feito com muito cuidado, em pequenas áreas especiais. Toda “regra” pode ser quebrada  se vc souber direitinho como fazer.

homedithousing-problem-project2Um teto baixo que fica parecendo mais alto pois a cor do teto é igual (ou pode ser mais clara) que a das paredes..Mas um tanto prejudicado pelas linhas horizontais formadas pelos móveis, principalmente os mais altos – compare visualmente o lado direito e esquerdo e veja como um parece ter o teto mais alto que o outro.

02-sala-apartamento-e-construido-e-remodelado-com-drywall 02-sala-apartamento-e-construido-e-remodelado-com-drywall1

Um pé direito alto e no mesmo ambiente editei um “rebaixo em cinza, nem tão baixo assim…veja a diferença!

Então, para “aumentar” o pé direito: a) Ilumine-o bem, de baixo para cima; b) evite forros se o pé direito for menor que 2,60m, use trilhos para luminárias e spots; c) use a mesma cor ou cor mais clara mas sem muito contraste entre parede e teto. d) Use alguns móveis baixos, mas não todos – varie as alturas.

7) Deixe espaços vazios. Tanto para uma boa circulação (no piso), como nas paredes. Na foto acima, não há mesa de centro. Isso faz tbém o ambiente parecer maior e facilita o ir e vir. Não encha as prateleiras e paredes de objetos, livros, quadros, etc. Deixe tbém espaços livres. A NÂO SER que vc queira criar um cantinho intimista, específico. Mas não faça isso em todo o ambiente. Vc vai cansar, provavelmente.

6_decorviva6_decorviva1

Veja como estraguei (rs!) e diminui visualmente a sala da Vivi Visentin (do Decorviva – desculpa aí, viu, Vivi?) enchendo a parede com quadros – totalmente malucos, diga-se de passagem, mas acho que servem para você compreender a necessidade de espaços vazios para descansar o olhar e não dar a impressão de “apertado”.

Esta série tbém vai ficar grande prá caramba…Mas quem tem pressa em acabar ? rs!

Fotos dos sites e blogs : Decorviva, CasaAbril, homedit e a 1a foto juro que não sei de onde tirei. Quem souber, me avisa que coloco os créditos.

6 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Natali,
    Sugiro que o piso e o teto sejam claros. Isso mais pq tetos baixos em geral tem pouca luz… Se for possível pintar listras verticais (ou papel de parede com listras verticais na parede mais visível da sala tbém é legal. No mais, siga o que esta´neste post.
    bjo
    Rosana

  2. Olá, adorei as dicas!!
    Preciso de uma ajudinha, minha futura casa é muito baixa. Se eu levantar a mão falta uns 2 palmos para alcançar o teto. Nesse caso, qual cor deveria ser o piso? Claro ou escuro? HEEEELP!!

  3. Oi, Mayara,
    O teto sempre fica mais baixo mesmo quando vc aplica um rebaixamento. Para diminuir a sensação de teto baixo o ideal é que o rebaixamento seja discreto e q vc invista em detalhes verticais na decoração.
    bjo
    Rosana

  4. Olá,

    Gostei muito do seu blog/site, principalmente as dicas para ambientes pequenos.
    Eu tenho uma casa geminada e estou entrando na fase de decoração (ainda não moro na mesma), e estas dicas me serão bem úteis.
    Aproveitando o momento, em relação ao gesso no teto: mesmo se for um gesso acartonado (liso) ou uma moldura dá a impressão de teto baixo?

    Parabéns pelas dicas.

    Beijos,

    Mayara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui