Você já deve ter percebido que os apartamentos, além de ficarem cada dia menores em área (metros quadrados) também estão diminuindo em altura! Já vi salas com pés direitos (pé direito é a medida do piso ao teto) com 2,40 e até 2,30! É muito baixo e pode dar uma sensação de “menor ainda” meio sufocante para alguns – eu, por exemplo!.  Mas, se não há como subir o teto,  a decoração pode ajudar ou ao menos não piorar esta sensação. Veja como:

         vidaeestilo cedcentro7

1) Evite rebaixar o teto – Se o teto já é baixo, rebaixá-lo vai piorar as coisas. Então, opte por iluminação externa – os trilhos são ótimos – ou por sancas abertas ou fechadas, bem discretas no encontro de uma ou todas as paredes do ambiente com o teto.

home adore011-nativa-residence-life-contract

2) Sofás e poltronas baixas também ajudam (lembram do conceito de proporção?) a diminuir a sensação de teto baixo

01-uma-casa-muito-engracada

3) Cortinas ou persianas começando o mais próximo do teto e objetos que nos façam “levantar” o olhar (como os que estão acima da persiana) são ótimos, mas não enfatize linhas horizontais, quer dizer, não coloque uma prateleira vermelha, por exemplo.

journal Accente+vintage+într-un+apartament+din+Barcelona++1

Tetos claros, persianas começando no teto, quadros e prateleiras altos, móveis baixos. Tudo junto neste ambiente para fazer o teto parecer mais alto do que é.

009-modern-row-house-lukas-machnik-interior-designhomeadore

4) Pinte o teto mais claro que todas as  paredes e ilumine-o

casa_sudafrica_verde_theROOM

5) Janelas e portas que vão até ou quase até o teto.

9_decorviva

6) Como disse a Vivi, do Decorviva, de onde tirei esta foto, evite lustres, preferindo plafons como este, próximo ao teto. Nesta foto são tbém muito importantes os quadrinhos acima da área em amarelo, pois levam o olhar para cima e mostram que o teto não começa onde acaba a pintura amarela.

24-luis-gomes  24-luis-gomes12

Veja nestas 2 fotos a diferença na percepção da altura do teto: Na 2a foto eu “estiquei” os quadros, fazendo-os chegar mais perto do teto. Só com isso a sala parece mais alta do que na primeira foto.

UOLMULHERsala-pequena-elegante-materia2

7) Usar listras verticais dá impressão que tudo é mais alto.

neo-tradicionalistsala1

8) Tetos brilhantes em tons claros tem o mesmo efeito que os espelhos para “aumentar” espaços. Veja tbém os quadros altos nesta sala.

happyinteriorblogDSC_0845

9) Se você é ousada(o) o bastante, linhas diagonais como a acima também fazem o teto parecer mais alto.

Fotos dos blogs e sites: happyinteriorblog, neo-tradicionalist, Uolmulher, Casaabril, Decorviva, theROOM, homeadore e nicetylivejournal 

20 COMENTÁRIOS

  1. Que bom, Jeize!
    Uma ideia é “avançar” a tinta das paredes para o teto, outra é fazer uma listra ou colocar uma sanca, um pouco acima do ponto onde a parede se junta com o teto. Tudo isso dá a impressão de teto mais alto.
    bjo
    ROsana

  2. Compramos uma casa e o teto dela e super baixo, 2.19, coloquei paflon , a tinta é semi brilho na cor branca, ajudou um pouco.

  3. Oi, Lidia!
    Com o pé direito baixo e em madeira, eu sugiro que as paredes sejam claras, principalmente se houver pouca luz natural entrando.
    Para dar a impressão de teto mais alto vc pode usar linhas verticais, seja em detalhes com papel de parede ou pintura.
    O forro amadeirado fica bem com paredes brancas, areia, e cores similares.
    bjo
    Rosana

  4. Ola! O meu teto tem 2,50 de altura, e o ambiente é quente, aí gostaria de pôr um ventilador de teto..será que é possível sem causar riscos?

  5. Oi, Thiago!
    Qquer faixa (ou sensação de uma faixa) horizontal dá impressão de teto mais baixo. Já as faixas verticais dão a impressão de que ele é mais alto. Então, sugiro que vc observe se o desenho do gesso 3D dá impressão de linhas verticais. O espelho, se for estreito não vai impactar tanto.
    abs
    ROsana

  6. oi, Nara!
    Complicado, mas sugiro que:
    1) Se vc quer q o verde chame menos atenção, use iluminação que só ilumine para baixo. Mas se a questão é fazer parecer que o teto é mais alto, faça o contrário: Ilumine o teto. A questão é que o verde vai parecer mais…
    2) Pinte as paredes de branco ou uma cor clara desde o mais próximo do teto. Se for permitido colocar uma sanca de poliestireno ou isopor que pegue uma parte do teto vc já vai dar a impressão de teto mais alto tbém.
    bjo e boa sorte
    ROsana

  7. Eu gostaria de saber o que dá pra fazer em uma sala que o teto é baixo e é pintado de verde?? Sendo que não posso mudar a cor ???

  8. Oi, Nathalia,
    Pintar tudo (teto e paredes) da mesma cor ou pintar parte do teto da cor da parede (como uma faixa da cor da parede no teto, entende?) pode “disfarçar” a “baixeza” do teto. Outro truque é pintar da mesma cor mas usar tinta brilhante no teto.
    bjo
    RO

  9. Adorei suas dicas … Na minha casa além dela ser super baixa 2,30 de pé direito ainda tenho roda forro. Que cor vc me sugere para pintar o teto com roda forro e as paredes dos quartos.

  10. Oi, Kelly,
    Ideias: 1) Abuse de linhas verticais. Por exmplo: Pintura de linhas verticais nas paredes , móveis altos e estreitos, 2) Pinte o teto no branco mais branco que vc encontrar, 3) Evite pendentes e ventiladores de teto 4) Use luminárias que iluminem o teto (com luz indireta ou arandelas que iluminem focando no teto) 5) Coloque cortinas começando o mais alto possível 6) Coloque quadros mais altos que largos
    bjo
    ROsana

  11. Tetos baixos são um problema na hora de decorar. Ótimas dicas.

    Acho que um grande problema é a iluminação, quando o teto é rebaixado então, tem que se tomar muito cuidado na hora de planejar a iluminação de ambientes com tetos baixos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui