Você já deve ter percebido que os apartamentos, além de ficarem cada dia menores em área (metros quadrados) também estão diminuindo em altura! Já vi salas com pés direitos (pé direito é a medida do piso ao teto) com 2,40 e até 2,30! É muito baixo e pode dar uma sensação de “menor ainda” meio sufocante para alguns – eu, por exemplo!.  Mas, se não há como subir o teto,  a decoração pode ajudar ou ao menos não piorar esta sensação. Veja como:

         vidaeestilo cedcentro7

1) Evite rebaixar o teto – Se o teto já é baixo, rebaixá-lo vai piorar as coisas. Então, opte por iluminação externa – os trilhos são ótimos – ou por sancas abertas ou fechadas, bem discretas no encontro de uma ou todas as paredes do ambiente com o teto.

home adore011-nativa-residence-life-contract

2) Sofás e poltronas baixas também ajudam (lembram do conceito de proporção?) a diminuir a sensação de teto baixo

01-uma-casa-muito-engracada

3) Cortinas ou persianas começando o mais próximo do teto e objetos que nos façam “levantar” o olhar (como os que estão acima da persiana) são ótimos, mas não enfatize linhas horizontais, quer dizer, não coloque uma prateleira vermelha, por exemplo.

journal Accente+vintage+într-un+apartament+din+Barcelona++1

Tetos claros, persianas começando no teto, quadros e prateleiras altos, móveis baixos. Tudo junto neste ambiente para fazer o teto parecer mais alto do que é.

009-modern-row-house-lukas-machnik-interior-designhomeadore

4) Pinte o teto mais claro que todas as  paredes e ilumine-o

casa_sudafrica_verde_theROOM

5) Janelas e portas que vão até ou quase até o teto.

9_decorviva

6) Como disse a Vivi, do Decorviva, de onde tirei esta foto, evite lustres, preferindo plafons como este, próximo ao teto. Nesta foto são tbém muito importantes os quadrinhos acima da área em amarelo, pois levam o olhar para cima e mostram que o teto não começa onde acaba a pintura amarela.

24-luis-gomes  24-luis-gomes12

Veja nestas 2 fotos a diferença na percepção da altura do teto: Na 2a foto eu “estiquei” os quadros, fazendo-os chegar mais perto do teto. Só com isso a sala parece mais alta do que na primeira foto.

UOLMULHERsala-pequena-elegante-materia2

7) Usar listras verticais dá impressão que tudo é mais alto.

neo-tradicionalistsala1

8) Tetos brilhantes em tons claros tem o mesmo efeito que os espelhos para “aumentar” espaços. Veja tbém os quadros altos nesta sala.

happyinteriorblogDSC_0845

9) Se você é ousada(o) o bastante, linhas diagonais como a acima também fazem o teto parecer mais alto.

Fotos dos blogs e sites: happyinteriorblog, neo-tradicionalist, Uolmulher, Casaabril, Decorviva, theROOM, homeadore e nicetylivejournal 

21 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui